sábado, 16 de dezembro de 2023

Câmara Municipal empossa Augusto Alves como prefeito de Tangará

Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Tangará

O vice-prefeito de Tangará, Augusto Alves(PL), foi empossado como prefeito da cidade em sessão solene na Câmara de Vereadores na noite desta sexta-feira (15/12), após decisão judicial que afastou o titular do cargo, Dr. Airton Bezerra.

Ele segue no comando da gestão municipal até o dia (26/12), onde após perícia médica a justiça irá decidir se Dr. Airton tem condições de permanecer no cargo ou não.

Mesmo que provisório, Augusto Alves, é o terceiro membro da Família Alves a se sentar na cadeira de Prefeito de Tangará.

O prefeito de Tangará foi interditado pela Justiça por suspeita de doença mental.

A ação com pedido de interdição e curatela provisória foi aberto por um dos seis filhos do prefeito, que alegou que uma das irmãs estaria impedindo o acesso dos demais ao pai.

Embora a ação tramite em segredo de Justiça, a decisão pelo afastamento do prefeito foi lida durante sessão no plenário da Câmara, na noite de sexta-feira (15). Após o ato, a Câmara empossou Augusto Alves como prefeito.

Na ação judicial, o filho do prefeito afastado relatou que Airton tinha casos de esquecimentos, que foram se agravando. Atualmente, ainda segundo o autor da ação, o prefeito já não discernia as coisas apropriadamente, tinha raras aparições públicas e indícios de possuir Alzheimer.

No município, foram apresentados três pedidos de impeachment contra o prefeito, nos últimos meses, mas nenhum avançou. Os autores alegavam a ausência de Airton e que a gestão estava centralizada na filha dele, a secretária de Administração Elane Varela Bezerra Domingues. Na ação, o juiz manteve a curatela provisória do prefeito sob responsabilidade dela.

Segundo a presidente da Câmara de Tangará, Ana Lourdes Viana da Silva, a perícia médica do prefeito afastado foi marcada para o dia 26 de dezembro.

"Ele vai ser avaliado por uma junta médica de neurologia. Caso passe, ele volta. Se não, permanece o prefeito que foi empossado ontem (sexta-feira, 15)", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário