sábado, 23 de dezembro de 2023

Lei estadual reconhece Museu do Sertão, em Mossoró, como patrimônio histórico e cultural

O Museu do Sertão, localizado no município de Mossoró, foi reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte, através da lei 11.649, sancionada pela governadora Fátima  Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado(23/12). 

O projeto de lei havia sido aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa e foi apresentado pelo deputado estadual Neilton Diógenes. 

O Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes trata-se de um museu temático sobre as coisas e o homem da região semiárida do Nordeste Brasileiro. O Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe o classificou na categoria Museu de Ciência.

O Museu localiza-se na Fazenda Rancho Verde, a quatro quilômetros de Mossoró. Foi idealizado, criado e até os dias de hoje é mantido pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes. Seu acervo começou a ser formado ainda na década de 70, sendo aberto ao público pela primeira vez no dia 31 de agosto de 2003, por circunstância das comemorações do aniversário de 58 anos de vida do seu criador.

Dentre os objetivos do Museu do Sertão está a colaboração para a preservação e estudo da cultura sertaneja; conservar e exibir objetos, utensílios domésticos, implementos agrícolas, apetrechos de trabalho, equipamentos e máquinas das agroindústrias do passado, como as casas de farinha, engenhos de rapadura, alambiques de cachaça, oficinas de carne de charque, as cozinhas de queijo de coalho e de manteiga da terra, descaroçadores de algodão, casas de beneficiamento de cera de carnaúba, usinas de extração de óleo de oiticica, galpões de preparo de borracha de maniçoba, galpões de beneficiamento de fibra de caroá e salas de fiar e tecer. 
 
Seu acervo é formado por cerca de 3.000 peças, distribuídas em 12 pavilhões temáticos. Além da exibição das peças, o Museu do Sertão também realiza eventos culturais, como as Manhãs de Cultura e Lazer e as Jornadas Culturais. 

Analisando as peças do acervo do Museu do Sertão, é possível resgatar experiências exitosas, comprovadas pelo uso e pelo senso comum, transmitidas pela tradição oral. Geralmente, são convidados para participar deste tipo de evento cultural, professores e alunos das universidades e das instituições de ensino fundamental e médio da região. Mais de 25 mil estudantes e professores já visitaram este museu, por ocasião dos eventos culturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário