O Governo do Estado instituiu o padre Tiago Theisen como patrono da Educação Infantil do Rio Grande do Norte. A medida foi oficializada com a publicação de lei estadual na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial do Estado (DOE).
A medida faz a homenagem ao sacerdote que morreu em outubro de 2021, aos 90 anos, e tem cinco décadas de trabalho voltado à alfabetização e atividades educacionais à população mais pobre da capital potiguar.
Também em 2021, Theisen também foi reconhecido como patrono da Educação Infantil da capital potiguar.
Ele foi fundador das paróquias N. Sª do Perpétuo Socorro, nas Quintas, e Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, na Zona Norte. Nessa região, ainda construiu mais de 20 igrejas, sempre com salas de aula do lado para trabalhar com crianças da pré-escola. Estima-se que 52 mil crianças foram atendidas em seus projetos.
Quem foi:
Jacquest Theisen nasceu em 23 de outubro de 1930, na cidade de Namur, na Bélgica, e foi ordenado sacerdote em 31 de julho de 1955. Ele chegou ao Brasil em 1968 e fixou residência em Natal, onde se destacou no trabalho da evangelização e da educação.
Ao longo dos anos, edificou mais de 40 capelas. A estratégia dele era construir um jardim de infância ao lado de cada capela edificada".
Ao todo, segundo a Arquidiocese, padre Tiago conseguiu construir 34 jardins para alfabetizar crianças em uma faixa territorial que ia do bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal, até a praia de Pitangui, no litoral Norte.
*Com informações do G1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário