quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Jaime Calado, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do RN


Natural de Campina Grande (PB), Jaime Calado é médico e especialista em administração hospitalar. Foi eleito em 2008 como prefeito do município de São Gonçalo do Amarante, com 27.113 votos, e reeleito em 2012 com 30.512 votos.

Filho de pais humildes e vivendo no campo, começou a trabalhar com 5 anos de idade para ajudar a família, auxiliando seu pai na agricultura de algodão nos horários livres da escola. Para estudar tinha que se deslocar até a cidade de Almino Afonso utilizando uma bicicleta. Quando completou 17 anos deixou a família para estudar e trabalhar fora, passando a residir em casas do estudante localizadas em Caicó, na região do Seridó potiguar. Serviu as forças armadas, alcançando o posto de terceiro-sargento do Exército Brasileiro.

Formou-se no curso de medicina pela UFRN em 1981. Foi supervisor do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, presidente da AFURN - Associação dos Funcionários da UFRN e integrou o conselho superior da universidade. Foi secretário executivo do Programa de Erradicação do Aedes Aegypti por um ano, em Brasília.

Em 1994, retornando a Natal, assumiu a presidência do IPREVINAT e ocupou o cargo de Coordenador Geral da FUNASA-RN entre 1994 e 1996. No período de 2004 a 2005 presidiu a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN). Foi sócio-fundador e presidente da Cooperativa de Habitação (Coophab) entre 1994 a 2008, cargo no qual realizou a entrega de mais de 5 mil imóveis aos cooperados e em seguida ingressou na carreira política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário