quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Ex-senador Jean Paul Prates é eleito presidente da Petrobras


Em reunião realizada nesta quinta-feira (26), o Conselho de Administração da Petrobras aprovou, por unanimidade, o nome do senador do Rio Grande do Norte Jean Paul Prates, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para assumir a presidência da estatal. Com a aprovação, Jean foi nomeado e empossado como Conselheiro de Administração da Petrobras e como Presidente da companhia.

Para ser confirmada, a indicação de Jean Paul Prates ainda precisa passar pela análise da Assembleia de Acionistas, que deve acontecer perto do mês de abril. Após a oficialização do senador no comando da Petrobras, o governo Lula deve providenciar a mudança do Conselho de Administração, que hoje ainda é composto por membros do governo passado.

Prates foi indicado pelo presidente Lula no dia 30 de dezembro de 2022, mas seu nome já vinha sendo cotado antes do anúncio oficial. Durante a transição do governo, Prates foi coordenador de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e chegou a dar declarações sobre o futuro da Petrobras.

Eleito como primeiro suplente da atual governadora do RN, Fátima Bezerra, em 2014. Ele assumiu o cargo no Senado Federal em janeiro de 2019, depois que a titular renunciou para assumir o governo do estado. Jean, por sua vez, renunciou ao cargo no Senado Federal nesta quarta-feira (25) para trabalhar na Petrobras.

De acordo com o site do Senado, o segundo suplente eleito pela chapa em 2014 é Theodorico Bezerra Netto, natural de Santa Cruz/RN.

Trajetória de Jean Paul Prates

A relação de Jean Paul Prates com o mercado de óleo e gás começou na década de 1980, quando ele participou da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro). Nos anos 1990, Prates fundou uma consultoria na área.

O novo presidente da Petrobras assessorou empreendimentos público-privados nas áreas de petróleo, gás, biocombustíveis e energia renovável. Ele atuou no processo de regulação dos setores de petróleo, energia renovável, biocombustíveis e infraestrutura durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-2010).

Natural do Rio de Janeiro, Jean foi secretário estadual de Energia do Rio Grande do Norte, onde fixou residência em 2005. Em 2001, trabalhou em uma proposta para o setor apresentada ao então governador do estado, Garibaldi Alves. O projeto acabou implantado na gestão da governadora Wilma de Faria.

Jean Paul Prates é fundador do Centro de Estratégias em Energia e Recursos Naturais (Cerne), órgão que colabora com governos e empresas em estratégias de investimentos no setor. Ele ainda atuou em conselhos consultivos de diversos grupos de energia no país e foi presidente do Sindicato da Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN).

Em 2014 Jean Paul Prates foi eleito suplente na chapa da petista Fátima Bezerra (RN) e assumiu o mandato de senador em 2019, depois que a titular se tornou governadora do Rio Grande do Norte. Como senador, Jean foi vice-presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e da Frente em Defesa da Petrobras.

*Com informações do G1 e TCM Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário