segunda-feira, 14 de julho de 2025

Lei reconhece Santuário do Lima, em Patu, como patrimônio turístico e religioso do RN


O Santuário do Lima, localizado no município de Patu, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio  Histórico, Cultural, Paisagístico, Turístico e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte. 

A conquista foi garantida por meio da Lei nº 12.244/2025 de autoria da Deputada Estadual Isolda Dantas(PT), e sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT). A norma foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 12 de julho(último sábado).

O município de Patu, mantém a forte tradição religiosa e recebe, todos os anos no mês de novembro, centenas de romeiros que visitam o Santuário na Serra do Lima, uma das maiores romarias do Nordeste, em devoção à Nossa Senhora dos Impossíveis. 


Imagens: reprodução

Histórico

A história do "Santuário do Lima", conhecido igualmente como "Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis" remonta o século XVIII, mais precisamente ao ano de 1758, ano em que chegou diretamente de Portugal uma escultura de Nossa Senhora dos Impossíveis.

A partir de então, houve doação de uma légua de terras junto ao município de Patú para a construção do "Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis", que posteriormente teve repassadas a capela e área de terra à administração da Diocese de Natal.

Após a doação do "Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis " à Diocese de Natal foram definidas pela nova administração a realização de algumas obras de melhoria na infraestrutura local, tais como a construção da Casa dos Romeiros e uma estrada com vistas à facilitação de acesso e hospedagem aos peregrinos.

A totalidade das obras de infraestrutura e restauração do templo restaram finalizadas em data de 17 de setembro de 1966, ocasião em que o mesmo fora reinaugurado e entregue à comunidade potiguar.

Atualmente o "Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis " ocupa posição privilegiada no turismo religioso estadual e foi eleito pelo voto popular como uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte.

O santuário recebe diversas romarias durante todo o ano, como símbolo da religiosidade popular e da fé do povo, com destaque para a Romaria da Juventude, no mês de outubro, e a festa de Nossa Senhora dos Impossíveis, em novembro.

Ademais, é uma das sete maravilhas por, dentre outras, sua localização privilegiada na chamada Serra do Lima, a antiga Serra de Patú, que guarda uma beleza natural encantadora do nosso RN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário