sábado, 26 de julho de 2025

CaveRNas: O Carste Potiguar


O Rio Grande do Norte é o quarto estado brasileiro em quantidade de cavernas oficialmente registradas (1424 ao final de maio de 2025), mesmo sendo um dos menores estados do país. Por que, mesmo com território muito menor, o estado ocupa lugar de destaque nesse universo subterrâneo? Qual é a importância ambiental, científica, histórica e cultural dessas cavernas? O livro CaveRNas: o carste potiguar responde a essas e várias outras perguntas e explora muitos outros aspectos fascinantes do patrimônio espeleológico potiguar.

As cavernas potiguares são fundamentais para a conservação da biodiversidade, abrigando espécies raras e ameaçadas, além de fornecerem serviços ambientais essenciais, como recarga dos aquíferos, controle de pragas por morcegos e conservação de vestígios arqueológicos e paleontológicos. Também oferecem oportunidades únicas para turismo sustentável, pesquisa científica e educação ambiental.

Sabemos disso devido a décadas de pesquisas científicas, realizadas pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e várias instituições parceiras. Este livro surge da necessidade de sintetizar todo esse conhecimento, abordando desde a geologia e biodiversidade até aspectos históricos e conservacionistas em 13 capítulos ricamente ilustrados, que combinam rigor técnico-científico com linguagem clara e acessível.

Contamos também com projeto gráfico, diagramação e as fotos maravilhosas de Daniel Menin e, em mais uma inovação, este livro é publicado em conjunto com o cordel ilustrado “CaveRNas”. Ambos possuem cordéis assinados por Antônio Francisco e ilustrados por Rafael Limaverde – retomando a parceria que funcionou tão bem no maravilhoso “Os Animais Têm Razão”.

Mais do que informar, este livro busca inspirar: que os leitores se sintam provocados a conhecer, valorizar e proteger as cavernas potiguares. Afinal, conhecer esses ambientes e entender a sua importância é o primeiro passo para garantir sua conservação para as gerações futuras.

Nos links abaixo você tem acesso às versões digitais do livro, do cordel e aos demais materiais relacionados ao projeto:




Fonte: ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário