quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

TRE-RN realiza retotalização de votos, mas resultado permanece inalterado


Na tarde da última terça-feira (6) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou a retotalização dos votos das Eleições 2022. O processo foi motivado por impugnação ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) da federação PSOL-Rede no Rio Grande do Norte para lançar candidatos ao cargo de deputado federal nas Eleições 2022. Sem o DRAP deferido, a agremiação não pôde concorrer no pleito.

Na ocasião, de acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), a Comissão Executiva estadual do partido Rede teve suas anotações partidárias suspensas no dia 3 de agosto deste ano por acórdão do TRE-RN em razão de não ter prestado as contas referentes aos exercícios financeiros de 2016 e de 2018.

Segundo o Secretário Judiciário do TRE-RN, João Paulo, a retotalização é um processo operacional de recálculo dos votos em razão de decisões tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Só vai haver uma alteração referente a um processo da Federação PSOL-Rede, por conta de um indeferimento de registro de candidatura da federação para deputado federal. Contudo, o resultado não será alterado devido a retotalização dos votos”, destaca João Paulo.

O Coordenador de Sistemas do Regional Potiguar, Osmar Fernandes, realizou o processo na presença do Secretário Judiciário, João Paulo; da Chefe de Seção de Direitos Políticos e Suporte às Zonas Eleitorais, Rossana Morais; da Coordenadora de Eleições, Teresa Farache e do juiz federal Dr. José Carlos Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário