sábado, 17 de dezembro de 2022

Morre a professora Luzia Vieira de França, ex-diretora da ETFRN



Faleceu nesta seta-feira (16) a professora Luzia Vieira de França, a única gestora a ocupar o cargo máximo de gestão da Instituição até este momento. "Professora Luzia contribuiu muito com a construção e consolidação dessa Instituição. É um símbolo da luta pela educação, pela democracia e pela autonomia e liberdade das mulheres enquanto pessoas atuantes socialmente. Nosso reconhecimento e nossos agradecimentos por isso e toda a nossa solidariedade aos familiares e amigos", destacou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Luzia Vieira de França nasceu em 13 de dezembro de 1934, na cidade de Pau dos Ferros-RN. Até então dentista, ingressou na ETFRN(hoje IFRN) no ano de 1970 como professora de Ciências Biológicas, tendo exercido posteriormente as funções de Coordenadora de Supervisão Pedagógica e Apoio Didático e Chefe do Departamento de Ensino.

Assumiu, interinamente, a direção da ETFRN, em substituição a Marcondes Mundim Guimarães, que deixou o cargo para assumir uma função em Brasília. Em 1986, a professora participou da primeira eleição por voto direto para a administração da Escola, sendo a única mulher a ter exercido o cargo máximo na história da instituição até o presente momento.

Fez o Curso de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas do 2º Grau e foi professora do Ensino Médio do Estado, entre 1956 e 1970, além de ter sido professora de Psicologia e Pedagogia do Curso Normal Regional, em Pau dos Ferros.

*Com informações do IFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário