sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

120 anos após explosão do dirigível Pax em Paris, restos mortais de Augusto Severo chegam ao RN

Augusto Severo, potiguar criador do dirigível Pax — Foto: Cedida

Os restos mortais do aviador potiguar Augusto Severo chegaram ao Rio Grande do Norte na tarde desta sexta-feira (16) após a exumação que aconteceu no dia 5 de dezembro no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro, onde ele estava enterrado.

Segundo o governo, a iniciativa está dentro das ações de celebração em memória aos 120 anos do falecimento de Augusto Severo, em 12 de maio de 1902.

Os restos mortais de Augusto Severo chegaram ao estado e houve uma cerimônia no Centro Cultura Trampolim da Vitória, que fica dentro do aeoroporto que leva o nome do aviador e que até 2013 foi o principal terminal comercial do estado, em Parnamirim.

Urna com os restos mortais de Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Após a cerimônia, houve um cortejo pelas ruas de Natal em carro aberto com destino ao Centro Histórico, na sede do Instituto Histórico e Geográfico. A urna com os restos mortais foi recebida por autoridades, familiares e pela guarda de honra com os lanceiros da cavalaria. A banda da PM também participou das homenagens.

Os restos mortais do aviador e uma exposição sobre sua história e memória vão ficar em por alguns meses no instituto, de segunda a sábado, das 8h às 12h, e depois a urna segue para o Cemitério São Miguel, em Macaiba, terra natal do aviador, onde ele será enterrado.

Restos mortais saíram em cortejo pelas ruas da Grande Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Severo morreu ao pilotar pela primeira vez o seu dirigível Pax sobre Paris, ao lado do amigo e mecânico francês, Georges Sachet. O dirigível explodiu no ar sem deixar sobreviventes.


As peças originais, efígie e adornos do mausoléu de Augusto Severo, datadas de 1904, também serão transportados para reconstrução no cemitério de Macaíba.

O grupo de trabalho para o translado dos restos mortais contou com servidores de órgãos estaduais, além de militares da Base Aérea de Natal (BANT) e do 3º Distrito Naval; das prefeituras de Macaíba e Parnamirim, além da Fecomércio; Academia Norte-rio-grandense de Letras; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Instituto Histórico e Geográfico do RN, grupo Amigos da Rampa, entre outras instituições.

Restos mortais de Augusto Severo são exumados no Rio de Janeiro para serem transportados para o Rio Grande do Norte. — Foto: Adriano Ishibashi

Efígie e adornos do mausoléu de Augusto Severo também serão transportados ao RN — Foto: Adriano Ishibashi

Balão dirigível Pax, que caiu em París — Foto: Arquivo/FAB

Augusto Severo

Augusto Severo nasceu em 11 de janeiro de 1864, na cidade de Macaíba. Em 12 de maio de 1902, Augusto Severo sobrevoava as ruas de Paris, a bordo de seu PAX, quando o dirigível explodiu em pleno ar, matando-o, juntamente com o mecânico francês Georges Saché, que o acompanhava nesse voo.

À época, Augusto Severo possuía residência no Rio de Janeiro e foi lá que seu corpo foi transladado de Paris, para ser sepultado.

Ele é considerado um “herói nacional da aviação” pelas suas pesquisas e tentativas de construir objetos que pudessem voar, como é caso do PAX e outros dirigíveis anteriores a ele.

Augusto Severo foi um pioneiro da aviação, contemporâneo do “Pai da Aviação”, Santos Dumont, que também sobrevoou Paris, alguns anos depois no seu famoso 14 Bis.

Sempre foi um homem à frente do seu tempo: abolicionista, político (foi deputado estadual e federal), cientista, professor, pintor, jornalista, musicista, dançarino, poeta, remador, declamador, orador, exímio atirador de revólver, dentre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário