quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Apodi: Morre o ex-vereador Antonio de Quinca


Morreu na manhã desta quarta-feira(28), aos 88 anos, o ex-vereador apodiense Antonio de Souza Maia, mais conhecido como "Antonio de Quinca". Ele era pai do atual presidente da Câmara Municipal de Apodi, vereador Júnior Souza(MDB).

O Poder Legislativo Apodiense emitiu nota de pesar destacando os relevantes serviços prestados pelo ex-parlamentar.

Trajetória:


ANTÔNIO DE SOUZA MAIA mais conhecido por "Antônio de Quinca" nasceu no Sítio Poço Verde, município de Apodi/RN, em 19 de julho de 1934, filho do casal Joaquim Batista da Costa e Antônia Maria da Conceição.

Em sua trajetória exerceu várias atividades como agricultor, comerciante e político.

Foi casado com a saudosa professora Antônia Abigail Barra de Souza, mais conhecida por "Dona Branca", filha do casal Elias Monteiro Cavalcante e Francisca Diógenes de Oliveira.

Do casamento entre Antônio e Branca nasceram 14 filhos: Francisco de Souza Monteiro, Antônio de Souza Maia Júnior, Maria Geiza de Souza Monteiro, Maria Gilnar de Souza Monteiro, Antônio Gilson de Souza Monteiro, Maria Genuzia de Souza Monteiro, Maria Gecione de Souza Monteiro, Maria Gilnadia de Souza Monteiro, Maria Genubia de Souza Monteiro, José Jaedson de Souza Monteiro, João Elias de Souza Monteiro, Maria da Glória de Souza Monteiro, Manoel Genivan de Souza Monteiro e Maria Juliana Jamilly Barra de Souza.

Um dos fundadores do antigo MDB - Movimento Democrático Brasileiro, Antonio de Quinca ingressou oficialmente na vida pública ao se eleger vereador do município no ano de 1976, conquistando 166 votos. Tomou posse no cargo em 31 de janeiro de 1977 e encerrou seu mandato em 31 janeiro de 1983.

Disputou a reeleição no pleito eleitoral de 15 de novembro de 1982, pelo PMDB entretanto não galgou êxito. A partir dai deixou a vida pública, mas seus passos foram seguidos por seu filho Antonio de Souza Maia Júnior(Júnior Souza), que ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Apodi desde o final da década de 80.

*Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário