terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Inventor do dirigível Pax, traslado dos restos mortais de Augusto Severo será feito para Macaíba após 120 anos de sua morte


Após 120 anos de sua morte, Augusto Severo, um dos maiores nomes da história brasileira está próximo de retorna à sua cidade berço: Macaíba. O prefeito Emídio Jr participa do processo de exumação dos restos mortais do ilustre macaibense, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (5). Também serão transportadas as peças originais, efígie e adornos para serem utilizados na construção do novo mausoléu, que para sempre guardará os restos mortais do inventor do dirigível Pax.

O Chefe do Poder Executivo de Macaíba integra a Comissão Organizadora dos 120 anos do encantamento de Augusto Severo constituída por representantes da Prefeitura de Macaíba e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, entre eles, o vice-governador Antenor Roberto; pelo jurista Armando Holanda; a representante da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Leide Câmara e o vice-presidente da Fecomércio/RN, Luiz Antônio Lacerda. A comissão contou ainda com a nobre presença de Mário Sérgio Albuquerque Maranhão, bisneto do macaibense Augusto Severo, além de Rondinelli Dantas, diretor-presidente do MacaíbaPREV.

Os restos mortais do aeronauta estavam sepultados no cemitério São João Batista, no bairro Botafogo, e serão conduzidos para o cemitério São Miguel, no Centro de Macaíba. A ação faz parte de uma série de homenagens em decorrência dos 120 anos de encantamento de Severo, entre elas, uma solenidade de celebração no Museu da Rampa, no bairro Santos Reis, em Natal, no último mês de maio.

Mais de um século após o falecimento de Augusto Severo, as homenagens ao inventor foram realizadas das mais variadas formas, desde a denominação de ruas, praças e escolas em diversas cidades, entre elas, Paris, Rio de Janeiro, Macaíba, São Paulo e Natal. O novo polo de ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte recebe o nome do macaibense, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), localizado na comunidade Jundiaí, próximo ao Instituto Santos Dumont (ISD) e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba.

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu no dia 11 de janeiro de 1864 em Macaíba e também foi deputado estadual pelo Rio Grande do Norte, professor e escritor. Inventor, criou o balão “Bartolomeu de Gusmão”, em 1894 e o “Pax”, em 1902. No dia 12 de maio daquele ano, em Paris, em seu primeiro voo com o dirigível, ao lado do mecânico francês Georges Sachet, Severo sofreu um acidente que ceifou sua vida e do mecânico.

Assecom-PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário