quarta-feira, 7 de julho de 2021

Morre o historiador caicoense Muirakytan Macedo


Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 7 de julho de 2021, em Natal, o historiador e professor historiador da UFRN, Muirakytan Kennedy de Macedo.

Nascido em 1964, Muirakytan faria 57 anos na próxima sexta-feira. Ele lutava há quatro anos contra um câncer. Era casado com a poeta e escritora Ana de Santana.

Muirakytan era historiador formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre e doutor em Ciências Sociais pela mesma universidade, Pós-Doutorado em Educação (UFRN). Atuava como professor do Departamento de História do Ceres (UFRN) em Caicó e Mestrado em História da UFRN; e foi Editor da Mneme – Revista de Humanidades.

Com ênfase em História do Brasil Colônia e Império, atuava principalmente nos seguintes temas: História do Rio Grande do Norte, História da Escravidão, História da Família, História da Cultura Material, História do Corpo, Educação Patrimonial, Seridó, Caicó.

Considerado um dos maiores intelectuais do Estado, ele escreveu os livros: 

Rústicos Cabedais: patrimônio e cotidiano familiar nos sertões da pecuária (Seridó-Séc. XVIII); 
A Penúltima Versão do Seridó – espaço e história no regionalismo seridoense; 
Caicó – uma viagem pela memória seridoense

Organizou os livros:

Tronco, ramos e raízes! : história e patrimônio cultural do Seridó negro;
Acari; Mestres do Seridó – Memória;
Colégio Diocesano Seridoense: imagens do tempo e do espaço escolares

*Com informações do Blog do Sydney Silva

Nota de pesar do Departamento de História da UFRN pelo falecimento do professor Muirakytan Macedo

O Departamento de História do CERES (DHC) comunica, com imenso pesar, o falecimento do professor aposentado Muirakytan Kennedy de Macêdo (1964-2021), importante profissional que atuou e construiu brilhante carreira na UFRN, em especial, no Centro de Ensino Superior do Seridó, em Caicó-RN. Sua contribuição para a história, a memória e a cultura da região do Seridó é inestimável, tendo atuado, ainda, junto ao Programa de Pós-Graduação em História, no Departamento de História (Campus Central). Sua obra e generosidade nunca serão esquecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário