domingo, 18 de julho de 2021

UERN: Dissertação resulta em livro sobre violência urbana e turismo em Natal/RN


A dissertação de Betânia Maria Barros Feitoza no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) resultou na publicação do livro “Violência urbana e turismo na ‘Cidade do Sol’ – um retrato pontual da Segurança Pública na cidade de Natal/RN e suas interfaces com a atividade turística”.

A pesquisa contou com o trabalho de campo (entrevistas com turistas em Natal, precisamente no bairro de Ponta Negra) em que foi possível constatar que, apesar da violência urbana se fazer presente naquele espaço, no meio em que os turistas transitam, a chamada violência homicida estaria concentrada predominantemente nos bairros periféricos da capital.

“Os estudos apontaram que em Natal a violência homicida ocorre nas áreas periféricas de forma geral (mas não determinante), fora dos espaços culturais das classes médias e da elite, concentrando-se nas demais regiões onde habitam, sociabilizam-se, circulam e vivem a maior parte da população. Por conseguinte, os espaços da violência homicida (periféricos) não coincidem com os espaços luminosos que são pretensos ao turismo”, explicou a autora.

Betânia Barros produziu, no âmbito do PPGCISH, um trabalho que veio preencher uma lacuna nos estudos sobre turismo e segurança pública, tanto teórica, quanto empírica.


“Trata-se de uma inquieta e perspicaz pesquisadora que, em seu trabalho, desmistifica o engodo político de que a violência urbana, notadamente aquela dada pelos homicídios, teria impacto direto na redução de turistas. A partir de um estudo originado no PPGCISH, temos hoje no RN uma sólida referência no campo dos estudos sobre turismo, criminalidade, segurança e violência urbana”, destacou o professor Dr. Jean Henrique Costa, orientador da dissertação de Betânia.

Além deste livro, a autora publicou, ao longo de sua pesquisa, artigos nesta seara acadêmica em destacadas revistas argentinas e colombianas, sempre trabalhando a temática da segurança pública em turismo. Também integrou um e-book organizado junto a professores da Uern, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Fluminense (UFF), lançado neste ano, sobre Turismo e segurança pública.

A obra foi lançada pela Edições UERN e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).

Leia AQUI o livro na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário