Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca
Por Hugo Andrade, Inter TV Costa Branca
Portalegre, cidade serrana localizada no Oeste do Rio Grande do Norte, há 370 km de Natal, é o destino certo para visitantes que buscam relaxar em qualquer época do ano.
Um dos principais cartões postais da cidade, de quase oito mil habitantes, é a Cachoeira do Pinga, única fonte perene do estado - a água não para de cair, independentemente da época do ano.
Para chegar à cachoeira, é preciso passar por uma trilha de 200 metros, em meio a uma vegetação que reúne espécies da Caatinga e da Mata Atlântica. Os córregos levam a uma queda d'água de 96 metros de altura.
A água vem de uma fonte natural, a Fonte Bica. Um lago se forma logo abaixo da cachoeira. A temperatura da água é de 15°C.
"É o cartão postal do município. A gente recebe muitos visitantes no ano inteiro, tanto no período de chuva, do inverno, como no período de seca. Eles vêm em busca dessa beleza natural, da água gelada", conta o guia de turismo Paulo Fonseca.
A paisagem de cima da serra, nos mirantes da cidade, há cerca de 650 metros de altitude, encanta visitantes de todas as partes do país.
Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca
“Eu já estou mais acostumado com o frio de São Paulo, então aqui é muito bom. Gostei demais daqui. Quem quiser ver um lugar bom, bonito pra se passear, fazer um turismo, é um lugar muito bom”, diz o aposentado Clidenor Rodrigues.
“Eu vim aqui e me apaixonei. Aqui é muito bonito. O clima aqui é uma beleza”, conta a aposentada Área Queiroz.
Portalegre encanta até quem mora e já está acostumado com a cidade. É o caso do garçom Antônio Queiroz. "Aqui é minha casa. Para quem vem em Portalegre, aqui é um pedacinho do céu. Quem vem de fora não deixa de voltar”, diz ele.
Julho e agosto são os meses de maior procura nos hotéis e pousadas de Portalegre. A diária em um fim de semana custa em torno de R$ 200 para o casal. Mesmo com a pandemia, o setor continua movimentado.
Esse período de julho e agosto são os períodos mais frios. Vai diminuindo a chuva e a temperatura vai diminuindo. Então, assim, atrai muita gente”, explica o empresário Jocélio Queiroz.
À noite a temperatura cai, chegando a 14°C. O clima é um convite para degustar a gastronomia da região. Por lá, as massas italianas fazem sucesso. O segredo está no toque regional que os pratos recebem.
"Para regionalizar eu uso coentro, queijo de coalho e castanha de caju para dar um toque final. Uma harmonia muito boa e, com o clima que temos em Portalegre nessa época do ano, é sensacional", explica o Chef Jocélio Queiroz.
Um ingrediente potiguar que não pode faltar nos preparos, dando um toque ainda mais regional, é o camarão. E para esquentar a noite, uma dica de sabor do Chef é uma taça de vinho para acompanhar.
"Aqui é um convite permanente para o retorno", conta a jornalista Soraya Vieira.
Confira a matéria completa no link a seguir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário