quarta-feira, 30 de junho de 2021

EDUFRN lança livro sobre história administrativa da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande


A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) lançou o livro "Das ribeiras o tesouro, da receita o sustento: a administração da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande (1601-1723)" nesta quarta-feira, 30. O lançamento foi transmitido pelo YouTube, no canal do Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS/UFRN).

A palestra foi realizada pela autora do livro, a professora Lívia Barbosa, e mediada pela professora Carmen Alveal. O livro trata da história administrativa da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande. Ao compreender a estruturação da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande, a autora reconstitui parte de alguns elementos que formaram o espaço colonial da capitania do Rio Grande. A cada provisão de ofício, a cada lance dado pelo arrematador interessado nos ganhos com os contratos da capitania, Lívia reconstitui em partes como funcionava a administração fazendária do Rio Grande, movida por homens a serviço da Coroa, mas não isentos de seus próprios interesses.

O livro demonstra que, com base nessa dinâmica, consolidaram-se espaços de arrecadação de tributos e manteve-se, mesmo com percalços, o pagamento das despesas da capitania. Foi nesse sistema que das ribeiras proveio o tesouro da capitania do Rio Grande, a arrecadação de tributos, tornando-se possível a sua receita e, consequentemente, o seu sustento. A publicação já se encontra disponível no Repositório Institucional da UFRN, neste link.

Lívia Barbosa é doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros, entre 2019 e 2021. É graduada em História, licenciatura (2015) e bacharelado (2016), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também é mestra em História pela mesma instituição, onde desenvolveu pesquisas na área de História Colonial e História Econômica, estudando a Provedoria Real da Fazenda do Rio Grande.

Fonte: Portal da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário