sexta-feira, 11 de junho de 2021

Estátua em homenagem ao Maestro Tonheca Dantas é inaugurada em Carnaúba dos Dantas



Dentro da comemoração ao sesquicentenário do maestro Tonheca Dantas foi inaugurada na tarde desta sexta-feira  no município de Carnaúba dos Dantas a estátua em homenagem ao  compositor. Produzida pelo artista Guaraci Gabriel, a obra foi afixada na entrada da cidade em uma espécie de coreto. A ação foi organizada pela Fundação José Augusto e integra as festividades coordenadas pela prefeitura de Carnaúba dos Dantas, cidade-berço do autor de Royal Cinema. 

A solenidade, que teve público restrito devido as medidas sanitárias, contou com a participação presencial e virtual de diversas autoridades como a governadora Fatima Bezerra e o diretor-geral da FJA Crispiniano Neto.

A programação, que segue até 13 de junho, foi aberta nesta quinta-feira (10) pela governadora Fátima Bezerra, ocasião em que a gestora sancionou a Lei Estadual Nº 10.923, que reconhece o município de Carnaúba dos Dantas como “Terra da Música” no Rio Grande do Norte. A Lei foi proposta pelo deputado estadual Hermano Morais. 

A estátua de Tonheca Dantas tem 8 metros de altura e pesa cerca de 900 kg. O artista Guaraci, autor de obras monumentais, inspirou-se no mestre da arte cinética, o potiguar Abraham Palatnik, falecido ano passado vitimado pelo coronavírus, e criou uma escultura dinâmica que faz jus ao legado do compositor. 

A peça, feita em aço inoxidável, é vazada e tem um elemento que se movimenta, um móbile que representa a batuta utilizada pelo maestro. O artista utiliza a técnica do estêncil, ferramenta muito utilizada por grafiteiros, e criou uma escultura que dialoga com a natureza, com mudanças de cores de acordo com o vento e com a luminosidade natural.  

Esta é a segunda que escultura de Guaraci Gabriel que homenageia figuras ilustres da cultura potiguar. Recentemente, o Governo do Estado inaugurou em Natal, na E. E. Zila Mamede, uma peça em homenagem à escritora que dá nome à instituição. 

As homenagens a Tonheca e Zila  é fruto de  encontro de ideias do artista e da direção da FJA para homenagear na entrada das cidades pessoas como Ademilde Fonseca (São Gonçalo do Amarante ou Macaíba, pois há uma discordância sobre onde a cantora nasceu), Elino Julião (Timbaúba dos Batistas) e Núbia Lafayete (Carnaubais).  

HOMENAGEM

O município de Carnaúba dos Dantas, região Seridó do estado, é berço de dois grandes músicos e compositores: Antônio Pedro Dantas e Felinto Lúcio Dantas, o primeiro carinhosamente chamado de Tonheca Dantas, ambos reconhecidos nacionalmente pela sua qualificada produção musical.

Tonheca Dantas, (13 de junho de 1871 – 07 de fevereiro de 1940), foi um notável compositor e maestro brasileiro, músico autodidata, autor de uma obra de mais de mil peças musicais até hoje executadas pelas bandas filarmônicas do Brasil afora e até mesmo no exterior. É de sua autoria a Valsa Royal Cinema, obra imortalizada, que compôs para um cinema da cidade de Natal.

*ASSECOM-Fundação José Augusto(FJA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário