quarta-feira, 23 de junho de 2021

Morre Deca Monteiro, ex-prefeito de Itaú/RN


Faleceu na manhã desta quarta-feira(23/06), o senhor José Monteiro Sobrinho, mais conhecido por Deca Monteiro, ex-prefeito da cidade de Itaú/RN(1979-1983). Ele tinha 90 anos e já vinha enfrentando alguns problemas de saúde. 

Foi casado com a professora Eufrazia de Castro Monteiro(Dona Frazinha), deixando uma numerosa família: 07 filhos, 15 netos e 11 bisnetos.  

Além de político, Seu Deca trabalhou em uma farmácia, onde atendia as pessoas mais carentes do município. Era praticamente um "médico" para a cidade. 

A Prefeitura de Itaú emitiu nota de pesar e decretou luto oficial de três dias no município. A Câmara Municipal também se manifestou através das redes sociais lamentando a morte do líder político itauense.

Trajetória:

Membro de uma família com tradição política, José Monteiro Sobrinho era filho de Cicero Monteiro Cavalcante e  Maria Isabel Ferreira Pinto. Seu pai foi um dos primeiros integrantes da família a ingressar na vida pública, exercendo o cargo de vereador na cidade de Apodi durante as décadas de 40 e 50. Além disso, seu  irmão Antonio Cavalcante Pinto(Antonio Monteiro), ocupou o cargo prefeito da cidade de Rodolfo Fernandes/RN na década de 70. 

Deca Monteiro iniciou sua trajetória política ao se eleger vereador de Itaú no ano de 1962, pelo partido da UDN(União Democrática Nacional), conquistando 132 votos. Reelegeu-se no pleito de 1966, desta vez pelo partido da Aliança Renovadora Nacional(ARENA), obtendo 98 votos. Atuou nas legislaturas 1963-1967 e 1967-1971. 

Em 1976 aceitou o convite e disputou o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Francisco de Assis Pinheiro(Chico Pinheiro), que se elegeu com 725 votos. Tomaram posse em janeiro de 1977. Entretanto, no ano de 1979 o titular Chico Pinheiro morre no exercício do cargo, em virtude de um infarto. Deca assumiu o comando da Prefeitura de Itaú, governando até janeiro de 1983. 

Em 1988 tentou retornar ao comando do executivo local, concorrendo  à prefeitura pelo PMDB, entretanto não galgou êxito, obtendo 876 votos, perdendo a disputa para o ex-prefeito Rui Bessa Nunes. 

Desde então, Seu Deca Monteiro ficou fora das disputas eleitorais, mas continuou atuando na política itauense, apoiando e aconselhando as lideranças que buscavam seu apoio. Era tio dos ex-prefeitos Silvestre Monteiro(Severiano Melo), Monteiro Neto e Lilito Monteiro(ambos de Rodolfo Fernandes).

*Portal Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário