quinta-feira, 24 de junho de 2021

Passeio virtual apresenta as belezas e a riqueza do Seridó

No Gargalheiras é possível visualizar os blocos graníticos que formam o gargalo do açude, as serras esculpidas e aspectos geomorfológicos e antológicos das rochas. Imagem: GoogleMaps

O Geoparque Seridó agora oferece um roteiro virtual que permite um passeio em 3D por 14 dos 21 geossítios da região. Através do Google Maps, os limites municipais, sítios arqueológicos e características do Seridó podem ser visualizadas com facilidade. O passeio pode ser iniciado acessando este link. Um guia com o passo-passo também foi disponibilizado por apoiadores do projeto com as melhores dicas para aproveitar melhor a visita.

No passeio virtual, o visitante do Geoparque Seridó vai se deparar com a beleza do território, os cenários singulares e a configuração geológica do local que remete a milhões de anos. Em abas diferentes, podem ser obtidas informações sobre o tipo de rochas encontradas ali.

Os 14 geossítios destacam 25 locais com descrição em português e inglês. Na Mina Brejuí, por exemplo, o roteiro descreve os processos industriais e culturais, mostra as dunas de rejeito que são usadas como mirantes, a vila mineira e a planta de beneficiamento de scheelita. O visitante virtual também vai perceber rochas paragnaisses, mármores calciossilicáticas, bem como indícios das galerias de exploração mineral.

O Vale Vulcânico, geossítio que fica no município de Cerro Corá, é descrito como “acessível percorrendo uma trilha de 800 metros pela borda da Serra de Santana, podendo observar, ao longo do caminho, mudanças de litologias, mostrando o caminhamento em direção à base da Formação Serra do Martins, passando por arenitos, conglomerados, além de pegmatitos e xistos do embasamento cristalino”. O roteiro também chama a atenção para a importância científica deste geossítios, por ter um valor internacional, com interesse petrológico e vulcânico.

Projeto de extensão da UFRN, o território do Geoparque Seridó compreende uma área de 2.800 quilômetros quadrados dos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. No projeto são apresentados 21 locais de interesse geológico, os chamados geossítios, que são exemplares únicos da geodiversidade da região e possuem importância ambiental, turística, econômica e cultural.


O Geoparque Seridó é também um aspirante a entrar na lista de Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com um projeto que se destaca pela variedade de relevos, formações rochosas e pela proposta de desenvolvimento sustentável.

Siga o @geoparque_serido

Nenhum comentário:

Postar um comentário