Foto: reprodução
Faleceu na madrugada desta quinta-feira(09), aos 96 anos, a senhora Maria de Holanda Sobrinha, conhecida popularmente como "Mariinha Holanda".
Ela foi uma mulher pioneira na história da cidade de Severiano Melo, no oeste potiguar, tendo sido a primeira mulher a conquistar o mandato de vereadora e também foi a primeira vice-prefeita do município.
Os poderes Executivo e Legislativo local emitiram nota de pesar destacando a atuação de Dona Mariinha. "Ela deixa um legado de dedicação à vida pública, marcada pelo compromisso com o bem-estar da população severianense e pela atuação firme e respeitosa nos espaços em que serviu", diz trecho de uma nota.
Mariinha era a única ex-parlamentar viva das primeiras legislaturas do município, nos períodos 1965-1969 e 1969-1973.
Trajetória:
Nascida em 10 de março de 1929, Maria de Holanda Sobrinha, era filha do casal Antero Martins da Costa e Maria das Dores Cavalcanti.
Na década de 50 casou-se com Francisco Holanda Cavalcante, conhecido por Neném Belino(falecido no ano de 1969), e dessa união tiveram vários filhos. Seu saudoso marido foi vereador na cidade de Itaú durante as décadas de 50 e 60, e logo passou a atuar pelas causas sociais.
No ano de 1965, Mariinha participou da primeira eleição do recém-criado município de Severiano Melo(ex-povoado de Bom Lugar, desmembrado de Itaú), elegendo-se a primeira mulher vereadora desta cidade. Foi reeleita no pleito municipal de 1968.
Em 1972 aceitou o convite para ser candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Francisco Ferreira Sobrinho. Saindo vitoriosos, a chapa Sobrinho Ferreira/Mariinha Holanda tomou posse em janeiro de 1973 e governou até janeiro de 1977.
Voltou a se eleger vereadora no pleito de 1982, sendo empossada em 1983 e encerrando o mandato em 1988. Já no ano de 1988, elegeu o seu filho Leonel Holanda Martins como vereador da cidade.
Nas eleições municipais de 1992, conquistou pela segunda vez o mandato de vice-prefeita, desta vez na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Genildo de Freitas Melo. Empossados em janeiro de 1993, ambos governaram até o fim de 1996.
Uma das maiores lideranças do município, Mariinha deixa um legado de trabalho, respeito e amor por Severiano Melo, sendo lembrada por sua simplicidade e dedicação ao próximo.
Devota de Santo Antônio, Dona Mariinha também deixou sua contribuição na história religiosa do município.
Fonte: Blog Fatos do RN



Nenhum comentário:
Postar um comentário