Nesta terça-feira (21), o poeta Antônio Francisco completa 76 anos de vida.
Nascido em 1949, o cordelista mossoroense cresceu no bairro Lagoa do Mato e, a partir dali, construiu uma trajetória marcante na literatura popular brasileira.
Desde 2006, Antônio ocupa a cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, cujo patrono é o poeta cearense Patativa do Assaré.
Apesar do talento reconhecido, ele só iniciou sua carreira literária aos 46 anos. Em diversas entrevistas, Antônio conta que sempre foi fã de esportes, especialmente do ciclismo, o que, segundo ele, adiou seu envolvimento com a literatura.
Autor de seis livros e mais de 50 cordéis, sua produção literária é amplamente reconhecida no país, sendo objeto de estudo de compositores e pesquisadores, entre eles o poeta cearense Bráulio Bessa, admirador declarado de sua obra.
Além de poeta e cordelista, Antônio Francisco também é compositor, xilógrafo e bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pela mesma instituição, recebeu o título de Doutor Honoris Causa. O artista mossoroense também foi reconhecido como Patrimônio Vivo da Cultura Potiguar (RPV), título concedido pelo Governo do Estado.
Durante as últimas edições do Mossoró Cidade Junina, o Polo Poeta Antônio Francisco, localizado no Memorial da Resistência, tem homenageado o cordelista em um espaço dedicado à celebração da cultura e de sua contribuição para a identidade mossoroense e nordestina.
*Com informações da TCM Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário