terça-feira, 9 de maio de 2023

Isaura Rosado toma posse na Academia Norte-rio-grandense de Letras


Nome ligado à pesquisa, memória e artes no Rio Grande do Norte, conhecida por idealizar alguns longevos espetáculos, como Chuva de Bala e Auto do Natal, a professora Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia foi empossada na noite dessa segunda-feira (08) na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

Isaura ocupa a Cadeira 32, que está vaga desde a morte do ex-governador Geraldo Melo e tem como patrono Francisco Fausto, ambos homenageados pela professora, que também reverenciou ocupantes anteriores: Tércio Rosado (fundador), João Batista Machado e João Batista Cascudo Rodrigues. Isaura Rosado será a 5 mulher atualmente em atividade na Academia de Letras.

A nova acadêmica foi saudada pelo médico e escritor Iaperi Araújo, amigo e membro da Sociedade Amigos da Pinacoteca, entidade que Isaura fundou para realizar ações voltadas à difusão das artes plásticas no Estado.

Isaura Rosado é mossoroense nascida em 9 de outubro de 1947, poucos anos antes da morte inesperada e trágica do seu pai, o Governador Dix-Sept Rosado Maia, no desastre aéreo do rio do Sal em Sergipe. É natalense honorária por unânime decisão da Câmara Municipal de Natal. Licenciou-se em Ciências Sociais, pela UERN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca na Espanha. 

Foi professora dos cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenadora de cursos de especialização e Chefe do Departamento de Ciências Sociais na UFERSA e na UERN. Também foi bolsista do CNPq para o Doutorado na Espanha, bolsista do CAPES para o mestrado na Universidade Federal do Ceará e do Instituto de Cultura Hispânica para participar do III Programa de Inovación de los sistemas educativos em 1976.

Isaura Rosado atua na gestão cultural desde 1997. Em Natal, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Natal e presidente da Funcarte de 2002 a 2004, quando criou e instalou a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira e realizou o primeiro Auto do Natal dirigido por Amir Haddad com 3.300 participantes, inaugurando a dignidade das comemorações do aniversário de nossa capital.

Foi presidente da Fundação José Augusto e Secretária Extraordinária de Cultura do Estado. Foi Secretária adjunta de Educação e Cultura de 2003 a 2005 quando criou e desenvolveu o programa Biblioteca para Todos, instalando 113 bibliotecas comunitárias nas escolas estaduais.

Presidiu a Fundação Estadual de Pesquisa – FAPERN de 2007 a 2010, estimulando com financiamento a pesquisa, criando editais para a publicação de livros, e criando o Salão Abraham Palatnik de arte e tecnologia, em duas edições. Danielle Brito e Augusto Lula foram os grandes incentivadores. Editou a revista Ciência Sempre que lhe valeu o registro Qualis, pela periodicidade garantida e excelente iniciativa. Também ocupou a Secretaria de Cultura de Mossoró.

Realizou um dos grandes eventos de cultura popular, como o Agosto da Alegria, e foi responsável por fundamentar o hoje famoso Mossoró Cidade Junina e o Chuva de Bala. Como Secretária de Cidadania, criou e apresentou o musical Auto da Liberdade, cujo texto ela mesma encomendou ao escritor, cordelista e gestor cultural Crispiniano Neto.

*Com informações do Blog Papo Cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário