sábado, 20 de maio de 2023

Monumento em homenagem a Augusto Severo é inaugurado em Macaíba


Um monumento em homenagem ao aviador potiguar Augusto Severo foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (20) na entrada do município de Macaíba, na Grande Natal, local de nascimento dele.

A obra é do artista visual Guaraci Gabriel e a homenagem faz parte dos eventos realizados em Macaíba em memória aos 121 de falecimento do aviador, que ocorreu em maio de 1902.

A obra tem 10 metros de altura e 3 de largura, além de pesar uma tonelada, e é possível ser vista por quem passa pela BR-304, uma das principais estradas do Rio Grande do Norte. Ela está ao lado do pórtico de entrada de Macaíba.

A obra foi feita com ferro fundido e aço inox, além do acabamento. Ao todo, foram três meses dedicados no ateliê para que Gabriel Guaraci concluísse a homenagem. Só de montagem, foram sete dias.

Na inauguração estiveram presentes familiares do aviador Augusto Severo, que se emocionaram com a homenagem.

Entre as homenagens, ainda vai ser inaugurado um mausoléu que ficará instalado na praça Paulo Holanda Paz.


Restos mortais

Os restos mortais do aviador potiguar Augusto Severo voltaram ao Rio Grande do Norte em 16 de dezembro do ano passado 120 depois da sua morte. A exumação que aconteceu no dia 5 de dezembro no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro, onde ele estava enterrado. A urna está sob a guarda do IBGE.

*Com informações do G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário