sexta-feira, 5 de maio de 2023

Barragem de Pau dos Ferros sangra após 14 anos


Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta sexta-feira (05), pelo Governo do RN, através do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam que a barragem de Pau dos Ferros começou a sangrar por volta de 1h da madrugada de hoje. O manancial não sangrava desde 2009, portanto, há 14 anos. A barragem tem capacidade para 54.846.000 m³ e as águas da sua sangria vão para a barragem Santa Cruz do Apodi.

Em 2009 foi a última vez que a barragem de Pau dos Ferros transbordou. Ela é responsável pelo abastecimento das cidades de Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e São Francisco do Oeste. Após a sangria de 2009, o manancial chegou a atingir uma cota de mais de 50% em 2012 e depois não conseguiu boas recuperações. A quantidade de chuvas no Estado foi abaixo da média por sete anos consecutivos, entre 2012 e 2018, caracterizando-se como uma das secas mais severas dos últimos tempos.

Em março de 2015, a cidade de Pau dos Ferros passou a ser atendida de forma definitiva pela adutora de Engate Rápido, construída emergencialmente porque o manancial estava em colapso de abastecimento. Em maio de 2018, a barragem chegou a 11% de sua capacidade e ficou completamente seca em agosto de 2019. A partir de abril de 2020, ela não secou mais e continuou abastecendo Pau dos Ferros e Rafael Fernandes. A sangria da barragem em 2023 é motivo para muita comemoração, após o histórico de dificuldades durante o período de seca, que ocorreu em nosso Estado.

Ao todo, 17 reservatórios com capacidade superior a 05 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn, já sangraram este ano. São eles: o açude público de Encanto; o açude público de Riacho da Cruz; o açude público de Marcelino Vieira; o açude público de Pilões; Passagem, em Rafael Fernandes; Santana, em Rodolfo Fernandes; Pataxó, em Ipanguaçu; Mendubim, em Assu; Beldroega, em Paraú; Apanha Peixe, em Caraúbas; Santo Antônio de Caraúbas, também em Caraúbas; Umari, em Upanema; Santa Cruz do Trairi; Flechas, em José da Penha; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Morcego em Campo Grande; Rodeador, em Umarizal e a barragem de Pau dos Ferros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário