domingo, 27 de novembro de 2022

Wilsinho Ribeiro vence eleição suplementar para prefeito de Canguaretama-RN


O atual prefeito interino Wilsinho Ribeiro(PTB) venceu neste domingo(27/11) a eleição suplementar para a Prefeitura da cidade de Canguaretama, conquistando 9.403 votos, o equivalente a 54,74% dos votos válidos. A vice-prefeita da chapa eleita é Maria de Fátima Moreira(Fátima do Murim), do partido Podemos.  

João Wilson de Andrade Ribeiro Filho(Wilsinho), que era o presidente da Câmara e assumiu a prefeitura em dezembro de 2021 no lugar do prefeito cassado, agora fica no cargo de forma definitiva até o fim da atual legislatura, em 31 de dezembro de 2024.  Wilsinho e Fátima faziam parte da coligação “Trabalho e Compromisso", formada por PTB, Podemos,  PP  e PL, e recebiam apoio do ex-prefeito Wellinson Ribeiro(PP). 

Eles derrotaram a chapa encabeçada pelo vereador Márcio de Vasconcelos(Márcio Cabelereiro), do PDT, que obteve  7.352 votos(42,80%).  O vice dessa chapa era o também vereador Leandro Varela Santos(PSDB). 

Já o terceiro lugar ficou a advogada Dra. Ana Célia Felipe de Oliveira(União Brasil),  tendo como vice o jovem Thawesley Inácio da Silva Santos(Thal), do PRTB. Eles conquistaram  423 votos(2,46%).

Neste domingo, foram contabilizados 17.178  votos válidos,   305 (1,68%)  brancos,    e  634(3,50%)  nulos.

O município de Canguaretama pertence à 11ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte e possui  24.006 eleitores, que votam em 80 seções, distribuídas em 19 locais de votação.

De acordo com o TRE/RN, a data da diplomação do prefeito e vice-prefeita eleitos será fixada, por meio de Portaria, pela juíza Daniela do Nascimento Cosmo, titular da 11ª Zona Eleitoral, com prazo limite de 20 de dezembro de 2022.

Eleições: 

O pleito foi realizado em face da cassação do então prefeito Wellinson Carlos Dantas Ribeiro. O pedido de condenação foi movido pelo diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Canguaretama, que apontou a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro nas Eleições de 2020.

O partido alegou que havia uma condenação criminal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região contra Ribeiro pela prática de crimes contra a fé pública e crime de responsabilidade, que o tornariam inelegível.

No dia 16 de setembro de 2021, a Corte do TRE-RN julgou o pedido formulado pelo PDT procedente, à unanimidade, e atendeu ao parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, reconhecendo a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 anos.

Dessa forma, o registro de candidatura ao cargo de Prefeito de Canguaretama, nas Eleições de 2020 foi indeferido e a Justiça determinou a realização de novas eleições no município para 27 de novembro.

A decisão de cassar o antigo prefeito atingiu também a então vice-prefeita, Maria de Fátima Moreira. Ela, porém, não ficou inelegível e voltou ao cargo de vice, agora na chapa de João Wilson de Andrade Ribeiro Filho(Wilsinho).

*Blog Portal Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário