quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Museu Histórico Cultural Passagem do Freijó é inaugurado em Marcelino Vieira/RN

Crédito das fotos: Prof. Jairo Campos

Dentro da programação dos 69 anos de emancipação política da cidade de Marcelino Vieira, a Prefeitura Municipal inaugurou na noite desta terça(22/11), o Museu Histórico Cultural Passagem do Freijó. O município situa-se na região do Alto Oeste Potiguar, distante 400 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal.

O Museu Histórico Cultural Passagem do Freijó nasceu da iniciativa de vieirenses que já realizavam de forma individual esse trabalho de resgate histórico de personagens e fatos importantes da História de Marcelino Vieira, como a Profª Irama Cardozo e o Prof. Romualdo Carneiro.

A gestão municipal, através do Prefeito Kerles Jácome e da vice-prefeita Arli Paiva atendeu a esse pleito antigo da população, cumprindo com uma promessa feita desde o início da gestão.

O museu tem como objetivo preservar a história, os saberes e fazeres do povo vieirense, através de um acervo de mais de 800 artefatos e mais de 300 fotografias, levantados junto da população através de uma curadoria coordenada pelo Prof. Dr. Jairo Campos, em parceria com o Museu de Cultura Popular de Francisco Dantas/RN.

O prédio onde se encontra o Museu é da década de 1970, onde funcionou a antiga Escola Municipal Cid Rosado, a reforma custou aproximadamente R$ 300 mil em recursos próprios do município, no entanto seu acervo possui valor inestimável. O Museu está localizado na Rua Monsenhor Walfredo Gurgel, 10, no Centro da cidade. 

Em relação à visitação, para grupos acima de 10 pessoas, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo número (84) 99908-5213 (Secretário Luiz Bento).  A equipe do Museu ainda está definindo os horários de funcionamento durante a semana. 






















































Crédito das fotos: Prof. Jairo Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário