quarta-feira, 9 de novembro de 2022

TRE mantém cassação do prefeito Valderedo e da vice Mara em Ipanguaçu/RN


Na sessão plenária desta quarta-feira (09/11), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, e em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, desproveu o recurso e determinou o afastamento imediato de Valderedo Bertoldo do Nascimento(PL) e de Mara Carmelita Pessoa Lopes e Lopes(PSB) dos cargos de Prefeito e Vice-prefeita do município de Ipanguaçu/RN, respectivamente; assim como a realização de novas eleições naquele município. O mandato dos dois já havia sido cassado em primeira instância.  O relator do processo no TRE foi o Desembargador Expedito Ferreira.

Além de ter o diploma cassado por captação ilícita de sufrágio(compra de votos) e abuso de poder econômico, o prefeito Valderedo também foi condenado ao pagamento de multa, no valor de 25 mil UFIR'S, e ficará inelegível por 8 anos, subsequente à eleição de 2020. 

Nas eleições de 2020, a chapa Valderedo/Mara obteve 34,31% dos votos válidos - foram 3.542 votos no total. Eles derrotaram o candidato Remo Fonseca(PP), que ficou em segundo lugar com 33,49% (3.458 votos). Uma diferença de apenas 84 votos. 

O Presidente da Câmara Municipal de Ipanguaçu, vereador Jefferson Santos(PL), também conhecido como "Gordo Filho", deverá assumir interinamente o comando do município até a realização de eleições suplementares.

*Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário