sexta-feira, 11 de novembro de 2022

TJRN inaugura Galeria dos Presidentes do Poder Judiciário potiguar


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte inaugurou a Galeria de Presidentes do Poder Judiciário potiguar, em solenidade realizada nesta sexta-feira (11). Instalada no 1º andar do prédio sede, ao lado do Plenário da Corte, o conjunto de fotografias expõe as fotos de todos os 65 desembargadores que chefiaram o Poder Judiciário potiguar nesses 130 anos de existência da instituição.

Anfitrião da solenidade, o atual presidente, desembargador Vivaldo Pinheiro, falou sobre a importância simbólica da galeria. "Inaugurar a Galeria dos Presidentes tem um significado duplamente importante. Primeiro porque esta exposição permanente mantém vivo em nossas memórias, o passado distante e o mais recente. Segundo, e não menos importante, inaugurar esta galeria é uma conquista porque estamos cristalizando a nossa trajetória nas paredes deste prédio moderno e que muito nos orgulha por ser a primeira sede própria do TJRN, desde a sua criação, há 130 anos", disse o presidente.

Ainda segundo o desembargador Vivaldo Pinheiro, esta é uma forma de homenagear aqueles que prestaram relevantes serviços ao Judiciário. "É uma forma de nos orgulhamos dos serviços prestados. É uma justa e merecida a homenagem".


A desembargadora aposentada Judite Nunes compareceu à inauguração do espaço, que faz parte dos eventos em comemoração aos 130 anos do Poder Judiciário. Ela fez história ao ser a primeira mulher a presidir o TJRN. "Não posso dizer que não fiz história... Mas quero dizer que é uma honra muito grande fazer parte desta galeria. E também, é uma alegria estar aqui ao lado de pessoas tão queridas, e competentes, com quem trabalhei durante anos", disse Judite Nunes, que se aposentou no final do ano passado.

O desembargador Amaury Moura Sobrinho, que esteve à frente do Judiciário Potiguar nos anos 2005 e 2006, também participou da inauguração da galeria. "Simbolicamente, fica a marca da nossa administração. E fica, sem dúvida, a lembrança marcada pela fotografia e, talvez, o mais importante ainda é lembrar de alguma coisa que pudemos fazer para contribuir com o desenvolvimento e melhorias do Poder Judiciário. É com grande alegria que reabrimos nossa galeria", disse o decano do Tribunal.

À frente do TJRN no Biênio 2001-2002, o desembargador aposentado Armando Ferreira também esteve presente na solenidade. "Fiz parte dessa história, não só como desembargador, cargo que ocupei durante 12 anos, mas também como juiz no interior. Este é um momento que traz boas lembranças. Toda presidência dá um pouco de trabalho, mas eu me sinto realizado diante da missão que foi me dada", disse ele.


Já o desembargador Cláudio Santos, presidente do TJRN no Biênio 2015-2016, falou da satisfação de participar deste momento. "É um prazer participar desta solenidade de aposição das fotografias dos ex-presidentes na nova sede do Tribunal de Justiça, que é bastante equipada, bem instalada e que facilita o trabalho dos funcionários e magistrados, bem como oferece mais segurança e tranquilidade aos jurisdicionados. É uma satisfação ter participado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte por dois anos como presidente. Foi feito o possível, mas naturalmente os que me sucederam fizeram mais e melhor, pois é uma construção permanente do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte", disse Cláudio Santos.

Estiveram presentes na solenidade a vice-presidente do TJRN, desembargadora Zeneide Bezerra; o corregedor geral de Justiça, desembargador Dilermando Mota; o ouvidor, desembargador Amílcar Maia; os desembargadores Gilson Barbosa e Glauber Rêgo, os desembargadores aposentados e ex-presidentes, Deusdedit Maia e Aderson Silvino; secretários, servidores e colaboradores do Poder Judiciário potiguar.

*TJRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário