sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Museu do RN é agraciado com o Prêmio Darcy Ribeiro do Ibram

Museu Histórico de São Vicente/RN

A exposição Luiza: histórias e memórias indígenas na Serra de Santana, promovida pelo Museu Histórico de São Vicente, em parceria com o Ponto de Memória Quixabeira, conquistou o terceiro lugar na 8ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro. A ação faz parte do projeto de extensão da UFRN, com participação do Museu Câmara Cascudo (UFRN), que recebeu recursos do edital 005/2020, para apoio a projetos de extensão nas áreas de Museologia e Memória para 2020.

O prêmio é outorgado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e reconhece práticas e ações de educação museal. O projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, e conta com a participação de estudantes, profissionais da área da cultura e artistas do município, bem como a colaboração da UFRN – através das ações do projeto de extensão Saberes museológicos: intercâmbio entre Museu Câmara Cascudo da UFRN e Museu de São Vicente/RN, coordenado pelo servidor Moysés Marcionilo de Siqueira Neto, historiador do MCC.

O projeto de extensão teve início em uma participação no Programa Trilhas Potiguares da UFRN, em 2019, e, ao longo dos três anos de atividades, foram implementadas oficinas, trabalhos de pesquisa, dentre outras ações, com o propósito de fortalecer o Museu Histórico de São Vicente.

Esta é a segunda premiação conquistada pela parceria entre as duas instituições. Em 2020, a ação no Museu foi reconhecida como iniciativa inovadora e venceu o 33º Prêmio Rodrigo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário