terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Geoparque Seridó é indicado geoparque mundial pela Unesco

Geoparque Seridó durante período de chuva – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

O Conselho Mundial de Geoparques da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) indicou o Geoparque Seridó como um geoparque mundial. A decisão foi tomada durante a 6ª Reunião Estatutária da Organização, realizada entre os dias 8 e 11 de dezembro, menos de um mês após a visita técnica dos avaliadores da Unesco, Artur Sá (Portugal) e Helga Chulepin (Uruguai), que aconteceu no território potiguar entre os dias 22 e 26 de novembro. Ao todo, foram avaliadas 18 solicitações de aspirantes a geoparques mundiais, apresentadas entre 2019 e 2020, e apenas duas aprovadas nas Américas, ambas do Brasil.

Além do Geoparque Seridó, o outro representante brasileiro é o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, localizado entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante a reunião, foi apresentado o resultado de um minucioso exame das solicitações na presença de mais de 50 observadores e representantes de mais de 30 Estados-membros. Durante as discussões em pauta, o Conselho Mundial de Geoparques propôs encaminhar a indicação de oito novos geoparques mundiais ao Conselho Executivo da Unesco.

Além da enorme importância para as geociências locais e em âmbito internacional, a indicação internacional do Geoparque Seridó é de extrema relevância para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma das responsáveis pela implantação do Geoparque em 2010, junto ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Ministério de Minas e Energia (MME). Desde então, ficou a cargo da UFRN a realização de diversas outras ações.

“A UFRN é uma condutora dessas ações e a gente aqui, do Departamento de Geologia, vem promovendo vários projetos de pesquisa e de extensão que possibilitam a ampliação desse conhecimento junto à população no território. A gente, no entanto, não trabalha isolado. A gente tem parceiros institucionais como a UFRN não só aqui em Natal, mas nos campi de Currais Novos, com o pessoal da área de Turismo, e de Caicó, com os colegas da área de Geografia”, disse Marcos Nascimento, coordenador científico do Geoparque e professor do Departamento de Geologia da UFRN.

Mapa do território em que o Geoparque Seridó está localizado, com 21 geossítios – Imagem: Geoparque/UFRN

O Geoparque Seridó é gerido por um consórcio intermunicipal constituído por seis municípios que o integram: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Esse consórcio tem um comitê técnico que operacionaliza todas as atividades, constituído por uma diretora executiva, um assessor jurídico e contábil, um coordenador científico e um diretor de divulgação e marketing. Somado a eles, cada um desses municípios tem um representante. A direção executiva é de responsabilidade da turismóloga Janaína Medeiros, indicada pelos municípios.

De acordo com a Unesco, os geoparques globais são áreas geográficas únicas e unificadas, nas quais locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Eles aplicam uma abordagem de baixo para cima, combinando conservação com desenvolvimento sustentável e envolvendo as comunidades locais.

Conheça mais sobre o Geoparque Seridó em duas reportagens publicadas pela Agência de Comunicação da UFRN (Agecom): Um novo geoparque no Brasil e O caminho das pedras.


*Por José de Paiva Rebouças e Jefferson Bernardino de Agecom/UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário