quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

JFRN produz documentário em homenagem ao ministro potiguar José Augusto Delgado


A Justiça Federal do Rio Grande do Norte lançou vídeo em homenagem ao ministro José Augusto Delgado. O documentário, com duração de 25 minutos, traz trechos de uma entrevista concedida pelo ministro ao projeto Memória Oral da JFRN.

O vídeo também apresenta depoimentos de Maria José Delgado, esposa do ministro, dos Desembargadores Federais Edilson Nobre e Élio Siqueira, do Desembargador Federal aposentado Francisco Barros Dias, do Juiz Federal Walter Nunes e do servidor aposentado Aristides de Morais.

O documentário, produzido, dirigido e roteirizado pela Assessoria de Comunicação da JFRN, mostra o ministro José Augusto Delgado nos seus mais diversos papéis.

Sobre o ministro potiguar José Augusto Delgado: 
Nascido em São José de Campestre (RN), em 7 de junho de 1938, formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possuía especialização em Direito Civil e Comercial pela mesma instituição. Foi juiz de Direito no Rio Grande do Norte, juiz eleitoral e juiz federal substituto do Rio Grande do Norte (cargo transformado em juiz federal).

O ministro José Delgado foi empossado no STJ em 15 de dezembro de 1995. ​No STJ, foi membro da Primeira Turma e da Primeira Seção, as quais chegou a presidir no biênio 2000 - 2002 e no biênio 2001 - 2003, respectivamente. Também foi membro da Corte Especial, presidente da Comissão de Regimento Interno do STJ e integrou a Comissão Temporária para Acompanhamento da Reforma do Poder Judiciário. Foi diretor do Gabinete da Revista do STJ e vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

O ministro também ocupou o cargo de corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no biênio 2006-2008. No magistério, foi professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor de Direito da Universidade Católica de Pernambuco e professor de pós-graduação do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Publicou artigos doutrinários em diversos livros e revistas especializadas. ​José Delgado aposentou-se do cargo no STJ em junho de 2008.  Faleceu no dia 08 de setembro de 2021, aos 83 anos. 

Confira o documentário "Ministro José Augusto Delgado - o mestre de grandes lições":


Nenhum comentário:

Postar um comentário