quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Ex-deputado estadual Jota Belmont morre aos 76 anos


Morreu nesta quarta-feira(01º12/), o radialista, ex-vereador por Mossoró e ex-deputado estadual  do RN José Janildo Belmont, mais conhecido Jota Belmont, aos 76 anos.  A causa do óbito não foi divulgada pela família, mas Belmont enfrentava um câncer.

Jota Belmont  nasceu no dia 17 de dezembro de 1944, no município de São José do Campestre-RN. 

Um dos primeiros trabalhos de J. Belmont foi de vendedor da Loja Big Lar, em Natal, uma comércio de eletrodomésticos. Depois ingressou no rádio em 1964, quando passou a trabalhar na Rádio Trairi, em Natal; em seguida Rádio Cabugi, em 1967, onde permaneceu até 1974.

Sua vida deu uma guinada exponencial em meados dos anos 70, quando começaria uma relação de afeto com Mossoró e grandes êxitos profissionais e na política, outra atividade na qual ingressou.

Chegou em Mossoró em 1975, se destacando na Rádio Difusora, mas também atuando anos depois na Libertadora e Tapuyo. Foi um dos maiores sucessos do rádio mossoroense em todos os tempos, apresentando alguns programas bem populares, como o “Show J. Belmont”, “A Discoteca do Belmont” e “Cidade Aflita”. Foi um fenômeno da radiofonia, o que acabou o catapultando para a política.

Em 1976 ingressou na  vida pública, elegendo-se vereador em Mossoró pelo antigo MDB, atuando na legislatura 1977-1983. 

Em 1978 disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, conquistando 11.651  votos, entretanto ficou apenas na suplência. Em 1982 foi eleito deputado pelo PMDB, obtendo 20.297 participando dos trabalhos da legislatura 1983-1987.  

Tentou a reeleição em 1986, desta vez pelo PFL(Partido da Frente Liberal), conquistando 8.137 sufrágios, mas não conseguiu renovar seu mandato. 

Enquanto deputado estadual, entre outras ações, defendeu leis em prol da pessoa com deficiência e da profissionalização de trabalhadores domésticos. Foi fundador da Associação dos Deficientes Físicos do Rio Grande do Norte (Adern).

Antes disso, Jota Belmont percorreu o RN como locutor de comícios e outras concentrações políticas, um papel importante para criar apetite e identidade com essa sua outra paixão.

*Com informações do Blog Carlos e Blog Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário