quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Conhecendo a literatura potiguar: Câmara Cascudo


LUÍS DA CÂMARA CASCUDO nasceu em Natal (RN), em 30 DE DEZEMBRO de 1898. Folclorista, professor, historiador, escritor e jornalista, iniciou a carreira jornalística em 1918, assinando a coluna BRIC-À-BRAC do jornal A IMPRENSA, administrado por seu pai. Formou-se na Faculdade de Direito de Recife em 1928, e trabalhou como professor de história do Colégio Atheneu Norte-Rio-Grandense.

Em 1934, tornou-se sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e escreveu numerosos artigos para as revistas publicadas pelo instituto. Fundou a Sociedade Brasileira de Folclore em 1941. Dois anos depois, a convite do poeta Augusto Meyer, diretor do Instituto Nacional do Livro (INL), começou a redigir o DICIONÁRIO DO FOLCLORE BRASILEIRO, importante obra de referência, lançada em 1954. 

Nas décadas de 1950 e 1960, foi responsável pela organização de diversas coletâneas de textos históricos, etnográficos e sobre os mitos folclóricos nacionais. Assumiu o cargo de professor catedrático de direito internacional público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1961. Em viagem pela África, em 1963, visitou Angola, Guiné, Congo, São Tomé, Cabo Verde e Guiné-Bissau, onde coletou informações utilizadas nos livros A COZINHA AFRICANA NO BRASIL (1964) e HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO NO BRASIL, publicado em dois volumes em 1967 e 1968.

É admirável o conjunto de livros de Câmara Cascudo, com mais de 170 títulos, incluindo os inéditos e as traduções e abrangendo os campos da história, da etnografia, da antropologia, da literatura, da crítica literária, da cultura popular, da religião, da geografia e, principalmente, do folclore. Dos títulos mais conhecidos, ressaltamos VAQUEIROS E CANTADORES (1939), CINCO LIVROS DO POVO (1953), GEOGRAFIA DOS MITOS BRASILEIROS (1947) e o DICIONÁRIO DO FOLCLORE BRASILEIRO, entre muitos outros que justificam o reconhecimento nacional e internacional desse estudioso da cultura popular.

Câmara Cascudo faleceu em Natal, em 31 de julho de 1986.

Fonte: EDUFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário