terça-feira, 11 de maio de 2021

Resultado Oficial(Final) das eleições 2021 para a Reitoria da UERN


Os professores Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Dantas de Medeiros Neto foram eleitos, respectivamente, como reitora e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para o mandato de 2021/2025. A comunidade acadêmica (docentes, técnicos-administrativos e discentes) escolheu os novos gestores da Universidade nesta segunda-feira, 10, em uma eleição que ocorreu pela primeira vez totalmente de forma virtual.

Com 66,37% dos votos válidos, Cicília Maia será a terceira mulher a assumir a reitoria da Uern. Os candidatos Francisco Paulo da Silva e Adalberto Veronese da Costa, que também disputavam o cargo, obtiveram um total de 20,86% e 12,77% dos votos válidos, respectivamente.  Na disputa para o cargo de vice-reitor, Francisco Dantas obteve 65,13% dos votos válidos. A candidata Kelânia Mesquita ficou com 22,13% dos votos válidos e Maria José com 12,74%.

A divulgação do resultado foi feita no final da manhã desta terça-feira (11) em reunião convocada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Armando Lúcio, com candidatos (as) a reitor (a) e vice-reitor (a), representantes das candidaturas, membros da comissão e o titular da Diretoria de Informatização (DINF/UERN), Prof. Dr. André Pedro, que destacou que as eleições pelo SIG-Eleição ocorreu dentro do esperado. “Todos conseguiram votar sem dificuldades. Parabenizo toda a equipe da DINF que trabalhou incansavelmente para que essas eleições ocorressem de forma segura”, frisou o diretor.

Quanto à divulgação do resultado, André Pedro explicou que encerrada a votação, a chave da auditoria, que é a chave que confirma e valida que a eleição não teve nenhum processo ilícito, confirmou a eleição, porém não foi possível validar o resultado.  De acordo com o diretor, o problema foi causado por 18 votos considerados inválidos. “A chave validou as eleições, mas não validou o resultado. Nós trabalhamos até meia-noite e tivemos que esperar a colocação da versão correta da chave para validar o resultado no dia seguinte”, explicou. 

Encerrada a reunião, a Dinf e a Comissão Eleitoral detectaram um equívoco no preenchimento da fórmula que conta no art. 28 da Resolução nº 014/2020 – Consuni, que alterou os percentuais de votos apresentados em aproximadamente 3%.

Votaram 805 professores, 575 técnicos e 2572 estudantes, totalizando 3.952 votantes. Foram 64 votos brancos e 53 votos nulos.

O resultado da consulta deve ser homologado pelo Conselho Universitário (CONSUNI), que encaminhará lista tríplice à governadora Fátima Bezerra, responsável pela nomeação dos novos dirigentes da universidade. A posse da nova reitora e do novo vice-reitor ocorrerá no dia 28 de setembro de 2021, durante a Assembleia Universitária.



Fonte: Portal da UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário