domingo, 7 de setembro de 2025

Morre o ex-prefeito de Carnaubais, Giovanni Wanderley


Morreu na tarde deste sábado (6 de setembro) o sr. Giovanni Silva Wanderely, ex-prefeito da cidade de Carnaubais, aos 89 anos. Ele estava internado em um hospital da capital, tratando da saúde.

Além de político, Giovanni foi agropecuarista e comerciante.

Em 1982 foi eleito prefeito de Carnaubais pelo PMDB, para um mandato de 06 anos. Ocupou o o cargo no período de de janeiro de 1983 a dezembro de 1988. Após deixar a prefeitura, continuou exercendo sua liderança política até os dias de hoje

Ele também era diretor da rádio comunitária, Líder FM (104,9), pertencente a Associação de Comunicação e Cultura de Carnaubais - ACCRN.

sábado, 6 de setembro de 2025

Complexo Turístico da Redinha passa a se chamar “Governadora Wilma de Faria”


O Complexo Turístico da Redinha, localizado no bairro da Redinha, zona Norte de Natal, foi denominado oficialmente como “Governadora Wilma de Faria”. A mudança está oficializada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (5), após a sanção do prefeito da capital, Paulinho Freire (União Brasil).

A proposta havia sido aprovada pela Câmara Municipal em 13 de agosto, após apresentação do vereador Aldo Clemente (PSDB). Segundo o parlamentar, a homenagem reconhece a contribuição de Wilma para o desenvolvimento da capital. “Nada mais justo do que homenagear quem fez um grande trabalho por Natal. Não podemos esquecer o passado para vivermos o presente e o futuro”, afirmou.

Trajetória de Wilma de Faria

Wilma de Faria era professora e começou a carreira na política em 1986 quando foi eleita deputada federal. Em 1988, foi eleita prefeita de Natal. Voltou a ser eleita prefeita da capital em 1996 e reeleita em 2000.

Em abril de 2002, Wilma renunciou à prefeitura para disputar o governo do estado e foi eleita, se tornando a primeira mulher a comandar o governo do Rio Grande do Norte. Ela foi reeleita governadora em 2006.

Wilma ainda se candidatou ao senado em 2010, mas não venceu. Em 2012 saiu candidata a vice-prefeita na chapa de Carlos Eduardo. A chapa foi eleita e ela cumpriu o mandato.

Em 2014, voltou a tentar uma vaga no senado, mas foi derrotada por Fátima Bezerra. Em 2016, ela deixou o PSB, assumiu a presidência do PTdoB e se candidatou a vereadora de Natal.

Ela faleceu em junho de 2017, por falência múltipla de órgãos. Vinha convivendo com câncer no sistema digestivo há mais de dois anos, quando passou por tratamentos quimioterápicos e algumas cirurgias. Wilma cumpria mandato de vereadora da capital potiguar.

*AGORA RN
Foto: reprodução

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Primeira instância: Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Marcelino Vieira/RN

Prefeito Dibed e vice Dra. Juliana. Foto: reprodução

A Justiça Eleitoral de primeira instância cassou, nesta sexta-feira (05/09), os mandatos do prefeito de Marcelino Vieira,  Hindemberg Pontes de Lima, conhecido por Dibed(Podemos) e,  da vice-prefeita Dra. Juliana Emidia Nascimento Costa(PL), na região oeste potiguar. A sentença foi proferida pelo juiz Osvaldo Cândido de Lima Júnior, da 65ª Zona Eleitoral de Pau dos Ferros, e publicada no Diário da Justiça Eletrônico(DJE).

Os gestores foram denunciados pela prática de abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral de 2024. Além da cassação dos mandatos, também foi determinada a inelegibilidade do ex-prefeito Kerles Jácome Sarmento("Babau") pelo prazo de oito anos. Ele era o chefe do executivo local à época do pleito.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral(AIJE) foi proposta pela coligação "Marcelino Vieira para Todos" - Federação Brasil da Esperança(PT/PCdoB/PV) e PSD.

Por se tratar de decisão de primeira instância, prefeito e vice seguem nos cargos até o julgamento dos recursos.

Em caso da decisão ser mantida, ambos serão afastados e o presidente da Câmara de Vereadores deverá assumir o Executivo Municipal até a realização de novas eleições no município por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

Dibed Pontes foi eleito prefeito em 2024 pelo partido Podemos com  3.135 votos, o equivalente a 50,57% dos votos válidos. Ele derrotou o candidato Dr. Geraldinho(PSD), que obteve 3.064 votos(49,43%). A diferença entre os dois foi de apenas 71 votos. 

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Martha Danyelle Sant’Anna toma posse como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do RN


A magistrada Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa, tomou posse, nesta quinta-feira (4/9), como desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O ato de posse aconteceu no gabinete da Presidência e reuniu magistrados, servidores, familiares e amigos da mais nova integrante da Corte de Justiça potiguar, que chega à segunda instância após 31 anos de magistratura.

“A minha expectativa é contribuir com o colegiado para a distribuição da Justiça. Agradeço a confiança dos que me trouxeram até aqui. Agradeço ao meu marido Marco Aurélio, ao meu filho Rodolfo e a minha filha Sofia que me permitem ter a serenidade necessária para seguir minha carreira e meus objetivos. Darei continuidade ao que tenho feito até hoje como juíza. Quero prosseguir com coragem nessa nova etapa da missão”, disse a desembargadora Martha Danyelle.




A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro, que destacou as qualidades da nova desembargadora.

“Para nós é uma satisfação muito grande, todas as vezes que o Tribunal escolhe um juiz ou uma juíza para integrar a Corte de Justiça. A desembargadora Martha chega por merecimento, que reúne uma série de fatores objetivos. Fiquei muito feliz com o processo de escolha e o fato de ela chegar. É uma conquista, uma realização, um reconhecimento profissional e uma recompensa pelo esforço e dedicação de toda uma história na magistratura”, destacou o presidente do TJRN.

Representatividade feminina

A magistrada ficou em primeiro lugar na lista tríplice para membro efetivo do Pleno do TJRN, após votação dos pares do colegiado, durante sessão ordinária na quarta-feira (3/9). A votação se deu pelo critério de merecimento, que considera, dentre outros aspectos, indicadores como produtividade, acervo e fluxo processual.

A escolha também seguiu a Resolução nº 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a ação afirmativa de gênero para o acesso das magistradas aos tribunais de 2º grau e orientações da Resolução nº 19/2005 do TJRN, que dispõe sobre a movimentação de juízes em primeiro grau e o acesso ao Tribunal de Justiça. Nesse processo avaliativo, Martha Danyelle obteve 94,13 pontos.

A desembargadora Lourdes Azevêdo, presidente do Comitê de Valorização Feminina do Poder Judiciário do RN, parabenizou a mais nova integrante da Corte Potiguar e ressaltou o marco histórico do momento.

“A desembargadora Martha faz história por integrar a primeira lista exclusivamente feminina nos modos da Resolução de 25 de janeiro. Desejo muita felicidade na carreira. Sei que é uma profissional muito competente e sei que será uma excelente desembargadora com uma carreira brilhante para trilhar”.

Reconhecimento

Em seu discurso de posse, a nova desembargadora também fez menção especial ao desembargador aposentado Armando Ferreira, de quem foi assessora no biênio 2000-2002. Ela o definiu como alguém que sempre confiou em seu potencial e a incentivou a seguir em frente na trajetória profissional.

Currículo

Natalense, Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa tem 56 anos e ingressou na magistratura potiguar no dia 30 de dezembro de 1993. A primeira titularidade foi na Comarca de São Bento do Norte.

Passou ainda pela comarca de Tangará, pela 1ª Vara de Ceará-Mirim e pela 8ª Vara Cível de Natal. Foi juíza assessora da Presidência do TJRN no biênio 2001-2002. Desde 2004 é juíza titular da 15ª Vara Cível da capital e atualmente também ocupa o cargo de juíza suplente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

Atuou ainda como juíza convocada no TJRN, substituindo o desembargador Amílcar Maia na 3ª Câmara Cível durante o seu período como presidente do Tribunal (2023-2024), bem como substituiu o desembargador Cornélio Alves durante o período eleitoral do ano de 2022.
A magistrada é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especializações em Poder Judiciário (FGV) e em Direito Processual Civil e Penal (UnP).

Fonte: TJRN

Lei Provincial Nº 414, de 4/09/1858: Criação do município de Campo Grande



Cópia a Lei Provincial Nº 414, de 4 de setembro de 1858, sancionada pelo então presidente da provincia(governador) do Rio Grande do Norte, Antonio Marcelino Nunes Gonçalves:

Elevando a categoria de villa/município a povoação de CAMPO GRANDE com a mesma denominação.

Fonte: Coleção de Leis Provinciais do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Juíza Martha Danyelle Sant’Anna é a mais votada para desembargadora do TJRN

Foto: Elpídio Júnior

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) definiu, na sessão plenária desta quarta-feira (3/9), a primeira lista tríplice destinada a uma vaga exclusiva para mulheres para o cargo de desembargador. A votação se deu de forma unânime e escolheu as três primeiras entre sete magistradas inscritas. Formam a lista, pelo critério de merecimento, as juízas Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa (94,13 pontos), Suely Maria Fernandes Silveira (93,26 pontos) e Patrícia Gondim Moreira Pereira (92,90 pontos).

“Não vou chamar de desembargadora, porque ainda não foi nomeada, mas a doutora Martha saberá corresponder naturalmente porque já passou pela Corte e honrará a toga que irá vestir em segundo grau”, disse o desembargador decano, Amaury Moura Sobrinho.

A escolha seguiu a Resolução nº 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a ação afirmativa de gênero para o acesso das magistradas aos tribunais de 2º grau e já vem sendo implementada nas demais Cortes de justiça do país. A votação seguiu também orientações da Resolução nº 19/2005 do TJRN, que dispõe sobre a movimentação de juízes em primeiro grau e o acesso ao Tribunal de Justiça.

O critério de merecimento afere, dentre outros pontos, a produtividade, o acervo e o fluxo processual, os quais resultam em pontuações. Esses dados estatísticos foram fornecidos por um relatório da Corregedoria Geral de Justiça do RN e basearam o voto do decano da Corte potiguar, desembargador Amaury Moura Sobrinho.

“Tarefa essa extremamente difícil para nós, porque temos que deixar de lado critérios emocionais ou de afinidades, para observarmos requisitos técnicos e administrativos. Mas, todas as candidatas tem currículos similares e possuem histórico de intensa atividade em suas respectivas unidades. Algumas até já compuseram a Corte, ao serem convocadas por férias ou ausência motivada de algum desembargador”, analisa o desembargador.


A juíza Martha Danyelle, que encabeça a lista tríplice, ingressou na magistratura em 1993, com primeira titularidade na Comarca de São Bento do Norte. Passou ainda por Tangará, Ceará-Mirim e pela 8ª Vara Cível de Natal. Desde 2003 é juíza da 15ª Vara Cível da capital e também ocupa o cargo de juíza substituta da Corte do TRE-RN. A magistrada é mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Unifor, com especializações em Poder Judiciário (FGV) e em Direito Processual Civil e Penal (UnP).

Suely Maria Fernandes Silveira iniciou a carreira em 1990, na Comarca de São Rafael, passando ainda por Macaíba, Santa Cruz e pela 1ª Vara de Família de Natal. Desde 2007 é titular da 4ª Vara de Execução Fiscal e Tributária da capital. Ocupa ainda assento no TRE-RN para o biênio 2024-2026, em uma das vagas destinadas a membros da magistratura. Tem MBA em Poder Judiciário pela FGV e especializações em Direito Administrativo e Tributário.

Patrícia Gondim Moreira Pereira, que configura em 3º lugar na lista tríplice, tomou posse como juíza em 1993, começando na Comarca de Florânia. Atuou em Macaíba, Santa Cruz e na 2ª Vara Criminal de Natal até assumir, em 2010, a 1ª Vara da Fazenda Pública da capital. É mestre em Direito pela PUC/SP e possui especializações em Criminologia e Direito Constitucional, ambas pela UFRN. Atualmente, ocupa o cargo de juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do RN.

Para o Pleno, a decisão representa um momento histórico, por se tratar da primeira vez que o TJRN aplica a norma, voltada a ampliar a participação feminina nos cargos de desembargadores e, para os demais integrantes do colegiado, todas as sete candidatas eram merecedoras de ocupar a nova vaga. “Não tenho dúvida de que, se invertêssemos a ordem da classificação, teríamos a mesma qualidade na atual cadeira”, comenta o desembargador Claudio Santos.

“A resolução do CNJ trouxe essa regra, para que os tribunais promovam a maior igualdade possível entre homens e mulheres do 2º grau, já que os tribunais são quase, exclusivamente, masculinos. Mas, o judiciário estadual já terá, agora, a 4ª mulher a compor o TJRN. Teremos uma maior pluralidade de posições que serão externadas nos julgamentos”, completa a desembargadora Lourdes de Azevêdo.

Confira a lista com as sete candidatas:

Ada Maria da Cunha Galvão - Juíza da 4ª Vara Criminal de Natal

Francimar Dias Araújo da Silva - Juíza da 1ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal

Maria Neíze de Andrade Fernandes - Juíza da 2ª Vara de Família e Sucessões de Natal

Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa - Juíza da 15ª Vara Cível de Natal

Patrícia Gondim Moreira Pereira - Juíza 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal

Suely Maria Fernandes Silveira - Juíza da 4ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal

Virgínia de Fátima Marques Bezerra - Juíza da 6ª Vara de Família e Sucessões de Natal

Com a definição da lista tríplice, cabe ao Pleno do TJRN escolher, pelo critério de merecimento, qual das três magistradas será promovida a desembargadora, conforme a Resolução nº 19/2005 do Tribunal.

Fonte: TJRN

Lei Nº 12.402/2025: Reconhece o Pastoril como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do RN

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.402, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece o Pastoril como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o Pastoril. 

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

 FÁTIMA BEZERRA
 Governador

Lei Nº 12.401/2025: Reconhece o Boi de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial do RN

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.401, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece o Boi de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte. 

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: 

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o Boi de Reis. 

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação. 

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República

FÁTIMA BEZERRA
 Governadora

Lei Nº 12.399/2025: Reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do RN a Feira Agropecuária – AGROPEC, realizada em Jandaíra

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.399, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte a Feira Agropecuária – AGROPEC, realizada em Jandaíra, neste Estado.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte a Feira Agropecuária – AGROPEC, realizada no Município de Jandaíra, neste Estado.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

Lei Nº 12.397/2025: Reconhece como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do RN o Festival Gastronômico e Cultural do Município de Monte das Gameleiras

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.397, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o Festival Gastronômico e Cultural do Município de Monte das Gameleiras, neste Estado.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o Festival Gastronômico e Cultural do Município de Monte das Gameleiras, neste Estado.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

Lei Nº 12.396/2025: Reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o MADA – Festival Música Alimento da Alma

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.396, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o MADA – Festival Música Alimento da Alma.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o MADA – Festival Música Alimento da Alma. 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Morre Socorro Fernandes, ex-prefeita de Venha-Ver (RN)


Faleceu nesta terça-feira(02/09), a professora Maria do Socorro Pessoa Fernandes, ex-prefeita da cidade de Venha-Ver, aos 79 anos. A causa oficial da morte não foi divulgada, porém ela estava internada no Hospital Regional de Pau dos Ferros(na região oeste potiguar). 

Ao longo de sua trajetória, Socorro exerceu diferentes funções de relevância pública na região, atuando como Diretora do Centro Social Urbano de Pau dos Ferros, diretora da Rádio Difusora de São Miguel, diretora da APAMI em São Miguel. Ela também assumiu o comando do antigo NURE(atual 15º Direc) em Pau dos Ferros.

No ano de 2004 foi eleita prefeita da cidade de Venha-Ver, pelo PSB, conquistando 1.408 votos(60,38%). Tomou posse em janeiro de 2005, tornando-se a primeira mulher a administrar o município, permanecendo no cargo até 2008. Durante sua gestão, deixou contribuições importantes para o desenvolvimento local.

Em 2008, Socorro tentou se reeleger pelo PSB, porém, perdeu a disputa para o ex-prefeito Expedito Salviano. Na época, ela recebeu 646 votos(25,84%).

Natural de São Miguel-RN, Socorro Fernandes fazia parte de uma família com tradição política na região oeste. Ela era filha do líder político Hesíquio Fernandes de Sá, ex-prefeito de São Miguel. Além disso, era irmã do saudoso Raimundo Fernandes(falecido em 2023), ex-prefeito de São Miguel e ex-deputado estadual do RN por 8 mandatos. 

Potiguar Walter Nunes toma posse como Desembargador Federal do TRF-5

Foto: reprodução

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 realizou, no final da tarde desta segunda-feira (1º/09), a posse solene de Walter Nunes da Silva Júnior no cargo de desembargador federal. A cerimônia aconteceu no Plenário da Corte, diante de familiares, amigos e colegas do magistrado. Walter Nunes, que já havia sido empossado administrativamente desde o dia 4 de junho, assumiu o cargo pelo critério de antiguidade, na vaga deixada com a aposentadoria do desembargador federal Vladimir Carvalho.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado. Em nome da Corte, a desembargadora federal Cibele Benevides saudou o novo integrante do Colegiado. Em seu discurso, Benevides apontou que a trajetória do empossando não pode ser dissociada da figura do pai dele, que foi perseguido durante o regime militar, e destacou a dedicação às questões que envolvem o sistema prisional brasileiro. “Dono de uma mente sempre em ebulição, está sempre estudando, sempre produzindo. É um eterno estudante e aprendiz e, hoje, profundamente dedicado a resolver os problemas do sistema penitenciário brasileiro. Walter Nunes da Silva Júnior construiu sua carreira tijolo por tijolo, em um desenho mágico, como Chico Buarque cantou em sua música preferida, Construção”.

Perfil

Natural de Natal (RN), Walter Nunes é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi titular da 2ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), onde construiu trajetória marcada pela atuação em casos de grande repercussão.

Foi corregedor da Penitenciária Federal em Mossoró (RN), coordenador-geral do Fórum Permanente do Sistema Penitenciário Federal e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e atuou como juiz auxiliar da Presidência e da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Mossoró: Estátua de Santa Luzia é oficialmente inaugurada no Museu do Sertão

Foto: Genário Freire

A imagem monumental evocativa de Santa Luzia foi oficialmente inaugurada neste domingo (31), com a benção do sacerdote Agostinho Justino dos Santos.

O monumento, de 12 metros e 15 toneladas, esculpido pelo artista Bibiu de Lajes, está instalado no acesso ao Museu do Sertão de Mossoró, na estrada da Alagoinha, na zona rural do município.


A estátua foi idealizada e financiada pelo proprietário e curador do equipamento cultural, o professor aposentado Benedito Vasconcelos Mendes.

Segundo ele, a estátua foi um presente ao povo de Mossoró.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Natal tem segunda maior queda populacional entre capitais do Brasil

Foto: reprodução.

Natal registrou a segunda maior queda populacional entre as capitais brasileiras, segundo a Estimativa da População divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, a capital potiguar tem atualmente 784.249 habitantes, 1.119 a menos que no ano passado — uma redução de 0,14%. Entre todas as capitais, apenas Salvador apresentou uma queda maior, de 0,18%.

A cidade concentra quase um quarto da população estadual, que é de 3.455.236 pessoas.

Na sequência aparecem Mossoró, com 278.587 habitantes, e Parnamirim, com 271.713. Juntos, os três municípios somam mais de 1,3 milhão de moradores. Também integram a lista dos mais populosos do estado São Gonçalo do Amarante (124.495) e Macaíba (87.056), reforçando a concentração populacional na Grande Natal.

Viçosa é a cidade menos populosa do RN, com 1,9 mil habitantes


O município de Viçosa, no Alto Oeste Potiguar, é o que tem menor número de habitantes no Rio Grande do Norte, segundo estimativas da população em 2025, divulgadas pelo IBGE nesta quinta-feira (28). Em comparação com a capital Natal, cidade mais populosa do estado (784.249 pessoas), o pequeno município do interior tem 412 vezes a menos o número de residentes.

A segunda cidade menos populosa do Rio Grande do Norte é João Dias, que também fica na região do Alto Oeste. O município tem 2.073 habitantes, conforme os dados do IBGE. A terceira cidade com menos residentes é Ipueira, no Seridó, com 2.090.

Em escala estadual, o Rio Grande do Norte alcançou o número de 3.455.236 pessoas neste ano, representando um crescimento de 1,6%. Essa quantidade de habitantes faz do estado potiguar o 17º mais populoso do País.

As estimativas da população brasileira, incluindo estados e municípios, divulgadas pelo IBGE, são utilizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre o Censo Demográfico. A pesquisa considera alterações de limites territoriais que ocorreram após o último Censo. Os dados têm como data de referência o dia 1º de julho de 2025.

Lista das dez cidades menos populosas do RN

1. Viçosa: 1.900

2. João Dias: 2.073

3. Ipueira: 2.090

4. Galinhos: 2.159

5. Monte das Gameleiras: 2.345

6. Bodó: 2.360

7. Taboleiro Grande: 2.409

8. Timbaúba dos Batistas: 2.424

9. Jardim de Angicos: 2.488

10.Pedra Preta: 2.495

Lista das dez cidades mais populosas do RN

1. Natal: 784.249

2. Mossoró: 278.587

3. Parnamirim: 271.713

4. São Gonçalo do Amarante: 124.495

5. Macaíba: 87.056

6. Ceará-Mirim: 83.543

7. Extremoz: 68.584

8. Caicó: 63.338

9. Açu: 59.099

10. São José de Mipibu: 50.053

Veja também: 

IBGE: População do RN cresce 1,6% e chega a 3,45 milhões em 2025; veja estimativa para cada município

Imagem: reprodução.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (28) a Estimativa da População de todos os municípios e estados brasileiros para o ano de 2025.

O estudo mostra que Natal teve a segunda maior queda populacional entre as capitais do Brasil, -0,14%, atrás apenas de Salvador (-0,18%). A população estimada para a capital potiguar foi de 784.249 pessoas, 1.119 residentes a menos que no ano passado. Em todo o país, 2.079 municípios apresentaram taxas negativas de crescimento.

A redução populacional em capitais é uma novidade das Estimativas de 2025, fato não observado na década passada. Salvador (-0,18%), Belo Horizonte ( 0,02%), Belém (-0,09%), Porto Alegre (-0,04%) e Natal (-0,14%) são as capitais que apresentaram diminuição da população em relação à Estimativa publicada em 2024.O decréscimo reflete a tendência observada no Censo Demográfico 2022.

Por outro lado, a população do estado do Rio Grande do Norte apresentou crescimento de 1,6%, alcançando 3.455.236 pessoas neste ano. O segundo município mais populoso do estado segue sendo Mossoró, com 278.587 residentes.

Os dados da pesquisa são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre o Censo Demográfico. A pesquisa considera alterações de limites territoriais que ocorreram após o último Censo.

Os dados têm como data de referência o dia 1º de julho de 2025. Além de apresentar o contingente populacional e a taxa de crescimento de todos os municípios e unidades da federação do país, o estudo traz a quantidade de habitantes por regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento.

A Região Metropolitana de Natal apresentou um crescimento de 0,40%, com uma população de 1.613.858 pessoas em 2025.

Além de Natal e Mossoró, os outros cinco municípios mais populosos do estado estão localizados na Região Metropolitana, e todos tiveram aumento populacional, sendo eles Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceara-Mirim e Extremoz.

Na outra ponta, Viçosa é o município menos populoso do estado, com 1.900 moradores. Outros com menos de 3 mil habitantes são Ipueira (2.090), João Dias (2.073) e Galinhos (2.159).

Os cinco mais populosos do RN

Natal – 784.249 habitantes
Mossoró – 278.587 habitantes
Parnamirim – 271.713 habitantes
São Gonçalo do Amarante – 124.495 habitantes
Macaíba – 87.056 habitantes

Os cinco menos populosos do RN

Viçosa – 1.900 habitantes
João Dias – 2.073 habitantes
Ipueira – 2.090 habitantes
Monte das Gameleiras – 2.345 habitantes
Bodó – 2.360 habitantes

O levantamento faz parte da atualização anual do IBGE, que detalha o número de habitantes em todos os estados e municípios do país. Os dados são usados como base para políticas públicas, distribuição de recursos e planejamento de serviços como saúde e educação.

Confira a seguir a estimativa populacional de cada um dos 167 municípios do RN, segundo o IBGE:

1º  Natal: 784.249

2° Mossoró: 278.587

3º Parnamirim: 271.713

4º São Gonçalo do Amarante: 124.495

5º Macaíba: 87.056

6º Ceará-Mirim: 83.543

7º Extremoz: 68.584

8º  Caicó: 63.338

9º Assú: 59.099

10º São José de Mipibu: 50.053

11º Currais Novos - 42.922

12º Santa Cruz - 39.101

13º Apodi - 37.486

14º Nova Cruz -  35.523

15º  João Câmara -  34.849

16º  Touros -  34.767

17º Nísia Floresta -  34.325

18°  Pau dos Ferros - 32.123

19º Canguaretama - 30.789

20º Goianinha -  28.422

21º  Baraúna -  28.415

22º  Macau - 28.350

23º Areia Branca -  24.607

24º São Miguel -  24.422

25º  Monte Alegre -  23.953

26° Santo Antônio - 22.793

27º Parelhas - 22.242

28º Caraúbas - 20.182

29º  Jucurutu - 18.304

30º Tibau do Sul - 18.080

31º  São Paulo do Potengi - 17.371

32º  Lagoa Nova - 16.203

33º  Guamaré - 16.076

34º Ipanguaçu - 14.560

35º  Jardim de Piranhas - 14.446

36º Pedro Velho - 14.197

37º  Alexandria - 14.058

38º  Upanema - 14.048

39º  Serra do Mel - 13.819

40º  Arêz - 13.681

41º  Tangará - 13.583

42º Alto do Rodrigues - 12.874

43º Santana do Matos -12.722

44º Brejinho - 12.638

45º  Poço Branco - 12.565

46º Pendências - 12.499

47º Governador Dix-Sept Rosado - 12.231

48º Angicos - 11.985

49º Jardim do Seridó - 11.942

50º Ielmo Marinho - 11.889

51º Montanhas - 11.785

52º Taipu - 11.708

53º Passa e Fica - 11.407

54º Cerro-Corá - 11.334

55º São José do Campestre - 11.298

56º Patu -  11.215

57º Serra Caiada - 11.203

 58º Afonso Bezerra - 11.158

59º Vera Cruz - 11.053

60º Espírito Santo - 10.951

61º Acari - 10.855

62º Rio do Fogo - 10.692

63º Umarizal - 10.655

 64º São Miguel do Gostoso - 10.636

 65 Tenente Ananias - 10.610

66º Florânia - 10.556

67º Maxaranguape - 10.534

 68º Campo Redondo - 10.510
 
69º Bom Jesus - 10.308

 70º  Grossos - 10.281

71º São Tomé - 10.161

72º  Lajes - 10.094

73º Campo Grande - 10.071

74º Carnaubais - 10.026

75º  Pureza - 9.752

76º  Luís Gomes - 9.271

77º Baía Formosa - 9.115

78º Boa Saúde - 8.843

79º  Lagoa Salgada - 8.657

80º Martins - 8.415

81º Carnaúba dos Dantas - 8.296

82º Cruzeta - 8.245

83º Marcelino Vieira - 8.083

84º Jaçanã - 8.053

85º São Rafael -  7.889

86º Portalegre - 7.859

87º Serra Negra do Norte - 7.800

88º  Riachuelo - 7.646

89º Lagoa de Pedras - 7.597

90º Itajá - 7.551

91º Doutor Severiano - 7.262

92º Lagoa D'anta - 6.756

93º Jandaíra - 6.752

94º  Antônio Martins - 6.730

95º Serrinha - 6.608

96º São Vicente - 6.530

97º Caiçara do Norte - 6.479

98º Felipe Guerra - 6.472

99º Pedro Avelino - 6.312

100º Encanto - 6.289

101º Tenente Laurentino Cruz - 6.152

102º São João do Sabugi - 6.136

103º Senador Elói de Souza - 6.027

104º José da Penha - 5.966

105º São Pedro - 5.890

106º Serra de São Bento - 5.866

107º Tibau - 5.748

108º  Rafael Fernandes - 5.682

109º Severiano Melo - 5.616

110º Equador - 5.461

 111º Itaú - 5.447

112º Várzea - 5.387

113º Porto do Mangue - 5.351

114º Coronel Ezequiel - 5.233

115º Japi - 5.219

116º Ouro Branco - 5.084

117º Santa Maria - 5.000

118º Lajes Pintadas - 4.950

119º Parazinho - 4.945

120º Bento Fernandes - 4.911

121º Janduís - 4.813

122º Serrinha dos Pintos - 4.810

123º Almino Afonso - 4.802

124º Sítio Novo - 4.746

125º São José do Seridó - 4.733

126º Messias Targino - 4.410

127º Rodolfo Fernandes - 4.345

128º São Francisco do Oeste - 4.319

129º Coronel João Pessoa -  4.297

130º Riacho de Santana - 4.245

 131º Frutuoso Gomes - 4.230

132º Senador Georgino Avelino -  4.202

133º Barcelona - 4.108

134º Major Sales - 4.086

135º Paraná -  4.048

136º São Bento do Trairi -  3.890

137º Jundiá - 3.868

138º Olho d'água do Borges - 3.736

139º Pedra Grande - 3.736

140º Paraú - 3.650

141º  São Fernando - 3.606

142º Lucrécia -  3.576

143º Triunfo Potiguar - 3.477

144º São Bento do Norte - 3.442

145º Caiçara do Rio do Vento - 3.360

146º Vila Flor - 3.304

147º Ruy Barbosa - 3.253

148º Passagem - 3.233

149º Venha-Ver - 3.005

150º Fernando Pedroza - 3.035

151º Água Nova - 3.029

152º Rafael Godeiro -  3.005

153º Pilões - 2.992

154º Santana do Seridó - 2.796

155º Francisco Dantas - 2.758

156º Riacho da Cruz - 2.724

157º  Lagoa de Velhos - 2.631

158º Pedra Preta - 2.495

159º Jardim de Angicos - 2.488

160º  Timbaúba dos Batistas - 2.424

161º Taboleiro Grande - 2.409

162º Bodó - 2.360

163º Monte das Gameleiras - 2.345

164º Galinhos - 2.159

165º Ipueira - 2.090

166º João Dias - 2.073

167º Viçosa - 1.900

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE)

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Com 7 metros, estátua de Frei Damião é inaugurada em Lajes Pintadas-RN

Estátua de Frei Damião em Lajes Pintadas — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi/Pascom/Lajes Pintadas

Uma estátua de 7 metros de altura em homenagem ao missionário Frei Damião foi inaugurada neste sábado (23) em Lajes Pintadas, município no Agreste do Rio Grande do Norte, distante cerca de 140 km de Natal.

A estátua foi erguida no mirante da cidade, construído em 2022 no mesmo local onde o religioso deixou uma cruz durante uma visita na década de 1960.

Conhecido como o "Apóstolo do Nordeste", Frei Damião peregrinou por diversas cidades da região ao longo de sua missão evangelizadora. Em Lajes Pintadas, sua passagem marcou a comunidade, que preserva até hoje a cruz deixada naquele monte.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, que destacou o significado espiritual da homenagem e o potencial turístico do monumento.

Turismo religioso
Lajes Pintadas está localizada a apenas 15 km de Santa Cruz, cidade que já é referência no turismo religioso por abrigar a estátua de Santa Rita de Cássia, considerada a maior estátua católica do mundo.

A proximidade entre os dois municípios pode favorecer ainda mais o fluxo de visitantes interessados em roteiros de fé e no turismo religioso do estado.

"Para nós é um momento de muita importância, de muita graça porque faz com que Lajes Pintadas entre também como um ponto turístico religioso para a nossa cidade", disse o padre de Lajes Pintadas, José Carlos Arcelino.










História

Segundo informações da Igreja Católica, Frei Damião chegou ao Brasil, em 1931, e passou a morar no Recife. Pio Giannotti, seu nome de batismo, participou de “Santas Missões” durante 66 anos de vida religiosa.

Ele nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898. Aos 13 anos ingressou na vida religiosa, e em 1915, aos 17 anos, emitiu os primeiros votos religiosos e recebeu o nome de Damião.

Frei Damião morreu no Recife, em 1997, aos 98 anos. Ele ficou internado, por vários dias, em um hospital particular.

*G1/RN