sexta-feira, 19 de junho de 2020

Pastor João Fernandes Praxedes: um homem a serviço da fé

*por Gustavo de Castro Praxedes*



Um dos mais conceituados pastores da Assembléia de Deus nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, nasceu João Fernandes Praxedes na fazenda Tabonet, Apodi-RN aos 13.09.1925 e faleceu em João Pessoa-PB aos 17.10.2006, sendo seus pais Francisco Fernandes Praxedes Filho e Maria Amélia Praxedes. No ano de 1931 com apenas seis anos de idade, acompanhou seu pai, quando de sua conversão ao protestantismo. Anos mais tarde, passou a residir em Natal com sua irmã Jacira e aos 18 anos foi batizado no evangelho. Ao Ingressar na Marinha do Brasil, seguiu para o Rio de Janeiro onde prestou serviço. Após a baixa na Marinha, retornou ao seu estado natal para casar com a jovem Alderina Santana, nascida em Mossoró-RN aos 30.08.1929 e falecida em João Pessoa-PB aos 23.09.2002, sendo ela filha de Leôncio José de Santana e Norma Lima de Santana.

No ano de 1953 inicia sua vida de evangelização, passando a fazer parte no corpo de auxiliares da igreja em Mossoró e em 1958 foi consagrado diácono nesta mesma igreja. No ano seguinte (1959) foi consagrado Presbítero, sendo encaminhado para pastorear a Assembléia de Deus nos municípios de Patú, Apodi, Caraúbas, Janduís, Almino Afonso e Demétrio Lemos, bem como as dos povoados de Mineiro e Serrinha do Major. Durante sete anos levou a palavra de Deus ao mais distante ponto da região, na maioria das vezes, sem dispor de recursos financeiros, fazia o trajeto a pé. Em 1962 sagrou-se Evangelista e em 1965 foi elevado a categoria de Pastor. Neste mesmo ano, foi transferido para Pau dos Ferros-RN onde ficou responsável pela evangelização nos municípios de Umarizal, Serra dos Martins, Marcelino Vieira, Alexandria, José da Penha, Luís Gomes, Itaú, São Miguel e nos povoados de Rancho do Povo, Sossego, Vitória e Mundo Novo; No ano de 1968, foi convidado pela Convenção Estadual da Assembléia de Deus na Paraíba para pastorear a cidade de Souza e os municípios de Santa Cruz, São Gonçalo, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Coremas. Em 70 passou a pastorear em Itabaiana, sendo responsável também pelas cidades de Natuba e Salgado de São Felix. Quatro anos depois (1974) foi transferido para Cabedelo-PB onde permaneceu até seu falecimento. Como reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da evangelização, foi eleito Segundo Vice-Presidente da Convenção Estadual das Assembléias de Deus da Paraíba-COMADEP.

Somando tudo que realizou a serviço da palavra, sua biografia o descreve como “um incansável batalhador no evangelho. Não só atuando como pastor, mas como psicólogo, delegado, pedreiro, servente de pedreiro, eletricista, mestre de obras, encanador, marceneiro (...), por todas as cidades que passou, construiu templos (...) casas pastorais, congregações inúmeras”, além da construção de muitas moradias para os irmãos mais necessitados.

O pastor João Praxedes e dona Alderina foram pais de Joáz Santana Praxedes, Joatan Santana Praxedes, Léa Santana Praxedes, Lia Santana Praxedes, Lélia Santana Praxedes, Lênia Santana Praxedes, Leila Santana Praxedes, Leda Santana Praxedes, Liene Santana Praxedes e Lení Santana Praxedes, todos educados no evangelho e propagadores da fé em Cristo.

*Gustavo de Castro Praxedes é Cientista Social, historiador, e genealogista. 
Dados gentilmente cedidos pela família do Pastor João Praxedes


Postado pro Francisco Verissimo - Portal Fatos do RN

domingo, 14 de junho de 2020

Candidatos à Reitoria da UFERSA

 

O processo de consulta à comunidade acadêmica com a finalidade de formação da Lista Tríplice para escolha à Reitoria da Ufersa, será realizada nesta segunda-feira, dia 15 de junho de 2020, das 8h às 19h59, via plataforma eletrônica SIGEleição. Cerca de 12 mil membros entre professores, técnicos-administrativos e estudantes do Campus Sede, em Mossoró, e nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros irão fazer sua indicação entre os(as) postulantes, por ordem alfabética:

Jean Berg Alves da Silva – 71
Josivan Barbosa Menezes Feitoza – 74
Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira – 73
Rodrigo Nogueira de Codes – 70
Rodrigo Sérgio Ferreira de Moura – 72

Confira a lista dos aptos a votarem: Docentes, Técnicos-Administrativos, Discentes

Vejamos um pouco sobre o perfil dos postulantes ao comando da Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA:


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
Jean Berg e Subênia  - "Mais Ufersa, Faz Acontecer" - 71 

JEAN BERG ALVES DA SILVA, candidato a Reitor

Casado com Luzia Lidiane de Oliveira Moura, pai de Jean Berg Alves da Silva Filho (16 anos) e João Pedro de Oliveira Alves da Silva (11 anos), Jean Berg Alves da Silva nasceu no município de Patu-RN, mas cresceu no bairro Belo Horizonte na cidade de Mossoró. Filho da professora Francisca Alves da Silva e do pequeno comerciante autônomo Sizenaldo da Silva, Jean Berg estudou em escola pública durante seu ensino fundamental até ter conquistado uma bolsa de estudos para ingressar no ensino particular. Seu próximo passo foi conhecer a Ufersa ao entrar na terceira turma de medicina veterinária e auxiliar no processo de formação do curso. Retornou à instituição como docente após realização de mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Sua principal bandeira é a defesa da importância da universidade como um meio de inclusão social e de desenvolvimento econômico para o semiárido brasileiro.

SUBÊNIA KARINE DE MEDEIROS, candidata a vice-reitora 

Subênia é natural de Mossoró e estudou através do ensino público até ter ingressado no Colégio Passos Livres, a partir do 5° ano do ensino fundamental. Após a separação dos seus pais, aos 3 anos, foi criada somente pela mãe, Maria Suzete da Silva, que era costureira e comerciante em um bairro da periferia da cidade. Logo cedo, com apenas 12 anos, percebeu que precisava ajudar sua mãe nas despesas da casa e passou a vender bijuterias na porta de uma indústria de castanhas. A parceria entre mãe e filha fez evoluir a atuação com vendas, ao ponto de Subênia passar toda a sua adolescência conciliando estudos e comércio. Aos 19 anos, entrou para o curso de Licenciatura em Física na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Após um tempo batalhando para conciliar estudos e comércio, Subênia se formou em Física e ao concluir seu mestrado e doutorado na área, optou por seguir a carreira acadêmica, atuando na Uece, Uern e, posteriormente, na Ufersa como professora efetiva. Desde então, vem atuando no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de iniciação científica, investindo na ciência produzida por mulheres.

Josivan Barbosa e Nilza Alves - "Ufersa em Boas Mãos" - 74

JOSIVAN BARBOSA MENEZES FEITOSA, candidato a Reitor
Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (atualmente UFERSA) -1986, mestre em Ciências dos Alimentos pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Atualmente UFLA) - 1992 e doutor em Ciências dos Alimentos (Fisiologia Pós-Colheita) pela Universidade Federal de Lavras (1996). Coordenador do Programa de Pósgraduação em Agronomia - Fitotecnia (1997 a 1998) e coordenador de Pesquisa e Pós-graduação da ESAM (1998 - 2003). Diretor da ESAM no período de Fevereiro de 2004 a Agosto de 2005. Condução o processo de transformação da ESAM em Universidade Federal. Reitor pro tempore da UFERSA a partir da sua criação em 1º. de Agosto de 2005. Quando concorreu ao cargo de Dirigente Institucional era bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CONECIT) e do Conselho Técnico-Científico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN). Presidente do CODESFE (Conselho de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior Isoladas e em Desenvolvimento) e atuou como membro externo no processo de seleção do Chefe Geral da Embrapa Agroindústria Tropical em janeiro de 2008.  Primeiro Reitor da UFERSA de 2008 a 2012. Secretário de Planejamento do Município de Mossoró - RN em 2015. Em Junho de 2015 foi aprovado em concurso de provas e títulos para professor Titular do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da UFERSA. 

NILZA DUTRA ALVES, candidata a vice-reitora 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1991), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Professora da ESAM/UFERSA, desde 1998. Atualmente é professora associada IV. Tem grandes trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. É professora do curso de medicina veterinária desde de 1998 e tendo ministrado diversas disciplinas: doenças infectocontagiosa dos animais domésticos; prática hospitalar; farmacologia veterinária; e ministra as disciplinas de terapêutica veterinária, toxicologia veterinária, clinica medica de pequenos animais; microbiologia ambiental e saúde pública e meio ambiente. Foi diretora do Hospital veterinário da UFERSA, conselheira do conselho técnico administrativo da ESAM e conselheira do conselho universitário da UFERSA durante 5 mandatos. Fez parte da comissão de elaboração do primeiro estatuto da UFERSA e do regimento geral, da comissão própria de avaliação (CPA), da comissão de vestibular da ESAM; da comissão permanente de processo seletivo da UFERSA; da comissão para analise da viabilidade da criação do curso de medicina da UFERSA; conselheira do conselho federal de medicina veterinária. É Avaliadora de curso e instituições de ensino superior(INEP/MEC); membro do colegiado do curso de pós-graduação em ambiente, tecnologia e sociedade (3 mandatos); membro da academia cearense de medicina veterinária; membro do núcleo docente estruturante do curso de medicina veterinária; tem vários trabalhos científicos publicados em revistas internacionais; coordena e faz parte de vários projetos de pesquisa e de extensão, destaque para os projetos de pesquisa e extensão com animais em condições de riscos e para os projetos de zooterapia com crianças, adolescentes e adultos em situações de vulnerabilidade social. 

Ludimilla Oliveira e Roberto Pordeus - "Acredite na Mudança", 73

LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA, candidata a Reitora 

Ludimilla Oliveira é graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , possui Especialização em Direito Ambiental, e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, na área de concentração Urbanização, Projetos e Políticas Físico Territoriais, tendo realizado pesquisa sobre gentrificação e centralidades urbanas. É professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-árido UFERSA, na área interdisciplinar nos níveis de graduação e pós -graduação. Foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura da mesma Universidade, atuou como assessora e conselheira dos conselhos superiores da universidade, e foi chefe de departamento. Atualmente é Presidente do Conselho da Comunidade da Penitenciaria Federal em Mossoró e pertence ao Conselho de Administração - CONSAD da UFERSA. E sócio- correspondente da União Brasileira de Escritores UBE -RJ - RN. Sócioefetiva do Instituto Histórico e Geográfico do RN cadeira 148, que tem como Patrono Jerônimo Gueiros , membro da ALAMP- Associação Lítero Artística das mulheres Potiguares, ocupa a cadeira 23 da AMOL. - Academia Mossoroense de Letras. Pertence a ABMCJ -RN, Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica. É a atual Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da UFERSA.

ROBERTO VIEIRA PORDEUS, candidato a vice-reitor 

Roberto Vieira Pordeus, nascido em Campina Grande, estado da Paraíba, em 19/06/1953. É casado com Gilsélia Braz de Macedo Pordeus desde 1982. Pai de Roberta Larissa Braz Pordeus. Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1982), mestrado em Agronomia na área de Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1990) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG (2005). Ingressou na Ufersa em junho de 2004 ainda no tempo da ESAM; Atualmente é professor das disciplinas Introdução a Engenharia Agrícola e Ambiental; Salinização e Drenagem, e Avaliação e Pericia.
Rodrigo Codes e Edcarlos Leite, "Novas conquistas, compromisso e ação"- 70 

RODRIGO NOGUEIRA DE CODES, candidato a Reitor

Possui dupla graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2003) e em Engenharia Generalista pela Ecole Centrale de Lyon (2003) da França. Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2006). Doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais na Ecole Normale Supérieure de Cachan (ENS Cachan) na França (2011), com estágio doutoral na Norwegian University Of Science and Technology(NTNU) na Noruega(2008). Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coordenador da Regional Nordeste do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das IFES - COGRAD/ANDIFES (2018 - 2019). Coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFERSA - COMFOR (2018 - atual).  Presidente do Comitê de Graduação da UFERSA (2016 - atual). Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Professor Associado I do Centro de Engenharias. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFERSA. Chefe do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas (DCAT) por dois mandatos (2013 - 2016) e membro do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFERSA (2015 - 2017).  Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em propriedades mecânicas e físicas dos materiais, mecânica experimental, correlação digital de imagens, leis de comportamento dos materiais e instabilidades dos materiais. 

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1099550358065745

FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE, candidato a vice-reitor 

É Bacharel (1999), Licenciado (2004), Mestre (2003) e Doutor (2007) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Aplicada ao Petróleo, Física Estatística, Sistemas Complexos, Simulações Computacionais, Fenômenos Críticos, Análise Estatística de Sinais Complexos utilizando Métodos da Física Matemática. Ingressou na UFERSA - Campus Angicos em janeiro de 2009. Hoje, é professor associado I e leciona componentes curriculares na área da Física no Curso Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - UFERSA(Campus Mossoró).  É membro do Conselho do Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA (2ª vez - 2017-2019 e 2019-atual), do Conselho Universitário - CONSUNI(3 ª vez - 2013-2015, 2015-2017 e 2019-atual), do Conselho de Administração - CONSAD(2017-2019) e representante no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE(2019-atual) pelo CMA. Participou de vários momentos e processos importantes do Campus Angicos e da UFERSA. Diretor(2010-2012), Vice-Diretor(2012-2016) do Campus da UFERSA Angicos. Participou do processo de instalação do Campus em sua sede própria(jan/2011). Fez parte da Chefia de Departamento(2017-2018). Elaborou o processo de cadastro e implementação do Polo UAB no Campus Angicos, do qual foi coordenador por 4 anos(2016-2019). 

Rodrigo Sérgio e Edwin Barreto - Ufersa do Futuro" - 72

RODRIGO SÉRGIO FERREIRA DE MOURA, candidato a Reitor 

É graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba e em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, tendo iniciado seu curso pela ESAM/UFERSA. É mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande e doutor Direito pela Universidade de Brasília. Foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFERSA em duas gestões, Assessor Jurídico na Reitoria, Presidente da Fundação Guimarães Duque de apoio à UFERSA e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis.

EDWIN LUIZE FERREIRA BARRETO, candidato a vice-reitor 

É graduado em Engenharia Elétrica pela UFRN e doutor em Engenharia Elétrica pela UFRN. Foi membro titular do CONSEPE, coordenador dos cursos de graduação em Engenharia Civil e em Ciência e Tecnologia no campus Angicos, Chefe de Departamento (DCETH/Angicos), e atualmente ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Engenharia e Tecnologia, no Centro de Engenharias (Campus Mossoró), onde está lotado.

Para mais informações, acesse  o portal da UFERSA: https://ufersa.edu.br/

*Francisco Veríssimo - Portal Fatos do RN

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Lei Nº 10.728/2020: Denomina de João Alves de Lima a Central do Cidadão da Cidade de São Miguel/RN


RIO GRANDE DO NORTE 

LEI Nº 10.728, DE 09 DE JUNHO DE 2020. 

Denomina de João Alves de Lima a Central do Cidadão da Cidade de São Miguel/RN.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: 

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica denominado de João Alves de Lima, o prédio da Central do Cidadão da Cidade de São Miguel/RN. 

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário. 

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 09 de junho de 2020, 199º da Independência e 132º da República. 

FÁTIMA BEZERRA
 Governadora