*por Gustavo de Castro Praxedes*
Um dos mais conceituados pastores da Assembléia de Deus nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, nasceu João Fernandes Praxedes na fazenda Tabonet, Apodi-RN aos 13.09.1925 e faleceu em João Pessoa-PB aos 17.10.2006, sendo seus pais Francisco Fernandes Praxedes Filho e Maria Amélia Praxedes. No ano de 1931 com apenas seis anos de idade, acompanhou seu pai, quando de sua conversão ao protestantismo. Anos mais tarde, passou a residir em Natal com sua irmã Jacira e aos 18 anos foi batizado no evangelho. Ao Ingressar na Marinha do Brasil, seguiu para o Rio de Janeiro onde prestou serviço. Após a baixa na Marinha, retornou ao seu estado natal para casar com a jovem Alderina Santana, nascida em Mossoró-RN aos 30.08.1929 e falecida em João Pessoa-PB aos 23.09.2002, sendo ela filha de Leôncio José de Santana e Norma Lima de Santana.
No ano de 1953 inicia sua vida de evangelização, passando a fazer parte no corpo de auxiliares da igreja em Mossoró e em 1958 foi consagrado diácono nesta mesma igreja. No ano seguinte (1959) foi consagrado Presbítero, sendo encaminhado para pastorear a Assembléia de Deus nos municípios de Patú, Apodi, Caraúbas, Janduís, Almino Afonso e Demétrio Lemos, bem como as dos povoados de Mineiro e Serrinha do Major. Durante sete anos levou a palavra de Deus ao mais distante ponto da região, na maioria das vezes, sem dispor de recursos financeiros, fazia o trajeto a pé. Em 1962 sagrou-se Evangelista e em 1965 foi elevado a categoria de Pastor. Neste mesmo ano, foi transferido para Pau dos Ferros-RN onde ficou responsável pela evangelização nos municípios de Umarizal, Serra dos Martins, Marcelino Vieira, Alexandria, José da Penha, Luís Gomes, Itaú, São Miguel e nos povoados de Rancho do Povo, Sossego, Vitória e Mundo Novo; No ano de 1968, foi convidado pela Convenção Estadual da Assembléia de Deus na Paraíba para pastorear a cidade de Souza e os municípios de Santa Cruz, São Gonçalo, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Coremas. Em 70 passou a pastorear em Itabaiana, sendo responsável também pelas cidades de Natuba e Salgado de São Felix. Quatro anos depois (1974) foi transferido para Cabedelo-PB onde permaneceu até seu falecimento. Como reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da evangelização, foi eleito Segundo Vice-Presidente da Convenção Estadual das Assembléias de Deus da Paraíba-COMADEP.
Somando tudo que realizou a serviço da palavra, sua biografia o descreve como “um incansável batalhador no evangelho. Não só atuando como pastor, mas como psicólogo, delegado, pedreiro, servente de pedreiro, eletricista, mestre de obras, encanador, marceneiro (...), por todas as cidades que passou, construiu templos (...) casas pastorais, congregações inúmeras”, além da construção de muitas moradias para os irmãos mais necessitados.
O pastor João Praxedes e dona Alderina foram pais de Joáz Santana Praxedes, Joatan Santana Praxedes, Léa Santana Praxedes, Lia Santana Praxedes, Lélia Santana Praxedes, Lênia Santana Praxedes, Leila Santana Praxedes, Leda Santana Praxedes, Liene Santana Praxedes e Lení Santana Praxedes, todos educados no evangelho e propagadores da fé em Cristo.
*Gustavo de Castro Praxedes é Cientista Social, historiador, e genealogista.
Dados gentilmente cedidos pela família do Pastor João Praxedes
Postado pro Francisco Verissimo - Portal Fatos do RN
Só uma correção, ambos, pastor João Praxedes e sua esposa, irmã Alderina Santana, faleceram e estão sepultados na cidade de Cabedelo e não João Pessoa, como foi falado no texto!
ResponderExcluirJailson!De fato o pastor João Praxedes faleceu em Cabedelo-PB mas sua esposa foi em João Pessoa. Ambos são sepultados em Cabedelo.
ResponderExcluirAgradeço ao Sr. Jesus por ter conhecido esse santo homem de Deus, e guardo até hoje os seus ensinamentos.
ResponderExcluir