domingo, 29 de março de 2015

Patriarcas do Oeste Potiguar(II)

Em 1748 o renomado genealogista ANTONIO JOSÉ VITORIANO DA FONSECA(Borges da Fonseca), autor da famosa “Nobiliarquia pernambucana”, afirmava que os portugueses são mais amigos de adquirirem glória pelo braço do que pela pena”. Esta assertiva encontra guarida quanto aos portugueses que povoaram estes sertões, posto que raríssimos são os manuscritos deixados  como legados histórico. 

Na tríade oestana(Martins-Portalegre-Apody) o português concretizou o elemento de penetração decisiva e construiu por toda parte família, desenvolvendo sociedade. No aspecto econômico, ocuparam o primeiro plano na exploração das terras férteis. Numa análise acurada, obervamos que as primeiras famílias fidalgas de sangue e espada manifestaram a tendência de procura o quanto possível uniões com famílias semelhantes, formando-se clãs poderosos. Com os entrelaçamentos familiares endogâmicos (entre parentes), de preferência entre pessoas que traziam um brasão e maneiras nobres, criaram-se atitudes altaneiras, ufanistas, fruto do preconceito de casta. 

Cruzando-se dados genealógicos, depara-se com a evidência de que estas terras oestanas só forma concedidas à estes portugueses (conhecidos como reinós), por serem parentes próximos dos primeiros governos da Capitania, como também por que se impunham pelos seus próprios recursos, dando princípios aos feudos que se tornaram tradicionais no Oeste: Os Pintos(do Apody), os Gomes de Amorim(Martins), os Paiva(Portalegre), os Fernandes(Pau dos Ferros), os Moura(Patu), Os Gurgéis(Caraúbas-Felipe Guerra).

Continuando o ciclo de povoamento, encontramos o português SEBASTIÃO MACHADO DE AGUIAR, fundador de São Sebastião(atual Gov. Dix. Sept Rosado), procurando manter a nobreza, casando-se com D. CATHARINA DE AMORIM E OLIVEIRA, filha do patriarca José Martins de Oliveira(2º deste nome), e D. Maria Gomes D’Amorim, sendo Catharina irmão inteira do Capitão Antonio Pereira Gondim. Observe-se o entrelaçamento de Sebastião Machado com uma filha de um dos primeiros povoadores da Serra do Martins. 

Dado a proximidade com Mossoró, encontramos concentrações patriarcais na antiga São Sebastião, destacando-se ainda do alferes ANTONIO DE MORAIS BEZERRA, um dos fundadores daquela urbe, tendo casado em primeiras núpcias com D. Maria José da Cunha. Casou-se em segundas núpcias com D. Maria José de Assumpção. É o trono de numerosas famílias, dentre as quais destacam-se: VENTURA DE MORAIS, MORAIS BEZERRRA, COSTA MORAIS, MORAIS CORREIA, MORAIS CALHEIROS, MORAIS BRITO,  MORAIS DE MACEDO, VALENTIM DE MORAIS, VALENTIM DE MACEDO, MORAIS DE PAIVA, NEVES MELLO, etc. 

A numerosíssima família SILVEIRA(de Gov. Dix-Sept) tem a sua origem no tenente DOMINGOS DA SILVEIRA(filho do patriarca martinense José Martins de Oliveira e D. Catharina Gomes D’Amorim0, casado com D. Francisca de Jesus Maria. 

Um neto de DOMINGOS DA SILVEIRA, por nome Carlos Magno da Silveira, foi até Minas Gerais montado em seu cavalo russo “Vira Mundo” e chegaram vivos aos pagos de São Sebastião. Uma filha deste patriarca, por nome Joana Gomes casou-se com um Cambôa. Sr. José de Góis Nogueira, tronco dos NOGUEIRA DA SILVEIRA. A mesma Joana casou-se em segundas núpcias com José Freire de Oliveira, tronos dos FREIRE e FREIRE DA SILVEIRA, do Apody. 

A povoação inicial de Gov. Dix-Sept Rosado teve a decisiva participação do português ALEXANDRE NETO DE FREITAS COSTA, natural da cidade de Guimarães, tendo se casado no Rio Grande do Norte com a Sra. ANNA DA ROCHA. É o tronco das famílias FREITAS COSTA, NOGUEIRA DA COSTA, ROCHA NOGUEIRA, NOGUEIRA DE FREITAS, etc. 
O eminente historiador/folclorista CÂMARA CASCUDO afirma que os portugueses aqui chegaram vindos de Pernambuco. De lá vinham os comboeiros tangendo gado e fincando nos taboleiros os sinais de sua posse. 

Outro patriarca, progenitor de muitas famílias oestanas, reside na pessoa do Capitão Leandro Bezerra Cavalcante(O fundador de Caraúbas-RN), natural do Cabo-PE. Casou-se este cm ANNA DE SOUZA VASCONSELOS, filha do português FRANCISCO DE SOUZA FALCÃO, que também veio do Cabo até Caraúbas, onde fixou-se com a prole. É o tronco da família “Cachoeira”, e progenitor dos muitos CAVALCANTIS, HOLANDA CAVALCANTI, BEZERRA e MARINHOS da Região Oeste. Houve época, em Pernambuco, em que se dizia “que quem não era Cavalcanti era cavalgado”, manifestando-se assim a prepotência familiar dos que por muito tempo detiveram o domínio sobre engenhos e vilas. Afirmam os historiadores que os Cavalcantis tem raízes fidalgas, fincadas na Itália. 

Nos rincões e chã da serra do Patu tivemos o patriarca Capitão-Mór GERALDO SARAIVA DE MOURA, casado em primeiras núpcias com Dona Micaela Arcângela da Cruz, e em 2ª núpcias com D. Rita Maria de Jesus. Esse patriarca é o genitor do herói do movimento republicano de 1817(em Portalegre), Sr. DAVID LEOPOLDO TARGINO, tronco das famílias BANDEIRA DE MOURA, LEÃO DE MOURA, SARAIA LEÃO, SARAIVA DE MOURA, JÁCOME DE MOURA, CHAVES MELO, ÁLVARES AFONSO. EM 1729 o Capitão Geraldo Moura(falecido em 1808) passou a escritura de doação de um pedaço de terra para o patrimônio de Nossa Sra. das Dores no lugar Patu de dentro. O abolicionista ALMINO AFONSO era bisneto desse patriarca. 

26.01.95. 

FONTE DE PESQUISA: VING-UN ROSADO “in” UM APODIENSE NAS MINAS GERAIS E OUTROS ESTUDOS”. 
- MARCOS FILGUEIRA – “VELHOS INVENTÀRIOS DO OESTE POTIGUAR”. 
- PETRONIDO HEMETÈRIO FILHO – “HISTÓRIA DO PATU. 

Por Marcos Pinto – historiador e advogado. 

sábado, 28 de março de 2015

Universidades e Institutos do RN

Principais faculdades e institutos federais e estaduais do Estado do Rio Grande do Norte

Universidades Públicas: 



Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) - É considerada a melhor faculdade do Estado, como também das Regiões Norte e Nordeste. Possui unidades nos municípios de Natal, Santa Cruz, Caicó. Acesse o Portal da UFRN.


Universidade Federal  Rural  do Semi-Árido(UFERSA) - Segunda melhor universidade do RN. Possui Campus  nos município de: Mossoró, Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros. Viste o Portal da UFERSA


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) - Possui Câmpus em Mossoró(Campus Central), Pau dos Ferros, Patu, Assú, Natal, Caicó e vários núcleos espalhados pelo Estado. Para saber mais confira o Site da UERN

Universidades Privadas: 




 Universidade Potiguar(UNP) - Uma das principais universidades privadas do Estado, seu Campus Central fica na cidade de Natal, também possui Câmpus na cidade de Mossoró. .Acesse o site da UNP. 

NATAL: 

 Faculdade de Ciências e Tecnologías de Natal (FACITEN) 

 Faculdade de Ciências. Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX)

 Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal (FACEN)

 Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN)

Faculdade de Natal (FAL)

Faculdade Dom Heitor Sales

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC)

Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN) - 

MOSSORÓ:

Faculdade de Cs. e Tecnologia Mater Christi

Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE)


Faculdade de Teologia Cardeal Eugênio Sales (FCS) - Localizada em Caicó. 

Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST) - Localizada em Caicó. 


Faculdade do Seridó (FAS) -  Fica localizada no município de Currais Novos. 


Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP) - Localizada no município de Pau dos Ferros 

Faculdade União Americana - Localizada em Parnamirim


Institutos Públicos: 


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN) - O principal Instituto público do RN . Possui Câmpus  em Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal -  Central, Natal -  Zona Norte, Natal - Cidade Alta, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi  Lajes e Parelhas. Acesse o Portal do IFRN para saber mais 

Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP) 

Institutos Privados: 

NATAL: 

Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte (IESRN)

Instituto Natalense de Educação Superior (INAES) 

Instituto de Pós-Graduação & Graduação (IPOG)