Situada na zona oeste do Rio Grande do Norte, a cidade de Umarizal originou-se de uma pequena povoação às margens do “Riacho Gaviam”, conforme rezam velhos documentos. Diversas fazendas de criar e plantar, existentes nas redondezas, desde as primeiras décadas do século XVIII, determinaram o povoamento e a consequente formação do arruado.
Em 1902, povoado de Gavião, assim denominado, já contava com cemitério, capela, e algumas casas de taipa e palha.
A Capela do Sagrado Coração de Jesus, hoje Igreja Matriz, foi construída por iniciativa do Pe. Abdon Malibeu, em 1902, tendo depois sofrido remodelações.
Pertencente a Paróquia de Martins só veio torna-se Paróquia no dia 04 de Janeiro de 1959 através do decreto 9/58 estabelecido pelo Bispo Diocesano Dom Eliseu Simões Mendes, tendo como Padroeiro o Sagrado Coração de Jesus. Integrou primeiramente o município de Lucrécia até o dia 05 de maio de 2006, atualmente integra apenas o município de Olho D’água do Borges.
Seu primeiro vigário paroquial foi o Pe. José Sauer que administrou a Paróquia de Janeiro de 1959 a Abril de 1961, seguido de: Pe. Hamilcar Mota da Silveira maio de 1961, Pe. Militino Leite - junho de 1961 a agosto de 1961; Pe. Arlindo Fernandes de Oliveira agosto de 1961 a Abril de 1963, Pe. José Zilmar de Andrade, abril de 1963 a Fevereiro de 1966, Pe. José Bezerra Sobrinho fevereiro de 1966 a fevereiro de 1969, Pe. José Zilmar de Andrade Fevereiro de 1969 a janeiro de 1972, Pe. Antonio Elias dos Santos Janeiro de 1972 a Fevereiro de 1972, Pe. José Zilmar de Andrade Fevereiro de 1972 a Setembro de 1973, Pe. Guido Tonelotto Outubro de 1973 a Abril de 1977, Pe. Walter Collini outubro de 1973 a abril de 1977, Pe. Mariano Manzana abril de 1977 a agosto de 1993, Pe. Dário Tórboli setembro de 1993 a junho de 1994, Pe. José Milton de Oliveira Júnior julho de 1994 a junho de 1995, Pe. Antonio Araújo de Oliveira Neto fevereiro de 1995 a fevereiro de 2007, Pe. João Batista Silva de Mendonça atual pároco.
No dia 04 de janeiro de 2009 a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus completou cinquenta anos de caminhada paroquial, sua história caminha no curso do surgimento da nossa cidade, pois, a mesma surgiu aos arredores da Capela do Sagrado Coração de Jesus, hoje a nossa Igreja Matriz, Umarizal emancipou-se no dia 27 de Novembro de 1958.
O município de Umarizal tem uma área de 214 km². Já o município de Olho D’água do Borges, tem uma área de 151,5 km².
Há, na sede, dois templos de maior relevância – a Matriz no Centro da cidade e a Capela de São José, esta no Bairro homônimo – e mais quatro capelas: Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro Caraíbas; Santa Luzia, no bairro homônimo, São Francisco no bairro COHAB e Santo Expedito no Bairro Belo Horizonte.
No município de Olho D’água do Borges existe a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Na zona rural do município de Umarizal, existem as capelas de: São José (Sítio Cajazeiras), São Pedro (Sítio Traíras), Santo Antonio (Sítio Estaleiro), Sagrada Família (Sítio Salva Vidas) e Santa Catarina Sena (Sítio Chapéu), São José (Sítio Teixeira), Nossa Senhora Aparecida (Sítio Cachoeira), São João Batista (Várzea do Barro), estão sendo construídas capelas nas Comunidades de Água Branca (São Pedro), Caiçara de Cima (São Francisco) e Caiçara de Baixo (São Benedito).
Para atender os fiéis católicos que são a maioria nos municípios citados anteriormente, atualmente a Paróquia realiza o seu trabalho Pastoral contando com a seguinte estrutura: Centro Paroquial, Secretaria Paroquial e uma casa na cidade de Olho D’água do Borges.
Fonte: http://paroquiadeumarizal.blogspot.com/
OBS: O Distrito de Salva Vidas e os Sítios Chapéu e Estaleiro não pertencem ao município de Umarizal e sim ao de Martins, portanto a Paróquia abrange não somente a cidade-sede e Olho D'Água do Borges, mas também a área rural do pé da Serra do Município de Martins.
OBS: O Distrito de Salva Vidas e os Sítios Chapéu e Estaleiro não pertencem ao município de Umarizal e sim ao de Martins, portanto a Paróquia abrange não somente a cidade-sede e Olho D'Água do Borges, mas também a área rural do pé da Serra do Município de Martins.