segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Vice-governador Walter Alves assume interinamente o Governo do RN

Foto: reprodução.

Na noite deste domingo(26 de fevereiro), o vice-governador Walter Alves (MDB) assumiu interinamente o comando do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, enquanto a governadora Fátima Bezerra (PT) cumpre uma agenda em Portugal.

A gestora viajou em busca de parcerias para promover o turismo e atrair investimentos em energias renováveis para o estado. Por se tratar de agenda inferior a 15 dias, não foi preciso solicitar autorização à Assembleia Legislativa.

Walter Alves ficará à frente do executivo estadual até o retorno da governadora, previsto para o próximo domingo (5).

WALTER PEREIRA ALVES nasceu em Natal no dia 27 de fevereiro de 1980, é administrador e político. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), é filho do ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho.

Começou a carreira política ao ser eleito deputado estadual pelo PMDB em 2006, reelegendo-se em 2010. Foi Deputado Federal por 2 mandatos, de 2015 a 2019 e de 2019 a 2022.

Nas eleições estaduais de 2022 foi eleito vice-governador do RN na chapa de Fátima Bezerra(PT).

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Membros das Comissões da Assembleia Legislativa do RN



Comissão de Constituição, Justiça e Redação:

Titulares – Francisco do PT, Hermano Morais (PV), Kleber Rodrigues (PSDB), Ubaldo Fernandes (PSDB), Adjuto Dias (MDB), Galeno Torquato (PSDB) e Dr. Kerginaldo (PSDB).

Suplentes – Divaneide Basílio (PT), George Soares (PV), Coronel Azevedo (PL), Nelter Queiroz (PSDB), José Dias (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB) e Tomba Farias (PSDB).

Comissão de Finanças e Fiscalização:

Titulares – Isolda Dantas (PT), Cristiane Dantas (SDD),Tomba Farias (PSDB), Nelter Queiroz (PSDB), José Dias (PSDB), Coronel Azevedo (PL) e George Soares (PV).

Suplentes – Francisco do PT, Luiz Eduardo (SDD), Gustavo Carvalho (PSDB), Dr. Kerginaldo (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), Neilton Diógenes (PL) e Hermano Morais (PV).

Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública:

Titulares – Tomba Farias (PSDB), Luiz Eduardo (SDD), Taveira Júnior (União), Coronel Azevedo (PL) e Terezinha Maia (PL).

Suplentes – José Dias (PSDB), Cristiane Dantas (SDD), Ivanilson Oliveira (União), Neilton Diógenes (PL) e Adjuto Dias (MDB).

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo:

Titulares – Isolda Dantas (PT), Divaneide Basílio (PT), Luiz Eduardo (SDD), Eudiane Macedo (PV), Neilton Diógenes (PL).

Suplentes – Francisco do PT, George Soares (PV), Cristiane Dantas (SDD), Hermano Morais (PV) e Coronel Azevedo (PL).

Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania:

Titulares – Ubaldo Fernandes (PSDB), Ivanilson Oliveira (União), Divaneide Basílio (PT).

Suplentes – Kleber Rodrigues (PSDB), Taveira Júnio (União) e Eudiane Macedo (PV).

Comissão de Saúde:

Titulares – Dr. Bernardo (PSDB), Dr. Kerginaldo (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), Neilton Diógenes (PL) e Cristiane Dantas (SDD).

Suplentes – Gustavo Carvalho (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB), Ubaldo Fernandes (PSDB), Terezinha Maia (PL) e Luiz Eduardo (SDD).

Lei Nº 11.378/2023: Reconhece como de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Agricultores do Sítio Santa Rosa I




RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 11.378, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023.

Reconhece como de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Agricultores do Sítio Santa Rosa I.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecida como de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Agricultores do Sítio Santa Rosa I, com sede e foro jurídico no Município de Apodi, neste Estado.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 16 de fevereiro de 2023, 202º da Independência e 135º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

TRE-RN mantém mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Assú


Na sessão plenária quarta-feira(15), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte(TRE-RN), reverteu a cassação dos mandatos de Gustavo Montenegro Soares e Fabielle Cristina de Azevedo Bezerra, respectivamente prefeito e vice-prefeita do município de Assú. O processo teve como relator o desembargador Expedito Ferreira, vice-presidente do TRE-RN.

Por maioria de votos(4 x 3), a Corte Regional deu provimento a recursos dos políticos, julgando improcedente as ações de investigação judicial eleitoral(AIJEs) e reformando a sentença de Primeira Instância que cassou os mandatos de ambos pelas supostas práticas  de abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio(compra de votos) durante o pleito de 2020.

Com a nova decisão do TRE, o prefeito e a vice permanecem nos cargos até 2024.

Gustavo Soares(sem partido), que é irmão do deputado estadual George Soares (PV), foi reeleito nas eleições de 2020 com apenas 5 votos de maioria sobre o segundo colocado, o ex-prefeito Ivan Júnior (União Brasil).

Na época filiado ao PL, Gustavo obteve 16.823 votos (49,12%) contra 16.818 votos (49,11%) de Ivan.

*Blog Fatos do RN.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Poeta e artista visual Pedro Grilo ganha estátua na escadaria de Mãe Luiza

Foto: divulgação

O artista visual Pedro Grilo ganhou nesta quinta-feira (9) uma estátua na escadaria de Mãe Luiza, bairro em que o poeta morava. 

A inauguração contou com um cortejo e sarau organizados pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), em parceria com a Fundação José Augusto (FJA). A estátua foi esculpida pelo artista plástico Guaraci Gabriel.

O evento iniciou em frente à Capela Nossa Senhora Aparecida, com destino ao arco do alto da escadaria de Mãe Luiza, localizado na Rua Guanabara. A escultura em aço inoxidável é o resultado da primeira edição do projeto “Nós na Terra”, de autoria de Guaraci, com recursos obtido por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo (PCCC).

Grilo morreu em abril do ano passado, aos 86 anos. Nascido em 30 de setembro de 1936 em Natal, ele frequentou a escola até o curso primário. Se tornou autodidata começando a escrever aos 15 anos. Foi pintor de parede e de letreiros comerciais. Se tornou um artista plástico produtivo, cujas obras retratavam a Natal antiga. Realizou inúmeras exposições no Estado com destaque para a mostra realizada em 2012 na Pinacoteca do Estado.

Criou o jornal O Pitiguari no qual mostrou a sua produção e de outros autores potiguares. Lançou em 2000 o livro “Mel e Cicuta”, que exibe parte de sua obra literária e prosa e poesia. Foi membro efetivo da Academia de Trovas do RN, ocupando a cadeira 35. Integrou a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN e a União Brasileira de Trovadores.

O artista chamava atenção pelo seu visual característico: o chapelão e terno branco. Boêmio, estava sempre nas ruas da Cidade Alta para as suas prosas e trovas.

Já o responsável pela estátua, Guaraci Gabriel, tem sua arte identificada com a produção de objetos com aço inoxidável. Uma de suas mais recentes obras foi a escultura gigante instalada em 2021 nos arredores do Pico do Cabugi, em Angicos, em homenagem ao centenário de Paulo Freire. O Patrono da Educação Brasileira realizou na cidade do interior potiguar a experiência das 40 horas de Angicos, em que alfabetizou 300 jovens e adultos.

Morre o ex-vice-prefeito de Nova Cruz José de Arimatéia


Faleceu nesta sexta-feira (10 de fevereiro) o ex-vice-prefeito de Nova de Cruz, José Emílio de Souza, aos 89 anos.  "José de Arimatéia, o Xodó dos Bacuraus", como era conhecido por todos, sempre manteve viva sua atividade política no município e ocupou lugar de destaque na composição do MDB - Movimento Democrático Brasileiro.

Ele foi vereador do município nos períodos de 1963  a 1967 e 1993 a 1996, ficando na suplência em 1996 e 2000; presidente da Câmara Municipal(1965-1966 e  1993-1994), e vice-prefeito por 2 mandatos. 

No ano de 1968 foi eleito para o cargo de vice-prefeito na chapa do ex-prefeito Severino Augusto de Morais, exercendo o cargo de 1969 a 1973. Voltou a ocupar o posto de vice no pleito de 1988, na chapa liderada pelo ex-prefeito Targino Pereira da Costa Neto, cuja gestão ocorreu de 1989 a 1992. 

José de Arimatéia chegou a assumir de forma  interina a Prefeitura em algumas oportunidades nos anos 1969; 1990 e 1991.

Ele também concorreu à Prefeitura Municipal de Nova Cruz nas eleições municipais de 1972 e 1982, mas não se elegeu. Exerceu a Presidência do Diretório Municipal do PMDB em 1996, 1998 e 2000.

Além da política, José de Arimateia também foi um jogador conhecido na região de Nova Cruz, tendo vestido a camisa do São Sebastião de Nova Cruz. Além disso, ainda escreveu dois livros. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Vereador Wolney França é eleito Presidente da FECAM - RN

Presidente eleito Wolney França.

O advogado e presidente da Câmara de Parnamirim, Wolney França foi eleito por aclamação para presidir a Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte(FECAM) para o biênio 2023/2024.

A eleição ocorreu nesta segunda-feira(06/02), no prédio da federação, localizada na Rua da Saudade, no Bairro Lagoa Nova, em Natal, e contou com a presença de mais de 100 presidentes das Câmaras no Estado.

Wolney falou da criação de dois novos importantes cargos na federação: o Conselho Político que que será gerido pelo presidente da Câmara de Mossoró - Lawrence Amorim e o Conselho da Mulher que terá a frente à presidente de Olho D’água dos Borges Jéssica Queiroga .

O novo presidente assumirá a Federação no final de maio quando o presidente da Câmara de Caicó Ivanildo do Hospital deixa o cargo.

Diretoria da FECAM para o biênio 2023/2024:

Presidente: Wolney Freitas de Azevedo França
presidente da Câmara de Parnamirim

1º Vice-presidente: Fábio Rodrigues Dias
presidente da Câmara de Santa Cruz

2º Vice-presidente: José Gomes de Moura Júnior
presidente da Câmara de Tibau do Sul

3º Vice-presidente: Rosemary Fernandes Aquino Queiroz
presidente da Câmara de Encanto

4º Vice-presidente: Azenate da Câmara Cruz
presidente da Câmara de São Miguel do Gostoso

1º Secretário: Alan Oliveira Do Amaral
presidente da Câmara de Jucurutu

2º Secretário: Rosemberg Monteiro de Carvalho
presidente da Câmara de Severiano Melo

1º Tesoureiro: : Ivanildo dos Santos da Costa
presidente da Câmara de Caicó

2º Tesoureiro: Fabrício de Sousa Carvalhos
presidente da Câmara de Baraúna

Conselho Fiscal(titulares):
 Maria Fernanda Simas Teixeira de Carvalho
 Marli de Medeiros Dantas
 Darlison Gonzaga de Souza
 Denilson da Costa Gadelha
Josimar Farias da Silva

Suplentes do Conselho Fiscal:
Manoel Rodrigues da Silva
José Alves Bento
Andre Wallace Pinto Cavalcante

Coordenações Regionais:

Coordenador Região Oeste: Alan Campos Alves 
presidente da Câmara de São Miguel

Coordenador Médio Oeste: Vittor Moallyson Santos de Melo
presidente da Câmara de Campo Grande

Coordenador Vale do Assú: Maria Elisangela Albano 
presidente da Câmara de Assú

Coordenador Região Central: Francimario Alves Batista
presidente da Câmara de Fernando Pedroza

Coordenador Região Seridó Ocidental: Aprígio Pereira de Araújo Neto
presidente da Câmara de São João do Sabugi

Coordenador Região Seridó Oriental: Ycleyber Trajano da Silva 
presidente da Câmara de Currais Novos

Coordenador Região Trairi: Victor Nascimento dos Santos
presidente da Câmara de Jaçanã

Coordenador Região Mato Grande: Fabio Fidele Ferreira
presidente da Câmara de Pedra Grande

Coordenador Região Potengi: Antércio Pereira da Silva
presidente da Câmara de São Tomé

Coordenador Região Salineira: Renan de Lima Souza
presidente da Câmara de Areia Branca

Coordenador Região Metropolitana: Alexandre Cesar Veras de Freitas
presidente da Câmara de Goianinha

Coordenador Região Agreste: Kleber Maciel de Souza
presidente da Câmara de Monte Alegre

Sobre o presidente Woney: 

Wolney Freitas de Azevedo França, nascido em 16 de fevereiro de 1982,  é advogado, pós graduado em direito constitucional e gestão pública.

Mesmo muito jovem, já traz uma longa experiência de vida profissional, conciliando o direito e a gestão pública.  Já atuou como coordenador do Procon da Câmara Municipal de Parnamirim, diretor geral da Casa Legislativa parnamirinense, assessor jurídico do gabinete do então vereador Rosano Taveira, hoje prefeito da cidade. Além disso, Wolney atuou como advogado em diversas prefeituras do interior do Rio Grande do Norte.

Em 2020 foi eleito vereador pelo PSC, sendo inclusive o mais bem votado, conquistando 2.830 votos. Foi eleito e reeleito presidente da Câmara Municipal de Parnamirim para os biênios 2021/2022 e 2023/2024. 

Sobre a FECAM:

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte - FECAM/RN, foi fundada no ano de 2005, procurando por todos os meios integrá-las como comunidade estadual, defendendo seus interesses, valorizando e fortalecendo o municipalismo.

Além disso, buscar assistir e assessorar os Vereadores, quando a entidade for solicitada, de modo que haja uma integração entre ambos, no objetivo comum de bem servir às comunidades. Atualmente, a FECAM conta com 163 câmaras filiadas.

Morre o empresário Edson Medeiros, ex-prefeito de Jardim do Seridó


Morreu nesta segunda-feira(06), o empresário e ex-prefeito de Jardim do Seridó, Edson da Cunha Medeiros, aos 87 anos. Edson Medeiros morava na capital do estado, e estava enfrentando um câncer.

Foi administrador da desativada Medeiros S/A Indústria e Comércio, empresa responsável pela economia de Jardim do Seridó por muitos anos. Ele também era um dos sócios do Shopping Via Direta em Natal.

Edson foi prefeito de Jardim do Seridó por duas vezes. Conquistou o primeiro mandato no pleito de 1962, elegendo-se pelo Partido Social Democrático(PSD), governando o município no período de 1963 a 1969. 

No ano de 1976 foi eleito para o segundo mandato, pelo partido da Aliança Renovadora Nacional(ARENA), ficando no cargo de janeiro de 1977 a janeiro de 1983. 

OAB/RN aprova criação da Subseção de Apodi


A primeira reunião do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) em 2023 foi marcada pela aprovação da criação da Subseção de Apodi. A nova representação da Ordem Potiguar vai abranger os municípios das comarcas de Apodi e Caraúbas, que atendem a seis municípios do Médio Oeste Potiguar.

“Em conjunto com os advogados de Apodi, tivemos um grande êxito na criação da nova Subseção, mostrando o esforço da OAB/RN em consolidar sua presença na rotina da advocacia em todas as comarcas do RN. Foram criadas duas novas subseções nos últimos anos e agora estamos trabalhando para melhor dotá-las materialmente, visto que é indispensável que a nossa classe tenha liberdade para trabalhar em igualdade de condições, independente do lugar em que esteja”, afirma o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

De acordo com o levantamento realizado pela Comissão Especial dos Advogados da Região do Meio Oeste Potiguar, criada com o intuito de viabilizar a criação da Subseção, a OAB Apodi atenderá uma população de cerca de 100 mil habitantes, além de 137 advogados com endereço profissional/residencial nos municípios do Meio Oeste.

Para a vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias, a reativação da Subseção do Apodi representa uma conquista para a advocacia de todo o Rio Grande do Norte: “além da afirmação do compromisso da atual gestão em trabalhar incessantemente pela valorização da nossa classe, a criação de mais uma Subseção fortalece a nossa atuação no interior e resvala, também, no cuidado e atenção com toda a Advocacia Potiguar”, comemora a advogada.

O Estatuto da OAB estabelece critérios como a garantia de dotação orçamentária para a manutenção como requisito para a criação de uma Subseção. Além disso, o Regulamento Geral da OAB define a obrigação de estudo prévio realizado por Comissão Especial, necessidade que é reiterada pelo regimento interno da OAB/RN.

O voto do relator do processo, conselheiro Ravardierison Noronha, foi acolhido por unanimidade pelos conselheiros presentes na reunião. “Analisando todas as disposições legais, podemos concluir que a criação da Subseção de Apodi preenche todos os requisitos. Por tudo quanto foi exposto, voto pela criação e instalação da Subseção do Apodi/RN”, finaliza o relator.

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Styvenson Valentim assume cargo na Mesa-Diretora do Senado

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O senador Styvenson Valentim (PODE/RN) foi eleito para a função de quarto secretário da mesa diretora do Senado. Ele integrou a chapa única eleita com votos de 66 senadores.

Como quarto secretário, Styvenson será responsável por fazer a chamada dos senadores, nos casos previstos no Regimento, contar os votos e auxiliar o presidente na apuração das eleições.

Além disso, ele fará parte integram também a Comissão Diretora da Casa, órgão que trata das questões administrativas, da organização e do funcionamento do Senado.

Além disso, por integrar a mesa, Styvenson fará parte da Comissão Diretora que faz a redação final das propostas de iniciativa do Senado e aquelas originadas na Câmara dos Deputados e alteradas por emendas aprovadas pelos senadores.

A comissão é encarregada ainda do exame de requerimentos de tramitação conjunta de matérias correlatas e de recursos a decisão do presidente do Senado vinculando projetos com conteúdo similar.

Além de Styvenson, a mesa é composta pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD/MG), o primeiro vice-presidente Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), o segundo vice-presidente Rodrigo Cunha (União-AL), primeiro-secretário Rogério Carvalho (PT-SE), o segundo-secretário Weverton (PDT-MA) e o terceiro-secretário Chico Rodrigues (PSB-RR).

*Blog do Barreto

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Ezequiel Ferreira é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do RN para os biênios 2023/2024 e 2025/2026

Deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) - Foto: ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) empossou, nesta quarta-feira, (1º de fevereiro), os 24 deputados estaduais eleitos para a 63ª Legislatura (2023-2026). A solenidade ocorreu às 10, no plenário Deputado Clóvis Motta e contou com a presença de autoridades de instituições e entidades, além da governadora Fátima Bezerra (PT).

O Palácio José Augusto recebe oito novos parlamentares, com renovação de 33,33% em sua composição. 

Veja a lista dos deputados empossados:

NOVATOS: Adjuto Dias(MDB), Divaneide Basílio(PT), Dr. Keginaldo Jacome(PSDB), Ivanilson Oliveira(União Brasil), Luiz Eduardo(SD), Neilton Diógenes(PL), Taveira Jr. (União Brasil) e Terezinha Maia(PL).

REELEITOS: Coronel Azevedo(PL), Cristiane Dantas(SD), Dr. Bernardo(PSDB), Eudiane Macedo(PV), Ezequiel Ferreira(PSDB), Francisco do PT, Galeno Torquato (PSDB), George Soares(PV), Gustavo Carvalho(PSDB), Hermano Morais(PV), Isolda Dantas(PT), José Dias(PSDB), Kleber Rodrigues(PSDB), Nelter Queiroz(PSDB), Tomba Farias(PSDB) e Ubaldo Fernandes(PSDB).

Logo em seguida, em outras duas sessões, os deputados reelegeram Ezequiel Ferreira (PSDB), para o biênio 2023/2024 e para o biênio 2025/2026 na presidência da Casa. Ezequiel está no comando da ALRN desde 2015, quando foi eleito pela primeira vez.

As eleições para presidente e demais membros da Mesa-Diretora aconteceram de forma secreta. Cada deputado preencheu uma cédula de papel e colocou em uma urna.

Confira a composição completa do biênio 2023/2024:

Presidente: Ezequiel Ferreira(PSDB)
1° Vice-presidente: Tomba Farias(PSDB)
2° Vice-presidente: George Soares(PV)
1° Secretário: Kleber Rodrigues(PSDB)
2° Secretário: Gustavo Carvalho(PSDB)
3° Secretário: Isolda Dantas(PT)
4° Secretário: Adjuto Dias(MDB)

Já a Mesa Diretora para o biênio 2025/2026 ficou com a seguinte composição:

Presidente: Ezequiel Ferreira(PSDB)
1° Vice-presidente: Kleber Rodrigues(PSDB)
2° Vice-presidente: George Soares(PV)
1° Secretário: Tomba Farias(PSDB)
2° Secretário: Galeno Torquato(PSDB)
3° Secretário: Francisco do PT
4° Secretário: Terezinha Maia(PL)

Perfil do presidente da ALRN:

Ezequiel Galvão Ferreira de Souza, nascido em Natal no dia 03/05/1967, é o 12º membro da família a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, fazendo parte de uma família que há muitos anos exerce importante liderança política no Rio Grande do Norte.

O Deputado Ezequiel Ferreira é bisneto do ex-deputado Ezequiel Mergelino, que ocupou uma cadeira no legislativo estadual em 1910; sobrinho-neto do ex-senador e ex-deputado José Ferreira; é sobrinho-neto da ex-deputada Maria do Céu Fernandes, primeira Deputada eleita do Rio Grande do Norte; também sobrinho-neto do ex-governador e ex-deputado Cortez Pereira; primo do ex-governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira; e filho do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa Dr. Ezequiel José Ferreira de Souza.

As suas principais bases políticas são nas regiões: do Seridó, especialmente em Currais Novos, seu berço político; do Trairí, berço político de seu pai; do Agreste, principalmente em Nova Cruz e Canguaretama; na Grande Natal, em Ceará-mirim, Maxaranguape e Macaíba e com expressivas votações em demais municípios espalhados pelo Estado, na região Central, Mato Grande e região salineira

Em 2002 disputou sua primeira eleição, obtendo 34.228 votos pelo Partido Trabalhista Brasileiro(PTB). Foi candidato a reeleição em 2006 pelo Partido da Mobilização Nacional(PMN), conquistando 36.784 votos. Em 2010, o parlamentar obteve 51.842 votos, sendo o segundo deputado mais bem votado do Estado e em 2014 conquistou 54.438 votos, pelo PMDB, o que representou 3,28% da votação para deputado estadual. 

Já na eleição de 2018 obteve 58.221 votos pelo PSDB, sendo o deputado estadual mais votado no Estado. Em 2022 foi reeleito para o sexto mandato, conquistando 70.800 votos. 

63ª Legislatura: 24 deputados estaduais são empossados na Assembleia Legislativa do RN

Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Os 24 deputados estaduais eleitos no Rio Grande do Norte em outubro de 2022 tomaram posse nos cargos na manhã desta quarta-feira (1), em uma sessão realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

A 63ª legislatura do Rio Grande do Norte tem uma renovação de um terço das vagas, na comparação com a legislatura de 2018 a 2022. Oito deputados estreantes representam 33% dos parlamentares empossados. Veja quem são abaixo, nesta matéria.

Pela primeira vez, a Assembleia tem cinco deputadas estaduais - maior representatividade feminina na história do legislativo potiguar.

A cerimônia foi acompanhada por várias autoridades, como a governadora Fátima Bezerra (PT), o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Glauber Rêgo, além do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) e familiares dos parlamentares.

Os deputados fizeram a leitura do compromisso constitucional, o juramento de cumprimento de suas funções legais e assinaram os termos de posse. Em seguida, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB) declarou instalada a 63ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e convocou uma sessão preparatória para eleição da mesa-diretora para o biênio 2023-2024.


Deputados empossados

Adjuto Dias (MDB)
Coronel Azevedo (PL)
Cristiane Dantas (Solidariedade)
Divaneide Basílio (PT)
Doutor Bernardo Amorim (PSDB)
Doutor Keginaldo Jácome (PSDB)
Eudiane Macêdo (PV)
Ezequiel Ferreira (PSDB)
Francisco do PT (PT)
Galeno Torquato (PSDB)
George Soares (PV)
Gustavo Carvalho (PSDB)
Hermano Morais (PV)
Isolda Dantas (PT)
Ivanilson Oliveira (União Brasil)
José Dias (PSDB)
Kleber Rodrigues (PSDB)
Luiz Eduardo (Solidariedade)
Neilton Diógenes (PL)
Nélter Queiroz (PSDB)
Taveira Júnior (União Brasil)
Terezinha Maia (PL)
Tomba Faria (PSDB)
Ubaldo Fernandes (PSDB)

Na eleição de 2022, 16 deputados foram reeleitos: Ezequiel Ferreira (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Tomba Farias (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), George Soares (PV), José Dias (PSDB), Nelter Queiroz (PSDB), Hermano Morais (PV), Cristiane Dantas (SD), Dr. Bernardo Amorim (PSDB), Isolda Dantas (PT), Kleber Rodrigues (PSDB), Coronel Azevedo (PL), Francisco do PT (PT), Eudiane Macedo (PV) e Ubaldo Fernandes (PSDB).

Agora eles têm a companhia na Assembleia Legislativa de oito novos deputados: Adjuto Dias (MDB), Divaneide (PT), Dr. Keginaldo Jacome (PSDB), Luiz Eduardo (SD), Terezinha Maia (PL), Ivanilson Oliveira (União), Taveira Jr (União) e Neilton (PL).

Dos eleitos em 2018, quatro não concorreram ao legislativo estadual no ano passado: Allyson Bezerra (SD), Kelps Lima (SD), Sandro Pimentel (PSOL) e Souza (PSB). Jacó Jácome (PSD), que havia assumido uma vaga no lugar de Sandro Pimentel, cassado, também não se candidatou a deputado estadual.

Outros cinco não conseguiram a reeleição: Vivaldo Costa (PV), Albert Dickson (PSDB), Raimundo Fernandes (PSDB), Getulio Rêgo (PSDB) e Subtenente Eliabe (Solidariedade), que era suplente de Allyson.

Candidato mais votados nas eleições de 2022, Wendel Lagartixa (PL) não tomou posse após ter sido considerado inelegível. Com isso, Ubaldo Fernandes foi diplomado e empossado deputado estadual.

Bancadas

Embora tenha perdido duas cadeiras, o PSDB segue como o partido com maior bancada no estado, com dez deputados eleitos. A legenda ficou dividida politicamente nas eleições de 2022 e não anunciou apoio a nenhum dos candidatos ao governo no estado.

O PL e o PT foram as legendas que conseguiram ampliar a presença no legislativo estadual. Ambos têm três deputados. O MDB conseguiu voltar à Casa e também conquistou uma vaga. O União Brasil, que não tinha nenhuma, garantiu duas cadeiras. Já o Solidariedade tinha três parlamentares e começa a nova legislatura com dois.

*G1/RN