domingo, 7 de setembro de 2025

Morre o ex-prefeito de Carnaubais, Giovanni Wanderley


Morreu na tarde deste sábado (6 de setembro) o sr. Giovanni Silva Wanderely, ex-prefeito da cidade de Carnaubais, aos 89 anos. Ele estava internado em um hospital da capital, tratando da saúde.

Além de político, Giovanni foi agropecuarista e comerciante.

Em 1982 foi eleito prefeito de Carnaubais pelo PMDB, para um mandato de 06 anos. Ocupou o o cargo no período de de janeiro de 1983 a dezembro de 1988. Após deixar a prefeitura, continuou exercendo sua liderança política até os dias de hoje

Ele também era diretor da rádio comunitária, Líder FM (104,9), pertencente a Associação de Comunicação e Cultura de Carnaubais - ACCRN.

sábado, 6 de setembro de 2025

Complexo Turístico da Redinha passa a se chamar “Governadora Wilma de Faria”


O Complexo Turístico da Redinha, localizado no bairro da Redinha, zona Norte de Natal, foi denominado oficialmente como “Governadora Wilma de Faria”. A mudança está oficializada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (5), após a sanção do prefeito da capital, Paulinho Freire (União Brasil).

A proposta havia sido aprovada pela Câmara Municipal em 13 de agosto, após apresentação do vereador Aldo Clemente (PSDB). Segundo o parlamentar, a homenagem reconhece a contribuição de Wilma para o desenvolvimento da capital. “Nada mais justo do que homenagear quem fez um grande trabalho por Natal. Não podemos esquecer o passado para vivermos o presente e o futuro”, afirmou.

Trajetória de Wilma de Faria

Wilma de Faria era professora e começou a carreira na política em 1986 quando foi eleita deputada federal. Em 1988, foi eleita prefeita de Natal. Voltou a ser eleita prefeita da capital em 1996 e reeleita em 2000.

Em abril de 2002, Wilma renunciou à prefeitura para disputar o governo do estado e foi eleita, se tornando a primeira mulher a comandar o governo do Rio Grande do Norte. Ela foi reeleita governadora em 2006.

Wilma ainda se candidatou ao senado em 2010, mas não venceu. Em 2012 saiu candidata a vice-prefeita na chapa de Carlos Eduardo. A chapa foi eleita e ela cumpriu o mandato.

Em 2014, voltou a tentar uma vaga no senado, mas foi derrotada por Fátima Bezerra. Em 2016, ela deixou o PSB, assumiu a presidência do PTdoB e se candidatou a vereadora de Natal.

Ela faleceu em junho de 2017, por falência múltipla de órgãos. Vinha convivendo com câncer no sistema digestivo há mais de dois anos, quando passou por tratamentos quimioterápicos e algumas cirurgias. Wilma cumpria mandato de vereadora da capital potiguar.

*AGORA RN
Foto: reprodução

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Primeira instância: Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Marcelino Vieira/RN

Prefeito Dibed e vice Dra. Juliana. Foto: reprodução

A Justiça Eleitoral de primeira instância cassou, nesta sexta-feira (05/09), os mandatos do prefeito de Marcelino Vieira,  Hindemberg Pontes de Lima, conhecido por Dibed(Podemos) e,  da vice-prefeita Dra. Juliana Emidia Nascimento Costa(PL), na região oeste potiguar. A sentença foi proferida pelo juiz Osvaldo Cândido de Lima Júnior, da 65ª Zona Eleitoral de Pau dos Ferros, e publicada no Diário da Justiça Eletrônico(DJE).

Os gestores foram denunciados pela prática de abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral de 2024. Além da cassação dos mandatos, também foi determinada a inelegibilidade do ex-prefeito Kerles Jácome Sarmento("Babau") pelo prazo de oito anos. Ele era o chefe do executivo local à época do pleito.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral(AIJE) foi proposta pela coligação "Marcelino Vieira para Todos" - Federação Brasil da Esperança(PT/PCdoB/PV) e PSD.

Por se tratar de decisão de primeira instância, prefeito e vice seguem nos cargos até o julgamento dos recursos.

Em caso da decisão ser mantida, ambos serão afastados e o presidente da Câmara de Vereadores deverá assumir o Executivo Municipal até a realização de novas eleições no município por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

Dibed Pontes foi eleito prefeito em 2024 pelo partido Podemos com  3.135 votos, o equivalente a 50,57% dos votos válidos. Ele derrotou o candidato Dr. Geraldinho(PSD), que obteve 3.064 votos(49,43%). A diferença entre os dois foi de apenas 71 votos. 

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Martha Danyelle Sant’Anna toma posse como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do RN


A magistrada Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa, tomou posse, nesta quinta-feira (4/9), como desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O ato de posse aconteceu no gabinete da Presidência e reuniu magistrados, servidores, familiares e amigos da mais nova integrante da Corte de Justiça potiguar, que chega à segunda instância após 31 anos de magistratura.

“A minha expectativa é contribuir com o colegiado para a distribuição da Justiça. Agradeço a confiança dos que me trouxeram até aqui. Agradeço ao meu marido Marco Aurélio, ao meu filho Rodolfo e a minha filha Sofia que me permitem ter a serenidade necessária para seguir minha carreira e meus objetivos. Darei continuidade ao que tenho feito até hoje como juíza. Quero prosseguir com coragem nessa nova etapa da missão”, disse a desembargadora Martha Danyelle.




A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro, que destacou as qualidades da nova desembargadora.

“Para nós é uma satisfação muito grande, todas as vezes que o Tribunal escolhe um juiz ou uma juíza para integrar a Corte de Justiça. A desembargadora Martha chega por merecimento, que reúne uma série de fatores objetivos. Fiquei muito feliz com o processo de escolha e o fato de ela chegar. É uma conquista, uma realização, um reconhecimento profissional e uma recompensa pelo esforço e dedicação de toda uma história na magistratura”, destacou o presidente do TJRN.

Representatividade feminina

A magistrada ficou em primeiro lugar na lista tríplice para membro efetivo do Pleno do TJRN, após votação dos pares do colegiado, durante sessão ordinária na quarta-feira (3/9). A votação se deu pelo critério de merecimento, que considera, dentre outros aspectos, indicadores como produtividade, acervo e fluxo processual.

A escolha também seguiu a Resolução nº 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a ação afirmativa de gênero para o acesso das magistradas aos tribunais de 2º grau e orientações da Resolução nº 19/2005 do TJRN, que dispõe sobre a movimentação de juízes em primeiro grau e o acesso ao Tribunal de Justiça. Nesse processo avaliativo, Martha Danyelle obteve 94,13 pontos.

A desembargadora Lourdes Azevêdo, presidente do Comitê de Valorização Feminina do Poder Judiciário do RN, parabenizou a mais nova integrante da Corte Potiguar e ressaltou o marco histórico do momento.

“A desembargadora Martha faz história por integrar a primeira lista exclusivamente feminina nos modos da Resolução de 25 de janeiro. Desejo muita felicidade na carreira. Sei que é uma profissional muito competente e sei que será uma excelente desembargadora com uma carreira brilhante para trilhar”.

Reconhecimento

Em seu discurso de posse, a nova desembargadora também fez menção especial ao desembargador aposentado Armando Ferreira, de quem foi assessora no biênio 2000-2002. Ela o definiu como alguém que sempre confiou em seu potencial e a incentivou a seguir em frente na trajetória profissional.

Currículo

Natalense, Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa tem 56 anos e ingressou na magistratura potiguar no dia 30 de dezembro de 1993. A primeira titularidade foi na Comarca de São Bento do Norte.

Passou ainda pela comarca de Tangará, pela 1ª Vara de Ceará-Mirim e pela 8ª Vara Cível de Natal. Foi juíza assessora da Presidência do TJRN no biênio 2001-2002. Desde 2004 é juíza titular da 15ª Vara Cível da capital e atualmente também ocupa o cargo de juíza suplente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).

Atuou ainda como juíza convocada no TJRN, substituindo o desembargador Amílcar Maia na 3ª Câmara Cível durante o seu período como presidente do Tribunal (2023-2024), bem como substituiu o desembargador Cornélio Alves durante o período eleitoral do ano de 2022.
A magistrada é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especializações em Poder Judiciário (FGV) e em Direito Processual Civil e Penal (UnP).

Fonte: TJRN

Lei Provincial Nº 414, de 4/09/1858: Criação do município de Campo Grande



Cópia a Lei Provincial Nº 414, de 4 de setembro de 1858, sancionada pelo então presidente da provincia(governador) do Rio Grande do Norte, Antonio Marcelino Nunes Gonçalves:

Elevando a categoria de villa/município a povoação de CAMPO GRANDE com a mesma denominação.

Fonte: Coleção de Leis Provinciais do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Juíza Martha Danyelle Sant’Anna é a mais votada para desembargadora do TJRN

Foto: Elpídio Júnior

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) definiu, na sessão plenária desta quarta-feira (3/9), a primeira lista tríplice destinada a uma vaga exclusiva para mulheres para o cargo de desembargador. A votação se deu de forma unânime e escolheu as três primeiras entre sete magistradas inscritas. Formam a lista, pelo critério de merecimento, as juízas Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa (94,13 pontos), Suely Maria Fernandes Silveira (93,26 pontos) e Patrícia Gondim Moreira Pereira (92,90 pontos).

“Não vou chamar de desembargadora, porque ainda não foi nomeada, mas a doutora Martha saberá corresponder naturalmente porque já passou pela Corte e honrará a toga que irá vestir em segundo grau”, disse o desembargador decano, Amaury Moura Sobrinho.

A escolha seguiu a Resolução nº 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a ação afirmativa de gênero para o acesso das magistradas aos tribunais de 2º grau e já vem sendo implementada nas demais Cortes de justiça do país. A votação seguiu também orientações da Resolução nº 19/2005 do TJRN, que dispõe sobre a movimentação de juízes em primeiro grau e o acesso ao Tribunal de Justiça.

O critério de merecimento afere, dentre outros pontos, a produtividade, o acervo e o fluxo processual, os quais resultam em pontuações. Esses dados estatísticos foram fornecidos por um relatório da Corregedoria Geral de Justiça do RN e basearam o voto do decano da Corte potiguar, desembargador Amaury Moura Sobrinho.

“Tarefa essa extremamente difícil para nós, porque temos que deixar de lado critérios emocionais ou de afinidades, para observarmos requisitos técnicos e administrativos. Mas, todas as candidatas tem currículos similares e possuem histórico de intensa atividade em suas respectivas unidades. Algumas até já compuseram a Corte, ao serem convocadas por férias ou ausência motivada de algum desembargador”, analisa o desembargador.


A juíza Martha Danyelle, que encabeça a lista tríplice, ingressou na magistratura em 1993, com primeira titularidade na Comarca de São Bento do Norte. Passou ainda por Tangará, Ceará-Mirim e pela 8ª Vara Cível de Natal. Desde 2003 é juíza da 15ª Vara Cível da capital e também ocupa o cargo de juíza substituta da Corte do TRE-RN. A magistrada é mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Unifor, com especializações em Poder Judiciário (FGV) e em Direito Processual Civil e Penal (UnP).

Suely Maria Fernandes Silveira iniciou a carreira em 1990, na Comarca de São Rafael, passando ainda por Macaíba, Santa Cruz e pela 1ª Vara de Família de Natal. Desde 2007 é titular da 4ª Vara de Execução Fiscal e Tributária da capital. Ocupa ainda assento no TRE-RN para o biênio 2024-2026, em uma das vagas destinadas a membros da magistratura. Tem MBA em Poder Judiciário pela FGV e especializações em Direito Administrativo e Tributário.

Patrícia Gondim Moreira Pereira, que configura em 3º lugar na lista tríplice, tomou posse como juíza em 1993, começando na Comarca de Florânia. Atuou em Macaíba, Santa Cruz e na 2ª Vara Criminal de Natal até assumir, em 2010, a 1ª Vara da Fazenda Pública da capital. É mestre em Direito pela PUC/SP e possui especializações em Criminologia e Direito Constitucional, ambas pela UFRN. Atualmente, ocupa o cargo de juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do RN.

Para o Pleno, a decisão representa um momento histórico, por se tratar da primeira vez que o TJRN aplica a norma, voltada a ampliar a participação feminina nos cargos de desembargadores e, para os demais integrantes do colegiado, todas as sete candidatas eram merecedoras de ocupar a nova vaga. “Não tenho dúvida de que, se invertêssemos a ordem da classificação, teríamos a mesma qualidade na atual cadeira”, comenta o desembargador Claudio Santos.

“A resolução do CNJ trouxe essa regra, para que os tribunais promovam a maior igualdade possível entre homens e mulheres do 2º grau, já que os tribunais são quase, exclusivamente, masculinos. Mas, o judiciário estadual já terá, agora, a 4ª mulher a compor o TJRN. Teremos uma maior pluralidade de posições que serão externadas nos julgamentos”, completa a desembargadora Lourdes de Azevêdo.

Confira a lista com as sete candidatas:

Ada Maria da Cunha Galvão - Juíza da 4ª Vara Criminal de Natal

Francimar Dias Araújo da Silva - Juíza da 1ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal

Maria Neíze de Andrade Fernandes - Juíza da 2ª Vara de Família e Sucessões de Natal

Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa - Juíza da 15ª Vara Cível de Natal

Patrícia Gondim Moreira Pereira - Juíza 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal

Suely Maria Fernandes Silveira - Juíza da 4ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal

Virgínia de Fátima Marques Bezerra - Juíza da 6ª Vara de Família e Sucessões de Natal

Com a definição da lista tríplice, cabe ao Pleno do TJRN escolher, pelo critério de merecimento, qual das três magistradas será promovida a desembargadora, conforme a Resolução nº 19/2005 do Tribunal.

Fonte: TJRN

Lei Nº 12.402/2025: Reconhece o Pastoril como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do RN

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.402, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece o Pastoril como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o Pastoril. 

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

 FÁTIMA BEZERRA
 Governador

Lei Nº 12.401/2025: Reconhece o Boi de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial do RN

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.401, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece o Boi de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte. 

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: 

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o Boi de Reis. 

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação. 

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República

FÁTIMA BEZERRA
 Governadora

Lei Nº 12.399/2025: Reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do RN a Feira Agropecuária – AGROPEC, realizada em Jandaíra

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.399, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte a Feira Agropecuária – AGROPEC, realizada em Jandaíra, neste Estado.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1º Fica reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte a Feira Agropecuária – AGROPEC, realizada no Município de Jandaíra, neste Estado.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

Lei Nº 12.397/2025: Reconhece como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do RN o Festival Gastronômico e Cultural do Município de Monte das Gameleiras

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.397, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o Festival Gastronômico e Cultural do Município de Monte das Gameleiras, neste Estado.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o Festival Gastronômico e Cultural do Município de Monte das Gameleiras, neste Estado.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

Lei Nº 12.396/2025: Reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o MADA – Festival Música Alimento da Alma

RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 12.396, DE 02 DE SETEMBRO DE 2025.

Reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o MADA – Festival Música Alimento da Alma.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE:

FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte o MADA – Festival Música Alimento da Alma. 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 02 de setembro de 2025, 204º da Independência e 137º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Governadora

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Morre Socorro Fernandes, ex-prefeita de Venha-Ver (RN)


Faleceu nesta terça-feira(02/09), a professora Maria do Socorro Pessoa Fernandes, ex-prefeita da cidade de Venha-Ver, aos 79 anos. A causa oficial da morte não foi divulgada, porém ela estava internada no Hospital Regional de Pau dos Ferros(na região oeste potiguar). 

Ao longo de sua trajetória, Socorro exerceu diferentes funções de relevância pública na região, atuando como Diretora do Centro Social Urbano de Pau dos Ferros, diretora da Rádio Difusora de São Miguel, diretora da APAMI em São Miguel. Ela também assumiu o comando do antigo NURE(atual 15º Direc) em Pau dos Ferros.

No ano de 2004 foi eleita prefeita da cidade de Venha-Ver, pelo PSB, conquistando 1.408 votos(60,38%). Tomou posse em janeiro de 2005, tornando-se a primeira mulher a administrar o município, permanecendo no cargo até 2008. Durante sua gestão, deixou contribuições importantes para o desenvolvimento local.

Em 2008, Socorro tentou se reeleger pelo PSB, porém, perdeu a disputa para o ex-prefeito Expedito Salviano. Na época, ela recebeu 646 votos(25,84%).

Natural de São Miguel-RN, Socorro Fernandes fazia parte de uma família com tradição política na região oeste. Ela era filha do líder político Hesíquio Fernandes de Sá, ex-prefeito de São Miguel. Além disso, era irmã do saudoso Raimundo Fernandes(falecido em 2023), ex-prefeito de São Miguel e ex-deputado estadual do RN por 8 mandatos. 

Potiguar Walter Nunes toma posse como Desembargador Federal do TRF-5

Foto: reprodução

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 realizou, no final da tarde desta segunda-feira (1º/09), a posse solene de Walter Nunes da Silva Júnior no cargo de desembargador federal. A cerimônia aconteceu no Plenário da Corte, diante de familiares, amigos e colegas do magistrado. Walter Nunes, que já havia sido empossado administrativamente desde o dia 4 de junho, assumiu o cargo pelo critério de antiguidade, na vaga deixada com a aposentadoria do desembargador federal Vladimir Carvalho.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado. Em nome da Corte, a desembargadora federal Cibele Benevides saudou o novo integrante do Colegiado. Em seu discurso, Benevides apontou que a trajetória do empossando não pode ser dissociada da figura do pai dele, que foi perseguido durante o regime militar, e destacou a dedicação às questões que envolvem o sistema prisional brasileiro. “Dono de uma mente sempre em ebulição, está sempre estudando, sempre produzindo. É um eterno estudante e aprendiz e, hoje, profundamente dedicado a resolver os problemas do sistema penitenciário brasileiro. Walter Nunes da Silva Júnior construiu sua carreira tijolo por tijolo, em um desenho mágico, como Chico Buarque cantou em sua música preferida, Construção”.

Perfil

Natural de Natal (RN), Walter Nunes é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi titular da 2ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), onde construiu trajetória marcada pela atuação em casos de grande repercussão.

Foi corregedor da Penitenciária Federal em Mossoró (RN), coordenador-geral do Fórum Permanente do Sistema Penitenciário Federal e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e atuou como juiz auxiliar da Presidência e da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Mossoró: Estátua de Santa Luzia é oficialmente inaugurada no Museu do Sertão

Foto: Genário Freire

A imagem monumental evocativa de Santa Luzia foi oficialmente inaugurada neste domingo (31), com a benção do sacerdote Agostinho Justino dos Santos.

O monumento, de 12 metros e 15 toneladas, esculpido pelo artista Bibiu de Lajes, está instalado no acesso ao Museu do Sertão de Mossoró, na estrada da Alagoinha, na zona rural do município.


A estátua foi idealizada e financiada pelo proprietário e curador do equipamento cultural, o professor aposentado Benedito Vasconcelos Mendes.

Segundo ele, a estátua foi um presente ao povo de Mossoró.