domingo, 26 de abril de 2020

Júnior Gurgel, ex-prefeito de Caraúbas/RN


RAIMUNDO GURGEL JÚNIOR nasceu em 26 de abril de 1956, na cidade de Caraúbas/RN, filho do casal Raimundo Gurgel Pereira e Maria Antônia Pereira, sendo  neto paterno de Heronildes do Amaral Gurgel e Elisia Pereira Gurgel, e materno de Manoel Pereira do Carmo e Maria Pereira.

São seus irmãos: Omar Pereira Gurgel, Sônia Maria Pereira Gurgel; Marcos Antônio Pereira Gurgel; Sunally Maria Pereira Gurgel; Onaldo José Pereira Santos.

Passou toda sua infância em Caraúbas, residindo na Praça São Sebastião, na Rua Dr. Manoel Antônio, Benjamin Constant e Cel. Rozendo Fernandes. Cursou o primário no Grupo Escolar Antônio Carlos. Fez o primeiro e o segundo ano do ensino ginasial no Ginásio Comercial Sebastião Gurgel, em Caraúbas. No 03º ano estudou no Colégio Paulo Vi, em Campina Grande/PB, e fez o 4º ano no SENAC - Natal/RN.

Fez o curso científico no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande. Formou-se em Comunicação Social pela FURNE(Fundação da Universidade Regional do Nordeste) - Campina Grande/PB.

Júnior Gurgel é casado com Maria Mirianeide Brasil Gurgel, ex-secretária municipal  de Ação Social. 

CARREIRA PROFISSIONAL:

Em Caraúbas exerceu atividades agropecuárias: na  Fazenda Igarapé (hoje Assentamento), Fazenda Outono; Fazenda Santo Agostinho (hoje Assentamento).

Trabalhou no "Diário da Borborema" durante quatro anos, de aprendiz a Diretor. Foi Gerente da Sucursal do Correio da Paraíba (em Campina Grande); Assessor de Imprensa da CNDECA – Cia. Pró-desenvolvimento de Campina Grande; Associação Comercial de Campina Grande; Chefe de divisão de Imprensa do Governo do Estado (gestão Wilson Braga); Diretor Superintendente do Jornal da Paraíba; Assessor de Imprensa da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (Gestão Arthur Cunha Lima); Apresentador e Comentarista político da Rádio Tambaú-FM(João Pessoa-PB); Diretor Geral do Sistema de Comunicação Sanhauá, composto de 08 emissoras de Rádio na Paraíba; Articulista político de diversos SITES ou Portais de Noticias na Paraíba e Brasília DF: MAIS PB, JUSTIÇA EM FOCO; COLUNA POLITICA; PARAIBA CONFIDENCAL;  A PALAVRA ONLINE.

Foi Assessor do Secretário de Desenvolvimento do Governo do Distrito Federal (2011 a 2013); Assessor da Presidência da FEDERAÇÃO DO COMERCIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (até setembro de 2015).

TRAJETÓRIA POLÍTICA: 

Iniciou sua trajetória na política caraubense no Partido Democrático Social - PDS( que depois se fundiu com o PL e em seguida PR). Nas eleições de 1992 disputou a Prefeitura de Caraúbas, conseguindo se eleger pela coligação "Caraúbas em Paz" -  PDS, PDT, PFL e PSB, logrando 4.109 votos. Seu vice foi o senhor Renato Fernandes de Medeiros, do PDT. Tomou posse em 01º de janeiro de 1993 e administrou até 31 de dezembro de 1996.

Quando prefeito, presidiu por dois mandatos consecutivos  a AMOS – Associação dos Municípios do Médio Oeste e Região de Mossoró. Eleito por aclamação, indicado pelo saudoso Dix-Huit Rosado – considerado eterno prefeito de Mossoró. Ainda como Prefeito foi escolhido como Conselheiro da ABM – Associação Brasileira dos Municípios.

Após concluir seu mandato voltou a atuar no jornalismo e radiojornalismo, na Paraíba, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

No ano 2000 concorreu ao executivo caraubense pela segunda vez, pelo então PL, obtendo 3.176 votos. 

ALGUMAS OBRAS E REALIZAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO JÚNIOR GURGEL  - 1993 A 1996: 

1 - Iluminação da fachada da Igreja Matriz de São Sebastião;
2 - Reforma e ampliação da sede da Prefeitura Municipal - Palácio Jonas Gurgel;
3 - Construção e ampliação de 71 pequenos açudes na zona rural do município;
4 - Construção do Açude Baixa dos Defuntos no distrito das Mirandas;
5 - Eletrificação de 180 domicílios na cidade, nos bairros Leandro Bezerra, São Severino e Conjunto Aroldo Maia, pelo sistema Pau Amarelo;
6 - Eletrificação de 120 domicílios no distrito das Mirandas, pelo também sistema Pau Amarelo;
7 - Recuperação e ampliação da Escola Municipal Jonas Gurgel, no Bairro Leandro Bezerra;
8 - Conclusão da maior escola do município, o Josué de Oliveira;
9 - Construção da Escola do Distrito das Mirandas;
10 - Construção e instalação de seis poços tubulares na zona rural;
11 - Construção do Conjunto Aroldo Maia;
12 - Construção de casas populares no São Geraldo;
13 - Construção de casas populares no Santo Antônio;
14 - Construção de casas populares no Apanha-Peixe;
15 - Construção e instalação do posto telefônico do Distrito das Mirandas;
16 - Construção e instalação do posto telefônico do Distrito do São Geraldo;
17 - Construção e instalação do posto telefônico no Distrito do Apanha Peixe;
18 - Construção de 60.000 m3 de calçamento, destacando-se o calçamento de todo o conjunto Nestor Fernandes, Praça Elizabeth no Leandro Bezerra, baixa da Alegria, calçamento no São Severino, diversas artérias da cidade, sobretudo no Leandro Bezerra;
19 - Reforma, ampliação e adaptação do Fórum Municipal de Caraúbas;
20 - 50 km de eletrificação rural, nos sítios: Conceição, Varzinha, Volta do Juazeiro, Favone, Floresta, Marrecos, Ipu, Outono, Cachoeira II, Kilômetro 101, Olho d´agua da Onça, Rua do pau no Apanha Peixe, entre outros;
21 - Recuperação da Casa da Comunidade;
22 - Ampliação do açougue municipal(não concluída);
23 - Construção da Lavanderia do São Severino(não concluída);
24 - Construção da Lavanderia do Apanha Peixe(não concluída);
25 - Construção da Adutora Apanha Peixe / São Geraldo, onde foi executado 80% da obra, posteriormente concluída pelo Governo do Estado;
26 - Reforma total de todo o teto e suas instalações elétricas no Mercado Público, inclusive do ponto comercial de Luis de Martinho, que havia desmoronado;
27 - Construção do aterro da ponte do Santo Antônio, garantido o tráfego permanente;
28 - Nos quatro anos, foram feitas conservações permanentes nas ruas e avenidas do município, com os tapa buracos do calçamento ou pavimentação;
29 - Manutenção das estradas vicinais que ligam a zona rural do município;
30 - Roço permanente as margens das rodovias que cruzam Caraúbas, até os limites do município.
31 -  Criação do Plano de Cargos Carreira e Salário da Educação. Hoje um professor do município de Caraúbas percebe o maior salário que os demais, inclusive acima do piso do Estado. Projeto de sua gestão ainda em vigor.
32- Durante sua gestão, Caraúbas foi o segundo Município do Estado (na época) a Municipalizar a Saúde com o SUDS, hoje SUS, criando o Fundo Municipal da Saúde;
33 - Através de processo “seletivo/curricular”, conseguiu representar Caraúbas num Curso de Administração Pública patrocinado pelo Senado da Alemanha, no período de 60 dias. Foi o penúltimo Curso do Senado Alemão destinado a gestores brasileiros. Conosco Prefeitos de grandes cidades como Uberlândia (MG); Caxias (RS); Governador de Alagoas Divaldo Suruagy; Prefeito de Blumenau (SC); Presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro Otávio Leite (hoje deputado federal).
34 - Durante sua gestão, Caraúbas foi o primeiro município do Rio Grande do Norte a conseguir o leite (gado) do governo federal, através do INAN – Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, cuja presidente Marluzia Saldanha ajudou a trazer este inestimável beneficio para os demais municípios que compunham a AMOS.  
35 - Criação do primeiro Carnaval público para todos. Antes de Apodi. Todos os Carnavais eram em Clubes e quando assumiu a gestão municipal fazia décadas que a cidade não tinha Carnaval. Em 1993 realizou o "CANAPAZ".
36 - Criação da Secretaria de Assuntos Comunitários. Objetivo: criar 30 Associações Comunitárias que até hoje funcionam, para se inserir nos investimentos de ONG.


Atualmente continua atuando no jornalismo, escrevendo para diversos portais de notícias da Paraíba e região. Neste ano de 2020, Júnior Gurgel é mais uma vez pré-candidato à Prefeitura Municipal de Caraúbas, pelo REPUBLICANOS(ex-PRB). 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas-Portal Fatos do RN