sábado, 29 de maio de 2021

Consuni homologa resultado das eleições e compõe a lista tríplice para reitor(a) e vice-reitor(a) da UERN


O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/Uern) homologou, nesta sexta-feira (28), o resultado da eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) da Uern para o quadriênio 2021/2025, cuja consulta foi realizada on-line no dia 10 de maio de 2021.

Na ocasião foi aprovada, por unanimidade, a composição da lista tríplice que será entregue à governadora Fátima Bezerra, chanceler da Uern. A reunião do Consuni teve um caráter histórico, pois esta será, possivelmente, a última lista tríplice da instituição, uma vez que o governo já encaminhou para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que determina eleições diretas para a Uern.

Os professores Cicília Raquel Maia Leite e Francisco Dantas de Medeiros Neto foram os vencedores no pleito e encabeçam a lista tríplice, respectivamente para os cargos de reitora e vice-reitor da Uern. Cicília Maia obteve 66,37% dos votos válidos e Francisco Dantas 65,13%.

A lista tríplice respeita o resultado da eleição, dessa forma os outros nomes são: Para reitor – Francisco Paulo da Silva, que obteve 20,86% dos votos e Adalberto Veronese da Costa, com 12,77% dos votos válidos; para vice-reitor, completam a lista as professoras Kelânia Freire Martins Mesquita, que obteve 22,13% dos votos válidos e Maria José da Conceição Souza Vidal, com 12,74%.


O resultado foi apresentado pelo presidente da comissão eleitoral, prof. Armando Lúcio. “A eleição on-line é algo que veio para ficar. Evidentemente foi a primeira vez que fizemos nesse formato, com a continuidade ocorrerão melhorias e mais tranquilidade”, comentou Armando, parabenizando o trabalho da comissão.

A reunião do Consuni foi presidida pela reitora em exercício da Uern, profa. Fátima Raquel Rosado Morais. A reitora deu boas-vindas à conselheira Yamara Santos, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e destacou que é a primeira vez que uma estudante de Campus Avançado foi eleita para o DCE. Outro fato destacado pela reitora foi a eleição de um professor de Campus Avançado para vice-reitor da Uern.

Fátima Raquel recordou os fatos que culminaram com a prorrogação da eleição para o dia 10 de maio, inicialmente o pleito estava previsto para 14 de abril. “A questão técnica não maculou a lisura do processo. Tenho certeza que a governadora vai nomear os mais votados. Quero parabenizar a Comissão Eleitoral e apresentar um agradecimento especial à DINF [Diretoria de Informatização], na pessoa de André Pedro, o trabalho que eles tiveram para atender todas as demandas apresentadas pela judicialização foi de grande nobreza e vontade de fazer. Foram inúmeras reuniões buscando esse caminho. Todos queriam que desse certo. Tenho que parabenizar também a Agecom pela condução dos debates, e a Aduern que já realiza, por tradição, seus debates. A meu ver foi uma campanha bonita. Nossa Universidade é feita e composta por nós, precisamos nos unir”, concluiu Fátima Raquel.

A estudante Yamara Santos, que tomou posse como conselheira, ressaltou que a Universidade é um espaço político e apontou os desafios do DCE: “Preciso reafirmar a nossa luta de fazer com que os estudantes saibam da importância de participar desses momentos. Os estudantes precisam se sentir pertencentes a esse espaço”.

A reunião do Consuni foi transmitida pelo YouTube da Uernoficial e pode ser vista AQUI.

*Portal da UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário