terça-feira, 26 de julho de 2022

Três mulheres vão disputar o Governo do RN em 2022

Fátima Bezerra (PT), Clorisa Linhares (PMB) e Rosália Fernandes (PSTU). (Fotomontagem: BCR)

O único estado que possui uma governadora mulher eleita no Brasil terá três nomes à disputa em 2022. As candidaturas femininas contemplam os campos da esquerda, direita e centro.

Fátima Bezerra

A governadora Fátima Bezerra (PT) é candidata à reeleição e teve candidatura homologada no último sábado (23), durante convenção da federação PT/PV/PCdoB. Ela terá como vice o deputado federal Walter Alves, presidente estadual do MDB, que realizou convenção cartorial para oficializar a aliança.

O candidato a senador da coligação, também oficializado, é o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, homologado na convenção do PDT, no sábado. Aliança ainda oficializou os suplentes de Carlos Eduardo que são o atual senador Jean Paul Prates (PT) e Ana Sufia (PCdoB).

Fátima Bezerra nasceu no distrito de Nova Palmeira, na Paraíba, mas construiu carreira vitoriosa no Rio Grande do Norte. Pedagoga, formada pela Universidade Federal (UFRN), ela iniciou luta no Sindicato dos Professores (Sinte-RN), depois se elegeu deputada estadual em dois mandatos (1995-2003), deputado federal por três mandatos (2003-2015), senadora da República eleita em 2014 e, quatro depois, em 2018, foi eleita governadora.

Clorisa Linhares

Antes disso, a primeira a confirmar candidatura foi Clorisa Linhares (PMB). Servidora pública, evangélica, ex-vereadora de Grossos, Clorisa foi candidata à prefeita em seu município em 2020 - ficando na 3ª colocação, com 28,77% ou 2.232 votos válidos - e tem se apresentado como nome do campo bolsonarista à disputa.

Ainda não tem vice definido, mas deverá vir do PSC o nome a ser homologado em convenção na próxima sexta-feira (29).

Rosália Fernandes

Outra candidata a homologar participação nestas eleições é Rosália Fernandes (PSTU), que realizou convenção no sábado (23). Assistente social, foi candidata à prefeita de Natal em 2016 - 1.398 ou 0,39% dos votos válidos - e em 2020 - 880 ou 0,26% dos votos válidos. É a primeira vez que disputa o Governo do Estado. Desde 2000 integra o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, partido mais à esquerda no pleito.

Com chapa totalmente feminina e puro-sangue, a candidata a vice-governadora será a professora Socorro Ribeiro (PSTU).

Além das mulheres, o RN ainda terá as candidaturas de Fábio Dantas (SDD), Daniel Morais (PSOL), Rodrigo vieira (DC). Styvenson Valentim (Podemos) deve ainda confirmar se será, ou não, candidato.

Fonte: Com informações do Blog Carol Ribeiro e do DeFato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário