sábado, 23 de julho de 2022

Lei reconhece Museu de Cultura Popular de Francisco Dantas como patrimônio do RN


A Lei Estadual N 11.217/2022, sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial deste sábado(23/07), reconhece o Museu de Cultura Popular de Francisco Dantas como patrimônio cultural do RN. A lei é de autoria do deputado estadual Francisco do PT.

O Museu de Cultura Popular, do município de Francisco Dantas, foi fundado em 31 de dezembro de 2016 e é mantido pela Associação Fundação Cultural Professor Jairo José Campos da Costa. Já está devidamente cadastrado no Mapa da Cultura e no Cadastro Nacional de Museus, mantidos pelo Governo Federal. 

Seu acervo contém aproximadamente duas mil peças de artistas brasileiros de todo o país, além de fotografias, livros, CDs, bonecas de pano e bordados, composto por 90% de arte popular e 10% de antiguidades.  

A composição das peças é formada por matérias primas variadas como tecido, papel, ferro, madeira, couro, pedra e barro. São obras que abordam temáticas variadas, desde registros do cotidiano, personagens, passando por manifestações religiosas, folclore, costumes, até expressões festivas. Há também artefatos de artistas do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão Alagoas, Sergipe, Bahia, Rondônia, Amapá, Acre, Pará, Roraima, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário