Novo nomes disputam Governo do RN - Fotomontagem: BSV
O prazo final para a realização das convenções que definem candidatas e candidatos que vão disputar as eleições 2022 terminou em 5 de agosto. No Rio Grande do Norte foram oficializadas 9 candidaturas ao governo do estado. Confira abaixo quem são os candidatos.
O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista, em ordem alfabética, dos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte:
Antônio Bento (PRTB)
Antônio Bento, 60 anos, é natural de Pedro Velho, no interior do Rio Grande do Norte, tem formação em ciências contábeis e atua como representante comercial e pastor evangélico. É casado, pai de seis filhos e mora no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal. Ele já se candidatou a cargos políticos, como deputado estadual, em 2006, vice-prefeito de Natal, em 2008, e vice-governador do estado, em 2018, mas não foi eleito. É candidato ao governo do estado pela primeira vez. O candidato a vice-governador é Jurandir Rosa, do mesmo partido.
Clorisa Linhares (PMB)
Pernambucana, Clorisa Linhares tem 50 anos, é formada em contabilidade e direito e atualmente estuda psicologia. Ela é casada e tem dois filhos. Além da atuação como vereadora na cidade de Grossos, por 1 mandato(2017-2020), Clorisa é servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e agente penitenciária. Essa é a primeira vez em que vai disputar o governo do RN. O candidato a vice é Erick Guerra, do Patriota.
A convenção do PMB, que definiu Clorisa como candidata ao governo, aconteceu no dia 20 de julho.
Danniel Morais (PSOL)
Danniel Alexandre Ferreira de Morais, de 40 anos, é natural de Natal, casado e formado em administração. Já atuou como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e nunca ocupou um cargo eletivo. Esta é a primeira vez que Danniel Morais se candidata ao governo do Rio Grande do Norte. Ele já compôs uma candidatura coletiva à Prefeitura de Natal em 2020, e foi candidato a deputado estadual em 2018. O candidato a vice-governador na chapa é Ronaldo Tavares, também do PSOL.
A convenção que oficializou a candidatura de Danniel Morais aconteceu no dia 31 de julho.
Fábio Dantas (Solidariedade)
Nascido em Natal, Fábio Dantas tem 51 anos, é casado, tem dois filhos, e é advogado e empresário. Ele entrou para a vida política como deputado estadual em 2011. Em 2014, foi eleito vice-governador no mandato de Robinson Faria (2015 a 2018). Além dos mandatos eletivos, atuou na vida pública como diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), no governo de Wilma de Faria, e como diretor da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). O candidato a vice é Ivan Júnior (União Brasil), ex-prefeito de Assú.
A convenção que oficializou a candidatura de Fábio Dantas aconteceu no dia 29 de julho.
Fátima Bezerra (PT)
Fátima Bezerra tem 67 anos, é a atual governadora do Rio Grande do Norte e tenta a reeleição ao cargo. Antes de ser governadora, foi deputada estadual por dois mandatos, deputada federal três vezes e senadora. Natural de Nova Palmeira (PB), Fátima foi morar em Natal na adolescência e se formou em pedagogia na UFRN, se tornando professora da rede pública estadual e municipal. Também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN). O candidato a vice-governador, na chapa, é o atual deputado federal Walter Alves (MDB).
A convenção do PT que oficializou a candidatura de Fátima à reeleição aconteceu no dia 23 de julho.
Nazareno Neris (PMN)
O representante comercial Nazareno Neris tem 47 anos e concorre ao cargo de governador do Rio Grande do Norte pela primeira vez. É natural de Campo Grande (RN), é divorciado e pai de três filhas. Ele entrou para a política em 2002 e foi candidato a deputado federal em duas oportunidades, mas não se elegeu.
O candidato a vice-governador é o empresário Fernando Luiz, do mesmo partido.
A convenção do PMN foi realizada no último dia 23 de julho.
Rodrigo Vieira (Democracia Cristã)
Natural de Natal (RN), Rodrigo Vieira tem 42 anos, é empresário do ramo da construção civil e tem dois filhos. Ele iniciou a carreira na política em 2010 e em 2016 se candidatou a prefeito de João Câmara, mas não foi eleito. Ele chegou a ser presidente do PSDB no município de João Câmara e ingressou na DC em 2019. Essa será a primeira vez em que Rodrigo Vieira será candidato ao governo do RN. O candidato a vice-governador da chapa é Carlos Paiva, do mesmo partido.
A convenção do Democracia Cristã que definiu Rodrigo como candidato ao governo aconteceu no dia 27 de julho.
Rosália Fernandes (PSTU)
Natural de Marcelino Vieira, Rosalia Fernandes foi criada em Mossoró e mora em Natal desde 1998. Entrou no serviço público como auxiliar de enfermagem e depois seguiu como assistente social no Hospital Walfredo Gurgel. Ela Iniciou a militância política no movimento estudantil e ingressou no PSTU em janeiro de 2000. Além disso, teve atuação como diretora do Sindicato dos Servidores em Saúde do RN. Essa é a primeira vez em que Rosalia vai disputar o governo do RN. Antes, já foi candidata a deputada estadual e à prefeitura de Natal. A candidata a vice-governadora é a professora Socorro Ribeiro(PSTU)
A convenção do PSTU que oficializou a candidatura de Rosalia ao governo foi realizada no dia 23 de julho.
Styvenson Valentim (Podemos)
Natural de Rio Branco, no Acre, o capitão Styvenson Valentim é divorciado e tem um filho. O oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte se tornou conhecido após comandar as Operações da Lei Seca no estado. Em 2018, se candidatou pela primeira vez a um cargo político e foi eleito Senador pelo RN. Ele assumiu o cargo em 2019 para um mandato de oito anos, até 2026. Essa é a primeira vez que Styvenson se candidata a um cargo de governador. A candidata a vice na chapa é a professora Francisca Henrique, do mesmo partido.
A convenção do Podemos que oficializou a candidatura de Styvenson ao governo foi realizada no dia 5 de agosto.
Com informações do G1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário