terça-feira, 2 de agosto de 2022

Isaura Amélia é eleita para a Academia Norte-rio-grandense de Letras



Com 24 votos favoráveis a professora Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia foi eleita nesta terça-feira (02) para a cadeira nº 32 da Academia Norte-rio-grandense de Letras, concorrendo com a jornalista Josimey Costa, que obteve 15 votos.

A cadeira 32 tem como patrono Francisco Fausto e como fundador Tércio Rosado. Também foi ocupada por João Batista Cascudo Rodrigues e, por último, pelo ex-governador Geraldo Melo, sendo Isaura então, a primeira mulher a ocupá-la.

A nova imortal é licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1971), é mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1984) e doutora em Sociologia da Educação pela Universidad de Salamanca (Espanha).

Foi Diretora-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e diretora da Fundação José Augusto. Atua nas áreas de educação, cultura, sociologia, ciência e tecnologia.

Atualmente tem colaborado com as ações da instituição Amigos da Pinacoteca do Estado, em sendo uma das maiores colecionadoras de artes plásticas do RN e lançou na última semana o livro “Moura Rabello: precursor da arte potiguar”.

“Agradeço a generosidade dos acadêmicos que me fizeram alcançar estagio, grau, nível que não estavam sequer nos meus sonhos mais escondidos. Também tenho convicção que foi o trabalho e o apoio de muitos amigos ao longo do meu caminhar profissional que me credenciou. Muitos chegam comigo à cadeira 32”. Disse a eleita após o fim da apuração de votos.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os Imortais que fizeram justiça elegendo Isaura para assumir uma cadeira nessa nobre Instituição cultural. Ela merece. Viva a Cultura potiguar!

    ResponderExcluir