terça-feira, 19 de outubro de 2021

Edições UERN lança o livro “Trabalho, educação e cultura no Oeste Potiguar: Estudos interdisciplinares”


A Editora Universitária da Uern (Edições Uern) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) lançaram neste mês o e-book “Trabalho, educação e cultura no Oeste Potiguar: Estudos interdisciplinares”.

Publicado a partir de convênio firmado entre as duas instituições, o livro divulga pesquisas produzidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Uern (PPGCISH) que abordam temáticas ligadas ao trabalho, educação e cultura do Oeste Potiguar, a partir de um olhar interdisciplinar.

A publicação foi organizada pelos professores Marco Von Zuben e André Bonsanto, do PPGCISH, e conta com 15 artigos, produzidos por professores e egressos do programa.

“Apresentamos ao leitor um livro que busca compreender a vida cotidiana de sujeitos comuns: indígenas, músicos, estudantes do ensino médio, estudantes quilombolas, criminosos, negros quilombolas, artistas de circo, pessoas que vão às rezadeiras, catadores de materiais recicláveis, agricultores familiares, professores da rede pública, trabalhadores do abastecimento, entre outros. Sujeitos anônimos, estudados em suas práticas cotidianas envoltas em modos de fazer específicos que configuram uma cultura, um discurso, uma luta, uma identidade, uma memória, um processo de tornar-se sujeito; vidas anônimas da região Oeste Potiguar”, destacam os organizadores, na apresentação do livro.

A construção do e-book do livro integra as ações do programa de pós-graduação voltadas à divulgação de suas ações para o público geral, a exemplo do projeto de extensão Sobre Humanas, que apresenta pesquisas realizadas por alunos e egressos através de parceria com a Uern TV.

A publicação completa pode ser acessada neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário