quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Conhecendo a literatura potiguar: Tarcísio Gurgel


Nascido em Mossoró (RN) em 6 de outubro de 1945, o escritor e jornalista TARCÍSIO GURGEL (foto) completa 76 anos de idade. Seu primeiro livro, OS DE MACATUBA, lançado em 1973, é considerado um dos livros mais representativos da ficção produzida no Rio Grande do Norte. 

Sua originalidade como contista está na sua capacidade de captar a oralidade e de mostrar cenas do cotidiano nordestino em um texto fluido, permeado de circunstâncias dramáticas e burlescas.

O escritor, nos anos 1960, mostrou seu primeiro trabalho em livro, o conto “A Morte de Malaquias Lazarino”, na coletânea CONTISTAS NORTE-RIO-GRANDENSES, organizada pelo escritor Nei Leandro de Castro. Nos anos 1970, já morando em Natal (RN), Tarcísio editou o suplemento cultural do jornal Tribuna do Norte e se tornou professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Publicou, em 1978, o seu segundo livro, O ETERNO PARAÍSO. Nos anos 1980, o escritor fez mestrado na PUC do Rio de Janeiro, onde escreveu a dissertação Pai, Filhos, Espírito da Coisa, publicada no ano de 1988. Retornando a Natal, além das aulas na UFRN, dedicou-se ao estudo da literatura do Rio Grande do Norte. Dessas pesquisas resultou no livro INFORMAÇÃO DA LITERATURA POTIGUAR. Um livro referência para quem estuda a literatura norte-rio-grandense.

Parabéns, Tarcísio Gurgel! A EDUFRN agradece sua contribuição para a literatura potiguar!

*EDUFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário