sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Conhecendo a literatura potiguar: Deífilo Gurgel

Nascido em Areia Branca (RN), em 22 de outubro de 1926, DEÍFILO GURGEL veio muito jovem para Natal (RN) e se tornou um renomado pesquisador da cultura popular. Ele é o autor de ESPAÇO E TEMPO DO FOLCLORE POTIGUAR, publicado em 1999, um livro essencial para melhor compreender a cultura do Rio Grande do Norte.

O romanceiro ibérico e o romanceiro do cangaço foram as duas principais vertentes do seu trabalho como pesquisador. Ele também fez pesquisas sobre joão-redondo, danças folclóricas, Auto do Boi Calemba, o poeta-escravo e Fabião das Queimadas. Deífilo foi o responsável pela redescoberta do cantador de coco Chico Antônio, várias décadas após Mário de Andrade, em visita ao Rio Grande do Norte, ter recolhido material sobre o cantador.

Mesmo relutante ao ser chamado de poeta, o primeiro livro de Deífilo Gurgel foi um livro de versos, intitulado CAIS DA AUSÊNCIA, publicado em Natal, em 1961. Dezoito anos depois publicou OS DIAS E AS NOITES, no qual revelou a sua maestria ao escrever sonetos.

O escritor ensinou na UFRN a disciplina Folclore Brasileiro durante muitos anos. Também foi diretor cultural da Fundação José Augusto, quando incentivou a revitalização de grupos folclóricos e proporcionou condições de sobrevivência aos grupos já existentes no Rio Grande do Norte.

Deífilo Gurgel faleceu em Natal, em 6 de fevereiro de 2012.

Fonte: EDUFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário